Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26421 |
Resumo: | O presente estudo inseriu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, da Universidade de Évora, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. A investigação sustenta-se na ação educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se na temática da Hora do Conto em contexto formal. Assim, pretende-se compreender se a Hora do Conto contribui para estimular, nas crianças, uma maior procura e um maior contacto com o livro e com a leitura. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, para a qual realizei uma recolha de dados recorrendo a algumas técnicas e instrumentos, de forma a conseguir responder às questões delineadas e alcançar os objetivos definidos. A fundamentação teórica foi elaborada com recurso ao conhecimento e experiência de diversos autores que exploraram as questões da Hora do Conto, dos seus rituais, dos aspetos positivos associados ao “ler” ou ao “ouvir ler”, e da importância do livro, entre outras. Os resultados que emergiram deste estudo parecem indicar que é possível realizar a Hora do Conto tendo como intenção: a partilha de afetos e o prazer na escuta e na leitura de histórias; Report on Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education - Story time... At the time animals spoke... Abstract: The present study is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is in master’s degree plan in Preschool Education and 1st Cycle Teaching at the University of Évora. The research is based on the educational action developed in the context of preschool education and elementary school, focusing on the theme “Story Time” in formal context. We intend to realize if Story Time contributes to stimulate more demand and more contact with books and reading. This study was based on the action-research methodology, for which I performed data collection using some techniques and instruments, in order to be able to answer the questions outlined and achieve the defined objectives. The theoretical foundation will be expressed using the knowledge and experience of several authors who explored the subject “Story Time”, their rituals, the positive aspects of reading or listening, and the importance of books, among others. The results that emerged from this study seem to indicate that it is possible to perform Story Time with the intention of sharing of affections and pleasure in listening and reading stories. |
id |
RCAP_7b0e58adcd277ee3ac3bbdd6d5f62a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26421 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavamLiteratura InfantilCriançasHora do ContoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoChildren’s literatureStory TimePreschool education1st Cycle of Basic EducationO presente estudo inseriu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, da Universidade de Évora, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. A investigação sustenta-se na ação educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se na temática da Hora do Conto em contexto formal. Assim, pretende-se compreender se a Hora do Conto contribui para estimular, nas crianças, uma maior procura e um maior contacto com o livro e com a leitura. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, para a qual realizei uma recolha de dados recorrendo a algumas técnicas e instrumentos, de forma a conseguir responder às questões delineadas e alcançar os objetivos definidos. A fundamentação teórica foi elaborada com recurso ao conhecimento e experiência de diversos autores que exploraram as questões da Hora do Conto, dos seus rituais, dos aspetos positivos associados ao “ler” ou ao “ouvir ler”, e da importância do livro, entre outras. Os resultados que emergiram deste estudo parecem indicar que é possível realizar a Hora do Conto tendo como intenção: a partilha de afetos e o prazer na escuta e na leitura de histórias; Report on Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education - Story time... At the time animals spoke... Abstract: The present study is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is in master’s degree plan in Preschool Education and 1st Cycle Teaching at the University of Évora. The research is based on the educational action developed in the context of preschool education and elementary school, focusing on the theme “Story Time” in formal context. We intend to realize if Story Time contributes to stimulate more demand and more contact with books and reading. This study was based on the action-research methodology, for which I performed data collection using some techniques and instruments, in order to be able to answer the questions outlined and achieve the defined objectives. The theoretical foundation will be expressed using the knowledge and experience of several authors who explored the subject “Story Time”, their rituals, the positive aspects of reading or listening, and the importance of books, among others. The results that emerged from this study seem to indicate that it is possible to perform Story Time with the intention of sharing of affections and pleasure in listening and reading stories.Universidade de Évora2020-01-14T11:20:32Z2020-01-142019-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26421http://hdl.handle.net/10174/26421TID:202358828porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodpsimoes95@gmail.com229Linharelhos, Diana Patrícia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:44.487979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam Linharelhos, Diana Patrícia Simões Literatura Infantil Crianças Hora do Conto Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Children’s literature Story Time Preschool education 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam |
author |
Linharelhos, Diana Patrícia Simões |
author_facet |
Linharelhos, Diana Patrícia Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linharelhos, Diana Patrícia Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil Crianças Hora do Conto Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Children’s literature Story Time Preschool education 1st Cycle of Basic Education |
topic |
Literatura Infantil Crianças Hora do Conto Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Children’s literature Story Time Preschool education 1st Cycle of Basic Education |
description |
O presente estudo inseriu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, da Universidade de Évora, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. A investigação sustenta-se na ação educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se na temática da Hora do Conto em contexto formal. Assim, pretende-se compreender se a Hora do Conto contribui para estimular, nas crianças, uma maior procura e um maior contacto com o livro e com a leitura. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, para a qual realizei uma recolha de dados recorrendo a algumas técnicas e instrumentos, de forma a conseguir responder às questões delineadas e alcançar os objetivos definidos. A fundamentação teórica foi elaborada com recurso ao conhecimento e experiência de diversos autores que exploraram as questões da Hora do Conto, dos seus rituais, dos aspetos positivos associados ao “ler” ou ao “ouvir ler”, e da importância do livro, entre outras. Os resultados que emergiram deste estudo parecem indicar que é possível realizar a Hora do Conto tendo como intenção: a partilha de afetos e o prazer na escuta e na leitura de histórias; Report on Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education - Story time... At the time animals spoke... Abstract: The present study is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is in master’s degree plan in Preschool Education and 1st Cycle Teaching at the University of Évora. The research is based on the educational action developed in the context of preschool education and elementary school, focusing on the theme “Story Time” in formal context. We intend to realize if Story Time contributes to stimulate more demand and more contact with books and reading. This study was based on the action-research methodology, for which I performed data collection using some techniques and instruments, in order to be able to answer the questions outlined and achieve the defined objectives. The theoretical foundation will be expressed using the knowledge and experience of several authors who explored the subject “Story Time”, their rituals, the positive aspects of reading or listening, and the importance of books, among others. The results that emerged from this study seem to indicate that it is possible to perform Story Time with the intention of sharing of affections and pleasure in listening and reading stories. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21T00:00:00Z 2020-01-14T11:20:32Z 2020-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26421 http://hdl.handle.net/10174/26421 TID:202358828 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26421 |
identifier_str_mv |
TID:202358828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação dpsimoes95@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136649673703424 |