A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2542 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_d865275832b476b39e844b4e84eba063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2542 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educaçãoPolíticas educativasAvaliação escolarQualidade escolarTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O tema “avaliação”, para além do seu carácter polissémico, é um tema que suscita grande debates muitas vezes não consensuais. E, quando a ele se associa a “qualidade”, a controvérsia torna-se maior. As reformas introduzidas nas escolas portuguesas, entre as quais a auto-avaliação das escolas, a avaliação dos docentes e o novo modelo de autonomia, administração e gestão escolar têm sido justificadas pela necessidade de melhoria da qualidade do sistema educativo. A escola como o epicentro das mudanças no complexo sistema educativo está sujeita a uma regulação tripartida, no qual: o Estado, enquanto legislador, garante a democracia, a igualdade, a equidade e da eficácia da educação pública; os alunos e as suas famílias, como consumidores, exercem o controlo social sobre a escola, exigindo qualidade de ensino, igualdade de oportunidade e direito à informação e os professores, enquanto funcionários profissionais, reclamam condições para uma prestação docente que garanta a qualidade das aprendizagens dos alunos. O projecto que desenvolvemos aborda a auto-avaliação numa perspectiva de melhoria da escola (School Improvement) pois, focaliza os seus objectivos na melhoria dos processos educativos. A metodologia adoptada insere-se no quadro do modelo de auto-avaliação participado, pois mobiliza a comunidade educativa que é envolvida na análise e resolução dos problemas da escola. O período a que se reporta o presente relatório permite-nos concluir que as sessões promovidas para a construção do PAVE (perfil de auto-avaliação da escola) constituíram o ponto mais alto do processo e revelaram ser um método ideal para a selecção das áreas prioritárias para a avaliação, e que o sucesso de um projecto de melhoria das escolas está associado a uma liderança democrática e participativa, capaz de mobilizar a comunidade educativa a envolver-se ao longo de todo o processo. Com o decorrer do projecto, constatámos que a escola possui um clima favorável para promover uma cultura de reflexão crítica de questões que podem contribuir para a melhoria dos processos educativos dos nossos alunos.Le thème “ évaluation”, au-delà son caractère polysémique, est un thème qui provoque de grands débats, souvent non consensuels. Et, quand on y associe la « qualité », la controverse est encore plus grande. Les réformes introduites dans les écoles portugaises comme l` auto-évaluation des établissements, l`évaluation des enseignants et le nouveau cadre de l`autonomie, administration et gestion scolaires, sont justifiées par le besoin d`améliorer la qualité du système éducatif. L´école comme épicentre des changements à l`intérieur du complexe système éducatif est soumise à une régulation tri partie, c`est-à-dire l`État, en tant que législateur, garantit la démocratie, l`égalité, l`équité et l efficacité de l` éducation publique ; les élèves et leurs familles, en tant que consommateurs, exercent le contrôle social sur l`école, exigeant la qualité de l`enseignement, l`égalité d`opportunités et le droit à l`information et les enseignants, en tant que fonctionnaires professionnels, revendiquent des conditions pour que leur performance assure la qualité des apprentissages des élèves. Le projet qu`on a développé considère l`auto-évaluation dans une perspective d`amélioration de l`école (School Improvement) vu qu’il centre ses objectifs dans l`amélioration des procédures éducatives. La méthodologie adoptée est insérée dans le cadre du modèle d`auto-évaluation participé, car il engage la communauté éducative dans l`analyse et résolution des problèmes de l`école. La période à laquelle se rapporte ce projet nous permet de conclure que les sessions pour la construction du PAVE (profil de l`auto-évaluation de l`école) ont constitué le sommet de tout le processus et ont prouvé être une méthode idéale pour la sélection de domaines prioritaires pour l`évaluation, et que la réussite d`un projet d`amélioration des écoles est associée à une gestion démocratique et participative, capable d`engager la communauté éducative au long de tout le processus. Au fur et à mesure que le projet avançait on a constaté que l`école possède une ambiance favorable pour promouvoir une culture de réflexion critique de questions qui peuvent contribuer à l`amélioration des processus éducatifs de nos élèves.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaRebordão, Isabel Maria Joaquim Paulino Cândido, 1959-2011-02-21T15:22:36Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:03:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:03:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
title |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
spellingShingle |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação Rebordão, Isabel Maria Joaquim Paulino Cândido, 1959- Políticas educativas Avaliação escolar Qualidade escolar Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
title_short |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
title_full |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
title_fullStr |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
title_full_unstemmed |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
title_sort |
A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação |
author |
Rebordão, Isabel Maria Joaquim Paulino Cândido, 1959- |
author_facet |
Rebordão, Isabel Maria Joaquim Paulino Cândido, 1959- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Natércio, 1948- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebordão, Isabel Maria Joaquim Paulino Cândido, 1959- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educativas Avaliação escolar Qualidade escolar Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
topic |
Políticas educativas Avaliação escolar Qualidade escolar Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
description |
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-21T15:22:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2542 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548739639771136 |