Aprendizagem de técnicas médicas: comparação da retenção do ensino tutorizado com o ensino através de recurso vídeo/multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávio Elísio Vasconcelos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8112
Resumo: Introdução: Atualmente, o ensino de técnicas médicas tem como procedimento gold-standard o ensino tutorizado em grupo e nunca com um vídeo como veículo principal de informação. Este projeto pretende comparar a retenção da aprendizagem do método tradicional com um método usando um vídeo instrutor em duas técnicas diferentes: a artrocentese e a punção arterial radial. Métodos: Foram selecionados para o estudo alunos do primeiro ano do mestrado integrado em Medicina que nunca tenham tido contacto prévio com a aprendizagem de técnicas médicas. Foram distribuídos em grupos pelos dois métodos de ensino testados e ambos tiveram o mesmo tempo de prática em simulação. Posteriormente, os alunos foram submetidos a avaliações a curto e médio prazo pelo mesmo avaliador que desconhecia a proveniência destes. A vídeo de ensino da punção articular do joelho foi produzido pelo New England Journal of Medicine ao passo que para a punção arterial radial foi construído um vídeo de raiz na língua nativa. No final do projeto, cada aluno deu a sua opinião relativamente às técnicas estudadas em formato de questionário. Resultados: Na punção articular do joelho os alunos que aprenderam com vídeo obtiveram melhores resultados na componente teórica e piores na componente prática. Na punção arterial radial os resultados foram estatisticamente semelhantes entre ambos os métodos. No questionário de opinião, a maioria dos alunos expressou vontade de ter um tutor presente na aprendizagem de técnicas médicas embora gostassem de ter mais vídeos como meio complementar de estudo. Conclusão: Comparando com o método tradicional, a aprendizagem com vídeo poderá ter melhores resultados a nível da assimilação de conceitos teóricos porque os conceitos tendem a ser mais apreendidos num ambiente apelativo de multimédia tal como referido na teoria de Mayer. Contudo, os alunos preferem um acompanhamento por tutor, o que deve ter-se em conta numa aprendizagem centrada no aluno. É também importante a construção de vídeos adequados a cada técnica. Como fraquezas, o método de aprendizagem com vídeo não pode ser aplicado a procedimentos mais complexos tal como não consegue dar feedback enquanto os alunos praticam, o que pode levar a alguns erros no processo.
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Posteriormente, os alunos foram submetidos a avaliações a curto e médio prazo pelo mesmo avaliador que desconhecia a proveniência destes. A vídeo de ensino da punção articular do joelho foi produzido pelo New England Journal of Medicine ao passo que para a punção arterial radial foi construído um vídeo de raiz na língua nativa. No final do projeto, cada aluno deu a sua opinião relativamente às técnicas estudadas em formato de questionário. Resultados: Na punção articular do joelho os alunos que aprenderam com vídeo obtiveram melhores resultados na componente teórica e piores na componente prática. Na punção arterial radial os resultados foram estatisticamente semelhantes entre ambos os métodos. No questionário de opinião, a maioria dos alunos expressou vontade de ter um tutor presente na aprendizagem de técnicas médicas embora gostassem de ter mais vídeos como meio complementar de estudo. Conclusão: Comparando com o método tradicional, a aprendizagem com vídeo poderá ter melhores resultados a nível da assimilação de conceitos teóricos porque os conceitos tendem a ser mais apreendidos num ambiente apelativo de multimédia tal como referido na teoria de Mayer. Contudo, os alunos preferem um acompanhamento por tutor, o que deve ter-se em conta numa aprendizagem centrada no aluno. É também importante a construção de vídeos adequados a cada técnica. Como fraquezas, o método de aprendizagem com vídeo não pode ser aplicado a procedimentos mais complexos tal como não consegue dar feedback enquanto os alunos praticam, o que pode levar a alguns erros no processo.Introduction: Currently, medical students learn technical procedures based on the traditional model of a tutor exemplifying and explaining to a group. Videos, when used, are so in addition and not as the main learning model. This project intended to compare the retention by learning though traditional method with learning by video on two different techniques: arthrocentesis and arterial blood puncture. Methods: There were selected first degree medical students that never had training on any medical procedure. Students were randomly distributed in groups by the two learning methods (teacher based and video based) and both had the same time to train and practice on a part-trainer simulator. All students were then submitted to a short and medium term evaluation. The rater did not know the learning method assigned to each student. Arthrocentesis learning video was produced by the NEJM and arterial blood puncture video was purposely constructed in native language. The project ended with a questionnaire taking into account student’s opinions. Results: In arthrocentesis learning, video learning students achieved better results on theoretic evaluation and worse in the practical component. In arterial blood puncture all results were similar between the two learning methods. Analysing the questionnaire, the students have expressed will to learn with tutor and preferred to have videos as a study complement. Conclusion: Comparing to teacher learning method, video learning demonstrated higher outcomes in theoretical learning because concepts tend to be better assimilated on an appealing multimedia environment as Mayer’s theory refers. However students prefer tutored learning and it must have been taken into account on self-centred learning. It’s also important to have purposely constructed videos. As weaknesses, this method cannot be applied to more complex procedures that require prior knowledge and cannot give feedback on students’ actions during self-learning which may cause some errors in the practical procedures.Patrão, Luis Manuel Ribau da CostaTjeng, RicardoSá, Juliana Marília Pereira deuBibliorumSilva, Flávio Elísio Vasconcelos2019-12-23T17:06:49Z2017-5-42017-07-052017-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8112TID:202347109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:31.429615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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