Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959 |
Resumo: | A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade. |
id |
UFCG_3324a0cb43aa179989bebbdd28a916f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12959 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.A study of (in) discipline at school: and the implications of a control structure.Indisciplina escolarSchool indisciplineEducação.A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade.Indiscipline at school is getting worse every day, hampering the development of education and the work of educators, this fact is today one of the most controversial issues in education, where the rules established by the school are contradicted. The study carried out was intended to analyze the difficulties that educators have encountered regarding indiscipline in the classroom and to investigate what pedagogical didactic preparations: they receive to deal with this problem that directly affects schools. In the construction of this work carrying out surveys: from several bibliographic references to which we take as a subsidy the disciplinary concept of Michel Foucault (1979-1987), that the discipline is a means that manage to improve the subject within the rules. The educational system in turn launches a homogeneous model of society, and the school as an instrument of the state seeks to serve it, disciplining the subject according to the rules adopted by the system, leading to insecurity as to what is the correct path and the lack of creativity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.20052020-06-17T21:46:41Z2020-06-172020-06-17T21:46:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T17:15:22Zoai:localhost:riufcg/12959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T17:15:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. A study of (in) discipline at school: and the implications of a control structure. |
title |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. |
spellingShingle |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Indisciplina escolar School indiscipline Educação. |
title_short |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. |
title_full |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. |
title_fullStr |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. |
title_full_unstemmed |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. |
title_sort |
Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. |
author |
SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. |
author_facet |
SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. TORRES, A. L. M. M. http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina escolar School indiscipline Educação. |
topic |
Indisciplina escolar School indiscipline Educação. |
description |
A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2020-06-17T21:46:41Z 2020-06-17 2020-06-17T21:46:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959 SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744444477407232 |