Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/67166
Summary: Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português / Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
id RCAP_7adabf49508eb79c3a45b49572344993
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidadeCinema nacionalChinaTaiwanHong KongIdentidadeNacionalidadeIdentityNationality国家电影中国大陆台湾香港身份国籍Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português / Chinês: Tradução, Formação e Comunicação EmpresarialA multiplicidade e diversidade étnica, cultural, linguística, histórica e política dos territórios chineses tornam impossível a tarefa de definir o cinema chinês como coeso e fechado. No caso chinês, as diferenças a nível regional e local, quer motivadas por diferenças étnicas, culturais e linguísticas, quer motivadas por questões históricas e políticas, ou até por uma combinação das duas, aliadas à crescente internacionalização e globalização dos meios de produção, distribuição e exibição da indústria cinematográfica, desafiam a verosimilhança do modelo nacional e motivam uma abordagem transnacional. O caso do cinema chinês é especialmente pertinente para este debate por ser possível distinguir três cinemas nacionais distintos. O presente trabalho centra-se no estudo dos vários cinemas chineses, nomeadamente, o cinema da China continental, o cinema de Taiwan e o cinema de Hong Kong, através da análise da obra de Zhang Yimou, Hou Hsiao-hsien e Wong Kar-wai. Partindo dos conceitos de nação e estado, indispensáveis às noções de identidade e nacionalidade, bem como das abordagens teóricas do cinema nacional e do cinema transnacional, pretende-se examinar as especificidades dos vários cinemas chineses que os distinguem entre si, invocando uma história, uma identidade e uma nacionalidade distintas.The ethnic, cultural, linguistic, historic, and political multiplicity and diversity of the Chinese territories make the task of defining Chinese cinema as cohesive and closed impossible. In the case of Chinese cinema, the local and regional differences, whether ethnical, cultural and linguistic, whether historic and political or even a combination of the two, together with the internationalization and globalization of production, distribution and exhibition practices and methods, challenge the verisimilitude and the pertinence of the national model while demanding a broader approach – a transnational approach. Since it can be subcategorized in three distinct national cinemas, namely, the cinema of mainland China, the cinema of Taiwan, and the cinema of Hong Kong, Chinese cinema is particularly relevant for this debate. The present study focuses on the various Chinese cinemas, through the analysis of the works of Zhang Yimou, Hou Hsiao-hsien, and Wong Kar-wai. From the concepts of nation and state, indispensable for understanding the notions of identity and nationality, and the theoretical approaches of national cinema and transnational cinema, the present study aims at examining the specificities of the various Chinese cinemas that make them distinguishable, and how each one invokes a distinct history, identity and nationality.中国的领土、民族、文化艺术、语言、历史和政治的多样性与差异性使中国电影的一致性与封闭性成为不可能。中国电影本土和地区的差异,无论从以上的角度,还是从电影的制作、传播和展示方法的国际化和全球化角度,正越来越多地质疑国家电影的典型性,针对性和相关性。 现今的电影评论需要一个更广泛的典型 —— 一个跨域化的典型。正因为中国电影分为三个不同的类别,即中国大陆电影、台湾电影和香港电影,所以中国电影对跨域化电影类型的分析有着特别的意义。 本篇论文选择了张艺谋、侯孝贤和王家卫的影片为典型案例,对这三类电影加以分析。从民族电影和国别电影的概念为依据、以文化身份、地域概念以及国际化电影的理论框架为参照,本论文试图分析中国不同类型电影的特殊性,以及每部电影如展现各自不同的历史、身份和民族特征。Lam, SunCunha, PauloUniversidade do MinhoSantos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67166por202519600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:59.749280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
title Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
spellingShingle Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
Santos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira
Cinema nacional
China
Taiwan
Hong Kong
Identidade
Nacionalidade
Identity
Nationality
国家电影
中国大陆
台湾
香港
身份
国籍
Humanidades::Outras Humanidades
title_short Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
title_full Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
title_fullStr Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
title_full_unstemmed Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
title_sort Cinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
author Santos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira
author_facet Santos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lam, Sun
Cunha, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema nacional
China
Taiwan
Hong Kong
Identidade
Nacionalidade
Identity
Nationality
国家电影
中国大陆
台湾
香港
身份
国籍
Humanidades::Outras Humanidades
topic Cinema nacional
China
Taiwan
Hong Kong
Identidade
Nacionalidade
Identity
Nationality
国家电影
中国大陆
台湾
香港
身份
国籍
Humanidades::Outras Humanidades
description Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português / Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67166
url http://hdl.handle.net/1822/67166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202519600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133109974728704