O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Natália Xavier de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38178
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_7b4340a3e88f86b401a8319293faac83
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua EstrangeiraLúdicoAprendizagemConsolidaçãoRevisãoProgressãoMotivaçãoLíngua estrangeiraRecreational activityLearningConsolidationReviewProgressionMotivationForeign languageRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório é o resultado de um trabalho de investigação realizado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundários e tem como finalidade ressaltar o contributo que o uso da componente lúdica proporciona, em contexto de sala de aula, na aprendizagem de uma língua estrangeira. Partindo assim de uma reflexão histórica, e ainda da análise das diferentes correntes metodológicas, comprovaremos que o lúdico se converte num valioso recurso didático que possibilita não só a aquisição como também a revisão e consolidação dos conteúdos aprendidos, e a prática das quatro destrezas linguísticas. Concomitantemente, demonstraremos que por intermédio da sua utilização, conseguimos estabelecer, dentro da sala de aula um ambiente descontraído, ameno, motivador, dinâmico, propicio ao favorecimento da aprendizagem. O professor é, neste âmbito do jogo, e tal como recomenda a abordagem comunicativa pela qual nos apoiamos, um facilitador de aprendizagens, um observador, um mediador e também um avaliador que acompanha de uma forma direta e imediata em cada atividade lúdica desenvolvida a progressão dos seus alunos, que não são mais do que os verdadeiros protagonistas desta aventura. Envolver os aprendizes num processo dinâmico de ensino, fazendo com que eles sejam autónomos e responsáveis pela sua própria aprendizagem, sendo capazes de autoavaliarem-se é o grande desafio oferecido pela componente lúdica. Cada atividade foi, assim, escrupulosamente pensada e adaptada aos interesses e necessidades do grupo, e apoiou-se nos conteúdos programáticos visados na disciplina de espanhol e literatura especializada, e ainda nos documentos orientadores para o ensino das línguas, isto é, o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e ainda o Plan Curricular del Instituto Cervantes (PCIC). No final, concebemos ferramentas de recolha de informação com o intuito de perceber o real impacto desta estratégia junto dos alunos e avaliar o nosso próprio desempenho. Em síntese, esta dissertação apresenta-se como um extenso trabalho de investigação, que confirma, através dos resultados obtidos pelos agentes de todo o processo, que valeu a pena investir nesta temática, que não sendo inovadora, motiva, incita e estimula os nossos aprendizes.This report is the result of a research work carried out under the professional stage of the Master degree in “Teaching Portuguese in the Third cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in the Basic Teachings and Secondary”, and aims to highlight the contribution that the use of recreational component provides, in the context of the classroom, to the learning of a foreign language. From a historical reflection, and also from the analysis of different methodological trends, we can see that the recreational activity becomes a valuable teaching resource that enables not only the acquisition but as well as the review and consolidation of learned content, and the practice of the four language skills. At the same time, we will demonstrate that through its use, we can establish, within the classroom a relaxed, pleasant, motivating, dynamic environment propitious to the facilitation of learning. The teacher is in this context of the game, and as recommended by the communicative approach in which we rely on, a facilitator of learning, an observer, a mediator and also an evaluator that accompanies directly and immediately each play activity developed by his students, who are the real key actors in this adventure. Involving the students in a dynamic teaching process, causing them to be autonomous and responsible for their own learning process, being able to make themselves an assessment is the challenge offered by the entertainment component. Each activity was scrupulously designed and adjusted to the interests and needs of the group, and leaned on the program contents covered in the discipline of Spanish and literature, and the guiding documents for language teaching: the Common European Framework of Reference (CEFR) and the Plan Curricular del Instituto Cervantes (PCIC). In the end, we designed data collection tools in order to realize the real impact of this strategy and assess our own performance. To sum, this work presents itself as an extensive research which confirms, through the results obtained by the agents of the whole process, it was worth investing in this subject, which although not innovative, still motivates, encourages and stimulates our apprentices.González Sánchez, AránzazuUniversidade do MinhoSousa, Natália Xavier de20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38178por201458560info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:22.284840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
title O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
spellingShingle O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
Sousa, Natália Xavier de
Lúdico
Aprendizagem
Consolidação
Revisão
Progressão
Motivação
Língua estrangeira
Recreational activity
Learning
Consolidation
Review
Progression
Motivation
Foreign language
title_short O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
title_full O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
title_fullStr O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
title_sort O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira
author Sousa, Natália Xavier de
author_facet Sousa, Natália Xavier de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González Sánchez, Aránzazu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Natália Xavier de
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Aprendizagem
Consolidação
Revisão
Progressão
Motivação
Língua estrangeira
Recreational activity
Learning
Consolidation
Review
Progression
Motivation
Foreign language
topic Lúdico
Aprendizagem
Consolidação
Revisão
Progressão
Motivação
Língua estrangeira
Recreational activity
Learning
Consolidation
Review
Progression
Motivation
Foreign language
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38178
url http://hdl.handle.net/1822/38178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201458560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132285144924160