Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10418 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_7ac24bf377a723f181b3ac9ed536a1af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participaçãoEducação pré-escolarJardim de infânciaParticipaçãoMetodologia de trabalho por projetoPre-school educationKindergartenParticipationProject work methodologyRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório evidencia as intenções e os processos vividos na prática profissional ao longo de um período de quatro meses (outubro a janeiro), bem como a pesquisa, a reflexão crítica e avaliação do processo de intervenção educativa num contexto de jardim de infância, mais concretamente com crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Neste sentido, a partir, dos interesses emergentes das crianças como um fator relevante no planeamento da ação educativa, bem como dos meus interesses por aprofundar a reflexão sobre a pertinência da utilização da Metodologia de Trabalho por Projeto em educação pré-escolar e sobre a própria prática, procurando em permanência refletir e adequar as propostas educativas ao grupo, realizei uma investigação de carácter qualitativo sobre a prática, no sentido de identificar estratégias que promovessem a participação ativa das crianças no contexto de jardim de infância. Com recurso aos dados recolhidos através das observações, questionários e registos reflexivos, analisei e apresento as considerações finais, que indicam que as estratégias que promoveram a participação das crianças relacionaram-se com: atribuir responsabilidades a todas as crianças através da tomada de decisões, incentivar à participação através de feedbacks positivos sobre as suas intervenções e, por fim, considerar as caraterísticas das crianças e, neste sentido, proporcionar igualdade de oportunidade na participação das crianças.ABSTRACT This report highlights the intentions and processes experienced in professional practice over a period of four months (October to January), as well as research, critical reflection and evaluation of the process of educational intervention in a context of kindergarten, more specifically with children between the ages of 3 and 6. In this sense, starting from the emerging interests of children as a relevant factor in the planning of educational action, as well as my interests to deepen the reflection on the pertinence of the use of the Project Work Methodology in pre-school education and about my own practice, always trying to reflect and adapt the educational proposals to the group, I carried out a qualitative research about the practice, in order to identify strategies that promote the active participation of the children in the context of kindergarten. Using the data collected through the observations, questionnaires and reflective records, I analyzed and presented the final considerations, which indicate that the strategies that promoted children's participation were related to: assigning responsibility to all children through decision-making, encouraging to participate through positive feedback on their interventions, and finally to consider the characteristics of children and, in this sense, provide equal opportunity for participation.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, MónicaRCIPLCunha, Ana Catarina Bichão Chaves2019-08-06T09:22:39Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10418TID:202247961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.840903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
title |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
spellingShingle |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves Educação pré-escolar Jardim de infância Participação Metodologia de trabalho por projeto Pre-school education Kindergarten Participation Project work methodology |
title_short |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
title_full |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
title_fullStr |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
title_full_unstemmed |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
title_sort |
Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação |
author |
Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves |
author_facet |
Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Mónica RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Jardim de infância Participação Metodologia de trabalho por projeto Pre-school education Kindergarten Participation Project work methodology |
topic |
Educação pré-escolar Jardim de infância Participação Metodologia de trabalho por projeto Pre-school education Kindergarten Participation Project work methodology |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06T09:22:39Z 2019-05-09 2019-05-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10418 TID:202247961 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10418 |
identifier_str_mv |
TID:202247961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133453299482624 |