Sobre Um Célebre Espectro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fernando Dores
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/148887
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spelling Sobre Um Célebre EspectroUtopiaComunismoCapitalismoSocializaçãoEconomia de guerraCommunismCapitalismSocializationWar economyUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020O espectro com que se abria o Manifesto de 1848 foi espantosamente identificado como sendo o anúncio do modelo de sociedade pós-capitalista que os autores defendiam quando, pelo contrário, era aquele que, pairando sobre a Europa, Marx e Engels queriam rejeitar: o comunismo-brutal, já por eles criticado desde 1844 e assente na inveja. O outro comunismo, aquele que propunham, teria o seu fundamento não apenas numa revolta dos novos proletários, mas na confluência desta revolta com a enorme capacidade produtiva instalada pelo capitalismo como modo de produção e seria essa conjugação que permitiria que se verificasse a generalizada fuga à condição social precária através da socialização dos ganhos produtivos. As experiências comunistas do século XX não seguiram este segundo caminho, foram antes experiências de economias de guerra permanente com formas de industrialização brutal, que após 1945, ganhariam algum prestígio nas elites nacionalistas dos países descolonizados. A sua imagem negativa, que constitui hoje o esteio da invocação de uma alegadamente intransponível natureza humana, tornou-se um impedimento à ponderação das propostas de socialização no século XXI. The specter mentioned in the first sentence of the 1848 Manifesto was astonishingly identified as the announcement of the model of post-capitalist society that the authors defended. On the contrary, this was the one that, hovering over Europe, Marx and Engels wanted to reject: rough communism, already criticized by Marx since 1844 and based on envy. The other communism, the one they proposed, would have its foundation not only in the revolt of the new proletarians, but in the confluence of this revolt with the enormous productive capacity installed by capitalism as a mode of production, and it would be this combination that would allow for the widespread flight from the precarious social condition through the socialization of productivity gains. The communist experiences during the 20th century did not follow this second path, they were instead experiences of permanent war economies with forms of brutal industrialization, which after 1945 would gain some prestige among the nationalist elites of decolonized countries. Its negative image, which today constitutes the mainstay of the invocation of an allegedly insurmountable human nature, has become an impediment to the consideration of socialization projects in the 21st centuryInstituto de História Contemporânea (IHC)RUNCosta, Fernando Dores2023-02-08T22:22:44Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article30application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148887por2183-0266PURE: 52627650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:30:37Zoai:run.unl.pt:10362/148887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:31.857909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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