Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/28751 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
id |
RCAP_7aaaf7d01901d70b6ae58758f7206bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28751 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático?19:372.819372.819:19Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio, intitulado Da Filosofia do Saber à Filosofia do Fazer – como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático?, é parte integrante do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, e tem como propósito ser o registo e a avaliação do estágio profissional realizado na Escola Secundária de Vilela – Paredes, turma A do 11º ano de escolaridade, da área de Ciências e Tecnologias. Aquilo que defendo neste relatório é o ensino da filosofia que permita estabelecer uma correspondência entre os conteúdos abrangidos no programa de filosofia e a vida quotidiana dos alunos, desenvolvendo desta forma o interesse dos alunos pela disciplina, mostrando o impacto que os conteúdos abordados têm na vida dos estudantes. A estrutura do relatório obedece às normas de formatação para teses da Universidade do Minho e está organizado em cinco secções. Na primeira secção é apresentado o problema que lhe dá origem, bem como o plano e o contexto onde decorreu a sua aplicação. A segunda secção é dedicada ao desenvolvimento do tema em concreto, à reflexão e fundamentação da tese que se propõe defender. A aplicação prática procedente das diligências realizadas na secção anterior é tratada na terceira secção, onde são expostas as estratégias utilizadas em contexto de sala de aula para dar provimento àquilo que entendemos melhor servir o ensino da filosofia. Na quarta secção procede-se à avaliação dessa prática, enquanto na quinta e última se tecem as considerações sobre o processo de ensino em geral e dos seus intervenientes, nomeadamente os professores. Contém, ainda, uma introdução, conclusão, bibliografia e um conjunto de anexos com material indispensável para uma melhor compreensão do seu conteúdo.This traineeship report entitled “From Philosophy of Knowledge to Philosophy of Doing – how to teach a theoretical subject with a deep practical sense? is part of the master’s degree in Philosophy teaching in secondary education and its purpose is to be a registration and evaluation of the traineeship that took place in Vilela Secondary School – Paredes in 11th grade class A of Sciences and Technologies. In this report I stand up the Philosophy teaching that allows establishing a connection between Philosophy curriculum contents and students’ daily lives, this way it is possible to develop students’ interest by this subject and to show that the contents of this subject have a direct impact on students’ lives. The structure of this report obeys the Minho’s University formatting rules for master’s thesis and it is organized in five chapters. In the first chapter, it is presented the problem that originates this report, the plan and the context where it was applied. The second chapter is dedicated to the development of the theme itself, to the reflection and groundings of the thesis that I stand up for. The third chapter is about the practical application and the strategies used in the classroom to uphold what I pretend and determine as the most correct to Philosophy teaching. The fourth chapter is about the evaluation of that practice. The fifth and last chapter corresponds to general considerations on teaching process in general and its intervenients, namely teachers. This report also has an introduction, conclusion, bibliography and a set of attachments with indispensable materials for a better understanding of this report.Manso, ArturUniversidade do MinhoCarvalho, Ricardo Filipe Couto20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28751por201406543info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:39.669514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
title |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
spellingShingle |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? Carvalho, Ricardo Filipe Couto 19:372.819 372.819:19 |
title_short |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
title_full |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
title_fullStr |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
title_full_unstemmed |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
title_sort |
Da filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático? |
author |
Carvalho, Ricardo Filipe Couto |
author_facet |
Carvalho, Ricardo Filipe Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, Artur Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ricardo Filipe Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
19:372.819 372.819:19 |
topic |
19:372.819 372.819:19 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/28751 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/28751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132924053815296 |