Preocupações de carreira e saliência das actividades na transição para a reforma : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Sandra Isabel Dias, 1977-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40292
Resumo: Tese de mestrado em Psicologia (Área de especialização em Psicologia dos Recursos Humanos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
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spelling Preocupações de carreira e saliência das actividades na transição para a reforma : um estudo exploratórioTeses de mestrado - 2007Gestão de recursos humanosPreocupações de carreiraReformaTransiçãoDomínio/Área científica:: Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado em Psicologia (Área de especialização em Psicologia dos Recursos Humanos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007Num mundo de trabalho em mudança, os trabalhadores mais velhos enfrentam a necessidade de lidarem simultaneamente com os seus últimos anos nas organizações e com o planeamento da transição para a reforma. Em Portugal, a investigação em Psicologia dos Recursos Humanas tem dedicado menor atenção às necessidades de carreira específicas destes trabalhadores, à medida que estes planeiam (ou não) esta transição. Utilizando a teoria da carreira de Donald Super como ponto de partida, o objectivo deste estudo consiste em identificar dados para uma melhor compreensão desta transição de carreira, incidindo nas preocupações de carreira e na saliência dos papéis associados a cinco actividades principais - Estudo, Trabalho, Serviços à Comunidade, Casa e Tempos Livres - numa amostra de trabalhadores a partir dos 50 anos de idade. Foram também avaliados alguns aspectos relativos ao planeamento e à transição dos pontos de vista individual e organizacional, tendo sido necessário desenvolver e construir um Questionário designado de “Planeamento e Transição para a Reforma”. Globalmente, os dados sugerem que os trabalhadores nesta idade manifestam maior preocupação pelas tarefas desenvolvimentistas das fases de Manutenção e de Declínio e que o papel de Trabalhador assume maior relevância, seguindo-se Casa, Tempos Livres, Serviços à Comunidade e Estudo. Sugerem igualmente a ausência de um planeamento sistematizado desta transição pelo indivíduo e do apoio necessário para este planeamento mediante intervenções da organização, dentro do enquadramento mais amplo proporcionado pelas políticas governamentais sobre a reforma. Apresenta-se um estudo de caso para ilustrar como a Psicologia dos Recursos Humanos pode intervir na ajuda à construção da carreira dos indivíduos nesta fase. Tecem-se algumas considerações finais acerca das implicações deste estudo para a prática e apresentam-se sugestões para investigações futuras.In a changing working world, older workers face the need to cope with their last years in work organizations as they also plan their transition to retirement. Human Resources Psychology research in Portugal as paid less attention to what type of career needs are specially addressed by older workers as they plan (or not) this transition. Using Donald Super’s career theory as a starting point, the aim of his study is to find data which allows a better understanding of this career transition, by focusing in the career concerns and the role salience pertaining five main activities - Study, Work, Community Service, Home and Leisure - in a sample of workers with 50 or more years old. Also, there were assessed some aspects concerning retirement planning and transition from the individual and the organizational stand point of view, for which it was necessary to develop and to built a Questionnaire named “Planning and Transition to Retirement”. In general, data suggest that workers in this age show more concern by the developmental tasks of the Maintenance and the Disengagement life stages, and that the Work role has a larger relevance, followed by Home, Leisure, Community Service and Study. They also suggest the lack of a systematic planning of this transition by the individual and the necessary support through organization’s interventions in enhancing this planning, within the general framework provided by retirement governmental policies. A case study is presented to illustrate how Human Resources Psychology can intervene to help individuals to construct their career at this stage. Some final remarks are made about the implications of this study for practice and suggestions for future researches are presented.Duarte, Maria Eduarda, 1955-Repositório da Universidade de LisboaFraga, Sandra Isabel Dias, 1977-2019-11-27T10:19:18Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:58.613248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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