Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Filipa Maia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30660
Resumo: O aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores.
id RCAP_7ae986f02d2586599bb0f9ceb89005a4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupõesTelevisão interativaSegundo ecrãCupõesNotificaçõesUsabilidadeExperiência de utilizadorConteúdo televisivoO aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores.Technology emergence, in particular apps for mobile devices have facilitated, in various aspects, people’s everyday life. This being so, several market sectors insist on following this evolution and guarantee that their clientes access all the products, informations and benefits at a click’s distance. This dissertation focuses on essential funcionalities and characteristics for a mobile app that provides discounts for any user over 18 years old. The investigator, along with team Smartly and alticeLabs conceptualized and developed a mobile app for that purpose. Completed the app’s prototype and, with the purpose of prioritizing the consumer’s real needs, usability and user experience tests were made with twenty three individuals. Firstly, a survey was made for the television’s , mobile devices’ and discount coupons’ consumer habits. Thereafter, and after interacting with the app, a survey was made to evaluate it, followed by an interview to obtain more detailed information. This phase allowed to evaluate the applicability of discount coupon’s apps relevance, as well as understand if the developed product follows the user’s expectations. In conclusion, this project’s goal was to comprehend the importance of visual, functional and interaction elements that should be a part of a mobile app that provides discounts in order to highlight it’s use experience by the users.2021-02-22T10:51:40Z2020-06-19T00:00:00Z2020-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30660porCunha, Ana Filipa Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:13Zoai:ria.ua.pt:10773/30660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:41.892945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
title Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
spellingShingle Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
Cunha, Ana Filipa Maia
Televisão interativa
Segundo ecrã
Cupões
Notificações
Usabilidade
Experiência de utilizador
Conteúdo televisivo
title_short Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
title_full Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
title_fullStr Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
title_full_unstemmed Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
title_sort Televisão interativa (ITV) e dispositivos second-screen: características de uma aplicação de disponibilização de cupões
author Cunha, Ana Filipa Maia
author_facet Cunha, Ana Filipa Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Filipa Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão interativa
Segundo ecrã
Cupões
Notificações
Usabilidade
Experiência de utilizador
Conteúdo televisivo
topic Televisão interativa
Segundo ecrã
Cupões
Notificações
Usabilidade
Experiência de utilizador
Conteúdo televisivo
description O aparecimento das tecnologias, nomeadamente aplicações para dispositivos móveis tem facilitado, em diversos aspetos, o quotidiano das pessoas. Face a isto, diversos setores do mercado fazem questão de acompanhar esta evolução e garantir que os seus clientes acedam a produtos, informações e suas vantagens à distância de um clique. Esta dissertação incide nas funcionalidades e características essenciais para uma aplicação móvel de disponibilização de descontos direcionada para qualquer indivíduo com mais de dezoito anos. A investigadora em conjunto com a equipa Smartly e a alticeLabs conceptualizaram e desenvolveram uma aplicação móvel com esse objetivo. Concluído o protótipo da aplicação e, com o propósito de priorizar as necessidades reais dos consumidores, foram realizados testes de usabilidade e experiência de utilizador com vinte e três indivíduos. Primeiramente, foi feito um inquérito de hábitos de consumo de televisão, dispositivos móveis e cupões de desconto. De seguida, e após a interação com a aplicação, foi realizado um inquérito de avaliação da mesma e, para terminar, uma entrevista para obter informações mais detalhadas. Esta fase, permitiu avaliar a pertinência da utilização de aplicações de cupões de desconto assim como, perceber se o produto desenvolvido obedece às expetativas dos utilizadores. Em suma, o objetivo deste projeto foi compreender a importância dos elementos visuais, funcionais e de interação que devem fazer parte de uma aplicação móvel de disponibilização de descontos, de modo a destacar a sua experiência de utilização por parte dos seus utilizadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19T00:00:00Z
2020-06-19
2021-02-22T10:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30660
url http://hdl.handle.net/10773/30660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137682432983040