Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57025 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_7aec08a43f2d25c6d81ed2da2153bc02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliaçãoAdministração escolarAprendizagem organizacionalAuto-avaliaçãoMonitorizaçãoEnsino à distânciaTecnologias digitaisDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente estudo aborda o processo de autoavaliação pelo prisma dos mecanismos de coordenação da ação, fazendo uma leitura cruzada destes com a autoavaliação e o desenvolvimento de aprendizagem organizacional. Com uma abordagem dupla e complementar, apresentam-se dois focos de análise: por um lado, com a lente dos mecanismos de coordenação da ação aborda-se o processo de autoavaliação e monitorização; por outro incide-se nas perceções sobre as repercussões do processo de autoavaliação e monitorização implementado, tendo em vista a aprendizagem organizacional, baseando-se nos mecanismos de coordenação da ação. Com o propósito de percecionar, num agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa, em que medida os mecanismos de coordenação da ação foram determinantes e induziram a aprendizagem organizacional, no quadro dos processos de autoavaliação, considerou-se, como quadro temporal, o contexto pandémico, uma vez que este foi um período que impôs uma atuação reativa à emergência e tomada de decisão rápida pelas escolas. O quadro conceptual tem como pilares os conceitos de autoavaliação e monitorização, mecanismos de coordenação da ação e aprendizagem organizacional. Seguiu-se a metodologia qualitativa, tratando-se de um estudo naturalista inscrito no paradigma interpretativo. Como técnicas de recolha de dados, para além do inquérito por entrevista semiestruturada a dois intervenientes-chave, a diretora do agrupamento de escolas e a coordenadora da equipa de autoavaliação, recorreu-se à pesquisa arquivística. Tratando-se de uma investigação qualitativa, a técnica de tratamento de dados incidiu na análise de conteúdo, realizada através de indução analítica, num método comparativo constante. Concluiu-se que, no quadro da autoavaliação, os mecanismos de coordenação constituíram-se como determinantes e indutores de aprendizagem organizacional. Não se verificaram evidências de que tenham ocorrido os três níveis aprendizagem organizacional. Identificou-se a oportunidade de aprendizagem, do já implementado no período em estudo, para a construção de respostas futuras, às necessidades identificadas pelo agrupamento de escolas, que conciliem as duas vertentes: comunicação e articulação em proximidade física e comunicação e articulação no digital, enquanto complementares, suportando-se nos mecanismos de coordenação da ação.This study approaches the self-assessment process through the prism of coordination mechanisms, making a cross reading of these mechanisms with self-assessment and the development of organizational learning. With a dual and complementary approach, two focuses of analysis are presented: on the one hand, the process of self-assessment and monitoring is addressed through the coordination mechanisms; on the other hand, the focus is on the perceptions about the repercussions of the self-assessment and monitoring process implemented with a view to organizational learning, based on the coordination mechanisms. To have a perception, to what extent in a school cluster of the Lisbon Metropolitan Area, the coordination mechanisms were determinant and induced organizational learning in the context of the self-assessment processes, the pandemic context was considered as a time frame, since this was a period that imposed a reactive action to the emergency and quick decision-making by schools. The theoretical framework is based on the concepts of self-evaluation and monitoring, coordination mechanisms and organizational learning. A qualitative approach was used. The study is naturalistic, within an interpretive paradigm. To collect data, semi-structured interviews were made with two keyplayers, the principal of the school cluster and the coordinator of the self-evaluation team, we also chose to collect data using archival research. As a qualitative research, data treatment was content analysis, conducted through analytical induction, in a constant comparative method. We concluded that in the context of self-evaluation, the coordination mechanisms were key factors and inducers of organizational learning. No evidence was found that would allow us to perceive that, in the school, the three levels of organizational learning had occurred in this context. We identified the opportunity to learn from what was already implemented during the period under study, to build future responses to the needs identified by the school, which merge the two aspects: communication and articulation in physical proximity, communication, and articulation in digital proximity, as complementary, based on the mechanisms for action coordination.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaBelo, Elsa Paula da Encarnação2023-04-05T11:06:52Z20222022-09-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57025TID:203287843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:29.895704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
title |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
spellingShingle |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação Belo, Elsa Paula da Encarnação Administração escolar Aprendizagem organizacional Auto-avaliação Monitorização Ensino à distância Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
title_full |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
title_fullStr |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
title_full_unstemmed |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
title_sort |
Mecanismos de coordenação e aprendizagem organizacional no processo de autoavaliação |
author |
Belo, Elsa Paula da Encarnação |
author_facet |
Belo, Elsa Paula da Encarnação |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo, Elsa Paula da Encarnação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração escolar Aprendizagem organizacional Auto-avaliação Monitorização Ensino à distância Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Administração escolar Aprendizagem organizacional Auto-avaliação Monitorização Ensino à distância Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-16 2022-01-01T00:00:00Z 2023-04-05T11:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57025 TID:203287843 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57025 |
identifier_str_mv |
TID:203287843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134628383031296 |