Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30660 |
Resumo: | O aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores. |
id |
RCAP_7ae986f02d2586599bb0f9ceb89005a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupõesTelevisão interativaSegundo ecrãCupõesNotificaçõesUsabilidadeExperiência de utilizadorConteúdo televisivoO aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores.Technology emergence, in particular apps for mobile devices have facilitated, in various aspects, people’s everyday life. This being so, several market sectors insist on following this evolution and guarantee that their clientes access all the products, informations and benefits at a click’s distance. This dissertation focuses on essential funcionalities and characteristics for a mobile app that provides discounts for any user over 18 years old. The investigator, along with team Smartly and alticeLabs conceptualized and developed a mobile app for that purpose. Completed the app’s prototype and, with the purpose of prioritizing the consumer’s real needs, usability and user experience tests were made with twenty three individuals. Firstly, a survey was made for the television’s , mobile devices’ and discount coupons’ consumer habits. Thereafter, and after interacting with the app, a survey was made to evaluate it, followed by an interview to obtain more detailed information. This phase allowed to evaluate the applicability of discount coupon’s apps relevance, as well as understand if the developed product follows the user’s expectations. In conclusion, this project’s goal was to comprehend the importance of visual, functional and interaction elements that should be a part of a mobile app that provides discounts in order to highlight it’s use experience by the users.2021-02-22T10:51:40Z2020-06-19T00:00:00Z2020-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30660porCunha, Ana Filipa Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:13Zoai:ria.ua.pt:10773/30660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:41.892945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
title |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
spellingShingle |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões Cunha, Ana Filipa Maia Televisão interativa Segundo ecrã Cupões Notificações Usabilidade Experiência de utilizador Conteúdo televisivo |
title_short |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
title_full |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
title_fullStr |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
title_full_unstemmed |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
title_sort |
Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões |
author |
Cunha, Ana Filipa Maia |
author_facet |
Cunha, Ana Filipa Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ana Filipa Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão interativa Segundo ecrã Cupões Notificações Usabilidade Experiência de utilizador Conteúdo televisivo |
topic |
Televisão interativa Segundo ecrã Cupões Notificações Usabilidade Experiência de utilizador Conteúdo televisivo |
description |
O aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19T00:00:00Z 2020-06-19 2021-02-22T10:51:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30660 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137682432983040 |