Os social media influencers e a estratégia de comunicação das marcas automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nádia Sofia da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36576
Resumo: Com a evolução do mundo digital e com o aparecimento dos social media, passaram a existir novas formas de comunicar. Assim, as redes sociais estão a ser, cada vez mais utilizadas, não só para se conectarem uns com os outros, mas também com as marcas. O influencer marketing, é uma estratégia que tem indicado ser mais eficaz, pois é uma forma de marketing em que o foco é colocado em indivíduos específicos, e não no mercado-alvo. Este tipo de marketing identifica as pessoas que possuem potencial acima da média de influenciar outras pessoas devido a atributos como frequência de comunicação, capacidade de persuasão pessoal e concentra-se na disseminação frequente de conteúdo por meio de canais de redes sociais. A presente investigação tem como objetivo compreender o papel que os social media influencers assumem na estratégia de comunicação das marcas do setor automóvel. De modo a atingir este objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas de recolha de dados também estas qualitativas, tais como: análise documental e entrevistas. Para este estudo foram escolhidas três representantes de marcas automóveis e ainda três social media influencers Portuguesas. Tendo em conta os resultados obtidos, é possível, através de uma escolha seletiva e minuciosa dos social media influencers para publicitar uma marca, atingir bons resultados no que diz respeito a afluência de procura da marca bem como a visita aos stands das marcas de automóveis publicitadas pelos influencers selecionados.
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