Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/19794 |
Resumo: | O Relatório de estágio tem por desígnio, compreender e analisar, o statu quo das dimensões da satisfação (Contemplando o seu bem-estar pessoal e social) dos utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por conseguinte, analisando e compreendendo a qualidade de vida desses mesmos utentes, debruçando-se, pois, sobre as potenciais e/ou evidentes necessidades institucionais por suprimir, e problemas sociais por erradicar. O levantamento da actual informação obteve-se através de dois instrumentos metodológicos de recolha de dados: inquérito por questionário de aplicação directa auto-administrada (utentes), e por intermédio de entrevistas semi-estruturadas (diretores técnicos das valências). Relativamente, aos métodos de tratamento de dados, no primeiro instrumento utilizou-se IBM SPSS 22, já no segundo análise de conteúdo. Após a detecção das necessidades existentes, procedeu-se a elaboração de uma proposta de intervenção sócio-organizacional, por forma a solucionar essas mesmas necessidades existentes. O presente documento estrutura-se em 4 eixos: o Eixo 1 – Componente teórica - ; o Eixo 2 – Componente metodológica - ; Eixo 3 – Componente dos resultados - ; Eixo 4 – Componente de intervenção sócio- organizacional; Abstract: Intervention of the Holy House of Mercy of Evora - The quality of the Social Responses and satisfaction perceived Internal SCME of users -. This work is to design, understand and analyze the status quo of the dimensions of satisfaction (Contemplating their personal and social welfare) of users of the valences of the Holy House of Mercy of Evora, therefore, analyzing and understanding the quality life of these same users, addressing therefore, on potential and / or obvious institutional needs to suppress and eradicate social problems. The survey of current information was obtained through two methodological tools for data collection: survey by self-administered direct application questionnaire (users), and through semi-structured interviews (technical directors of valences). With regard to the data processing methods, the first instrument was used SPSS 22, in the second content analysis. After detection of the needs, it proceeded to draw up a proposal for social and organizational intervention in order to solve these same existing needs. This document is divided into four axes: Axis 1 - Theoretical component -; Axis 2 - methodological component -; Axis 3 - Component of results -; Axis 4 - socio-organizational intervention component. |
id |
RCAP_7b6f283f8308b5a8bced1f41573894db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/19794 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉSatisfaçãoQualidadeNecessidadesUtenteIntervenção sócio-organizacionalSatisfactionQualityNeedsUserSocio-organizational interventionO Relatório de estágio tem por desígnio, compreender e analisar, o statu quo das dimensões da satisfação (Contemplando o seu bem-estar pessoal e social) dos utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por conseguinte, analisando e compreendendo a qualidade de vida desses mesmos utentes, debruçando-se, pois, sobre as potenciais e/ou evidentes necessidades institucionais por suprimir, e problemas sociais por erradicar. O levantamento da actual informação obteve-se através de dois instrumentos metodológicos de recolha de dados: inquérito por questionário de aplicação directa auto-administrada (utentes), e por intermédio de entrevistas semi-estruturadas (diretores técnicos das valências). Relativamente, aos métodos de tratamento de dados, no primeiro instrumento utilizou-se IBM SPSS 22, já no segundo análise de conteúdo. Após a detecção das necessidades existentes, procedeu-se a elaboração de uma proposta de intervenção sócio-organizacional, por forma a solucionar essas mesmas necessidades existentes. O presente documento estrutura-se em 4 eixos: o Eixo 1 – Componente teórica - ; o Eixo 2 – Componente metodológica - ; Eixo 3 – Componente dos resultados - ; Eixo 4 – Componente de intervenção sócio- organizacional; Abstract: Intervention of the Holy House of Mercy of Evora - The quality of the Social Responses and satisfaction perceived Internal SCME of users -. This work is to design, understand and analyze the status quo of the dimensions of satisfaction (Contemplating their personal and social welfare) of users of the valences of the Holy House of Mercy of Evora, therefore, analyzing and understanding the quality life of these same users, addressing therefore, on potential and / or obvious institutional needs to suppress and eradicate social problems. The survey of current information was obtained through two methodological tools for data collection: survey by self-administered direct application questionnaire (users), and through semi-structured interviews (technical directors of valences). With regard to the data processing methods, the first instrument was used SPSS 22, in the second content analysis. After detection of the needs, it proceeded to draw up a proposal for social and organizational intervention in order to solve these same existing needs. This document is divided into four axes: Axis 1 - Theoretical component -; Axis 2 - methodological component -; Axis 3 - Component of results -; Axis 4 - socio-organizational intervention component.Universidade de Évora2017-01-17T18:54:08Z2017-01-172016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19794http://hdl.handle.net/10174/19794TID:201600153porDepartamento de Sociologiabarrulas_rei@hotmail.com687Barrulas, João Pedro Cambeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:28.672912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
title |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
spellingShingle |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ Barrulas, João Pedro Cambeiro Satisfação Qualidade Necessidades Utente Intervenção sócio-organizacional Satisfaction Quality Needs User Socio-organizational intervention |
title_short |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
title_full |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
title_fullStr |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
title_full_unstemmed |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
title_sort |
Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ |
author |
Barrulas, João Pedro Cambeiro |
author_facet |
Barrulas, João Pedro Cambeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrulas, João Pedro Cambeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Qualidade Necessidades Utente Intervenção sócio-organizacional Satisfaction Quality Needs User Socio-organizational intervention |
topic |
Satisfação Qualidade Necessidades Utente Intervenção sócio-organizacional Satisfaction Quality Needs User Socio-organizational intervention |
description |
O Relatório de estágio tem por desígnio, compreender e analisar, o statu quo das dimensões da satisfação (Contemplando o seu bem-estar pessoal e social) dos utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por conseguinte, analisando e compreendendo a qualidade de vida desses mesmos utentes, debruçando-se, pois, sobre as potenciais e/ou evidentes necessidades institucionais por suprimir, e problemas sociais por erradicar. O levantamento da actual informação obteve-se através de dois instrumentos metodológicos de recolha de dados: inquérito por questionário de aplicação directa auto-administrada (utentes), e por intermédio de entrevistas semi-estruturadas (diretores técnicos das valências). Relativamente, aos métodos de tratamento de dados, no primeiro instrumento utilizou-se IBM SPSS 22, já no segundo análise de conteúdo. Após a detecção das necessidades existentes, procedeu-se a elaboração de uma proposta de intervenção sócio-organizacional, por forma a solucionar essas mesmas necessidades existentes. O presente documento estrutura-se em 4 eixos: o Eixo 1 – Componente teórica - ; o Eixo 2 – Componente metodológica - ; Eixo 3 – Componente dos resultados - ; Eixo 4 – Componente de intervenção sócio- organizacional; Abstract: Intervention of the Holy House of Mercy of Evora - The quality of the Social Responses and satisfaction perceived Internal SCME of users -. This work is to design, understand and analyze the status quo of the dimensions of satisfaction (Contemplating their personal and social welfare) of users of the valences of the Holy House of Mercy of Evora, therefore, analyzing and understanding the quality life of these same users, addressing therefore, on potential and / or obvious institutional needs to suppress and eradicate social problems. The survey of current information was obtained through two methodological tools for data collection: survey by self-administered direct application questionnaire (users), and through semi-structured interviews (technical directors of valences). With regard to the data processing methods, the first instrument was used SPSS 22, in the second content analysis. After detection of the needs, it proceeded to draw up a proposal for social and organizational intervention in order to solve these same existing needs. This document is divided into four axes: Axis 1 - Theoretical component -; Axis 2 - methodological component -; Axis 3 - Component of results -; Axis 4 - socio-organizational intervention component. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14T00:00:00Z 2017-01-17T18:54:08Z 2017-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/19794 http://hdl.handle.net/10174/19794 TID:201600153 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/19794 |
identifier_str_mv |
TID:201600153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia barrulas_rei@hotmail.com 687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136596969127936 |