Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959
Resumo: A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade.
id UFCG_3324a0cb43aa179989bebbdd28a916f3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12959
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.A study of (in) discipline at school: and the implications of a control structure.Indisciplina escolarSchool indisciplineEducação.A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade.Indiscipline at school is getting worse every day, hampering the development of education and the work of educators, this fact is today one of the most controversial issues in education, where the rules established by the school are contradicted. The study carried out was intended to analyze the difficulties that educators have encountered regarding indiscipline in the classroom and to investigate what pedagogical didactic preparations: they receive to deal with this problem that directly affects schools. In the construction of this work carrying out surveys: from several bibliographic references to which we take as a subsidy the disciplinary concept of Michel Foucault (1979-1987), that the discipline is a means that manage to improve the subject within the rules. The educational system in turn launches a homogeneous model of society, and the school as an instrument of the state seeks to serve it, disciplining the subject according to the rules adopted by the system, leading to insecurity as to what is the correct path and the lack of creativity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.20052020-06-17T21:46:41Z2020-06-172020-06-17T21:46:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T17:15:22Zoai:localhost:riufcg/12959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T17:15:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
A study of (in) discipline at school: and the implications of a control structure.
title Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
spellingShingle Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
Indisciplina escolar
School indiscipline
Educação.
title_short Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
title_full Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
title_fullStr Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
title_full_unstemmed Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
title_sort Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
author SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
author_facet SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
TORRES, A. L. M. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
School indiscipline
Educação.
topic Indisciplina escolar
School indiscipline
Educação.
description A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-17T21:46:41Z
2020-06-17
2020-06-17T21:46:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959
SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959
identifier_str_mv SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444477407232