Intraempreendedorismo, reputação e empenhamento afectivo: Que relações?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kojuharova, Vanessa Valerieva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4069
Resumo: O objectivo principal do presente estudo consiste em perceber de que forma se relacionam o intraempreendedorismo, a reputação e o empenhamento afectivo (EA). Foram recolhidas duas amostras (88 colaboradores e 93 clientes) numa empresa multinacional da área da restauração. A reputação pode ser definida, de forma lata, como um conjunto de crenças sobre a capacidade da empresa conseguir satisfazer os interesses dos vários grupos que se relacionam com ela (Gabbioneta, Ravasi & Mazzola, 2007). O intraempreendedorismo pode ser definido, por sua vez, como o empreendedorismo em organizações existentes (Antoncic & Hisrich, 2003). As relações entre intraempreendedorismo e reputação (e.g. Lumpkin & Dess, 1996), intraempreendedorismo e EA (e.g. Holt, Rutherford & Clohessy, 2007) e reputação e EA (e.g. Wiedmann & Buxel, 2005) têm sido sugeridas na literatura. Com o objectivo de testar as principais hipóteses foram utilizadas Correlações e a Regressão Linear. Verificou-se que o intraempreendedorismo tem um impacto positivo na reputação e no EA. Os resultados indicam ainda que a reputação tem um impacto positivo no EA e que possui um efeito mediador na relação entre intraempreendedorismo e EA. Adicionalmente, verificou-se que a reputação tem um impacto positivo na fidelidade de clientes. Os resultados sugerem, também, que não existem diferenças na percepção da reputação de acordo com a idade e o género, mas que existem differenças entre as percepções de grupos de interesse internos e externos à organização. São tecidas considerações relevantes para as temáticas em estudo e as implicações dos resultados são discutidas.
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