(In)disciplina na escola : perspectivas da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ednalda Alves Moreira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12802
Resumo: Desde fins dos anos 1990, que o problema da indisciplina tem sido tema de estudos a apontar para a conflitualidade típica das práticas escolares. Esta problemática não se resolve num pensamento lógico causal ou em uma leitura a condenar atos transgressivos (ora dos pais, dos alunos, das professoras, dos gestores) ou a ditar para os atores escolares modos e práticas mais produtivos de controle de um alunado cada vez mais arredio. Assim, o presente estudo objetiva analisar as percepções sobre a (in)disciplina por parte das docentes do Ensino Fundamental I, de uma escola em Porto Seguro tendo por base o seu posicionamento diante das ações dos estudantes, em contexto de sala aula. Desenvolve-se neste estudo uma abordagem qualitativa, de cariz descritivo, com vistas à interpretação dos sentidos presentes no corpus de pesquisa coletado. Constituem o corpus de análise, entrevistas com três docentes das turmas do 3º ao 5º ano e com a equipe gestora. O enunciado pelos entrevistados, demonstrou ser constante um questionamento acerca da falta da presença da família na escola; a falta de profissionais como psicólogos e assistente social; a pouca presença de formação docente em serviço com vistas a contornar os desafios causados pela (in)disciplina.
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