Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5427 |
Resumo: | A cognição social é deveras importante para uma interacção social bem-sucedida, e consequentemente, para o equilíbrio psicossocial dos indivíduos. Considerando a importância de tal, foi construído um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças, que aposta na resiliência moral e na competência social. Destina-se a dois grupos-alvo, com intervenções paralelas: pais de crianças até aos 12 anos e crianças dos 7 aos 12 anos. Abordam-se com maior ênfase os módulos de intervenção dirigidos aos pais, respondendo a ケuestõesà Ioマoà さQueà iマpaItoà tZマà as interacções e as experiências proporcionadas pelas pessoas mais próximas da criança no seu desenvolvimento sócio-cognitivo e de que modo é possível maximizar o seu poteミIial?ざà Oà oHjeIti┗oà fiミalà Yà eミfatizaヴà aà iマpoヴt>ミIiaà doà autoconhecimento dos pais e a urgência da estimulação das competências das crianças. |
id |
RCAP_7b3f8e603bd5d3ec4a8082f3e5990d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5427 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os PaisIntervençãoDesenvolvimento sócio-cognitivoPaisCriançasCompetência socialInterventionSocio-cognitive developmentParentsChildrenSocial competence.Serviço SocialFaculdade de Artes e HumanidadesA cognição social é deveras importante para uma interacção social bem-sucedida, e consequentemente, para o equilíbrio psicossocial dos indivíduos. Considerando a importância de tal, foi construído um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças, que aposta na resiliência moral e na competência social. Destina-se a dois grupos-alvo, com intervenções paralelas: pais de crianças até aos 12 anos e crianças dos 7 aos 12 anos. Abordam-se com maior ênfase os módulos de intervenção dirigidos aos pais, respondendo a ケuestõesà Ioマoà さQueà iマpaItoà tZマà as interacções e as experiências proporcionadas pelas pessoas mais próximas da criança no seu desenvolvimento sócio-cognitivo e de que modo é possível maximizar o seu poteミIial?ざà Oà oHjeIti┗oà fiミalà Yà eミfatizaヴà aà iマpoヴt>ミIiaà doà autoconhecimento dos pais e a urgência da estimulação das competências das crianças.The social cognition is very important for a successful social interaction, and thus for the psychosocial balance of individuals. It is considering the importance of such, that one program was created to promote the Ihildヴeミ’sà soIial-cognitive development, which focuses on moral resilience and social competence. Two groups, in parallel intervention, were attended in this program: parents with children up to 12 years and children from 7 to 12 years. The intervention modules for parents were addressed with greater emphasis, answering questions like: "What impact does the interactions and experiences offered by the people closest to theàIhildàha┗eàiミàhis/heヴàde┗elopマeミtàaミdàho┘àitàisàpossiHleàtoàマaxiマizeàtheiヴàpoteミtial?ざIMEDDigitUMaLucas, Carla ValeSoares, Luísa2023-12-13T12:15:04Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5427porLucas, C. V., & Soares, L. (2014). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os pais. Revista de Psicologia, 6(1), 28-32.10.18256/2175-5027/psico-imed.v6n1p28-32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:30:41Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.778924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
title |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
spellingShingle |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais Lucas, Carla Vale Intervenção Desenvolvimento sócio-cognitivo Pais Crianças Competência social Intervention Socio-cognitive development Parents Children Social competence . Serviço Social Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
title_full |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
title_fullStr |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
title_full_unstemmed |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
title_sort |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais |
author |
Lucas, Carla Vale |
author_facet |
Lucas, Carla Vale Soares, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Luísa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Carla Vale Soares, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção Desenvolvimento sócio-cognitivo Pais Crianças Competência social Intervention Socio-cognitive development Parents Children Social competence . Serviço Social Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Intervenção Desenvolvimento sócio-cognitivo Pais Crianças Competência social Intervention Socio-cognitive development Parents Children Social competence . Serviço Social Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
A cognição social é deveras importante para uma interacção social bem-sucedida, e consequentemente, para o equilíbrio psicossocial dos indivíduos. Considerando a importância de tal, foi construído um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças, que aposta na resiliência moral e na competência social. Destina-se a dois grupos-alvo, com intervenções paralelas: pais de crianças até aos 12 anos e crianças dos 7 aos 12 anos. Abordam-se com maior ênfase os módulos de intervenção dirigidos aos pais, respondendo a ケuestõesà Ioマoà さQueà iマpaItoà tZマà as interacções e as experiências proporcionadas pelas pessoas mais próximas da criança no seu desenvolvimento sócio-cognitivo e de que modo é possível maximizar o seu poteミIial?ざà Oà oHjeIti┗oà fiミalà Yà eミfatizaヴà aà iマpoヴt>ミIiaà doà autoconhecimento dos pais e a urgência da estimulação das competências das crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2023-12-13T12:15:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5427 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lucas, C. V., & Soares, L. (2014). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os pais. Revista de Psicologia, 6(1), 28-32. 10.18256/2175-5027/psico-imed.v6n1p28-32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMED |
publisher.none.fl_str_mv |
IMED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136435181191168 |