Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrulas, João Pedro Cambeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19794
Resumo: O Relatório de estágio tem por desígnio, compreender e analisar, o statu quo das dimensões da satisfação (Contemplando o seu bem-estar pessoal e social) dos utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por conseguinte, analisando e compreendendo a qualidade de vida desses mesmos utentes, debruçando-se, pois, sobre as potenciais e/ou evidentes necessidades institucionais por suprimir, e problemas sociais por erradicar. O levantamento da actual informação obteve-se através de dois instrumentos metodológicos de recolha de dados: inquérito por questionário de aplicação directa auto-administrada (utentes), e por intermédio de entrevistas semi-estruturadas (diretores técnicos das valências). Relativamente, aos métodos de tratamento de dados, no primeiro instrumento utilizou-se IBM SPSS 22, já no segundo análise de conteúdo. Após a detecção das necessidades existentes, procedeu-se a elaboração de uma proposta de intervenção sócio-organizacional, por forma a solucionar essas mesmas necessidades existentes. O presente documento estrutura-se em 4 eixos: o Eixo 1 – Componente teórica - ; o Eixo 2 – Componente metodológica - ; Eixo 3 – Componente dos resultados - ; Eixo 4 – Componente de intervenção sócio- organizacional; Abstract: Intervention of the Holy House of Mercy of Evora - The quality of the Social Responses and satisfaction perceived Internal SCME of users -. This work is to design, understand and analyze the status quo of the dimensions of satisfaction (Contemplating their personal and social welfare) of users of the valences of the Holy House of Mercy of Evora, therefore, analyzing and understanding the quality life of these same users, addressing therefore, on potential and / or obvious institutional needs to suppress and eradicate social problems. The survey of current information was obtained through two methodological tools for data collection: survey by self-administered direct application questionnaire (users), and through semi-structured interviews (technical directors of valences). With regard to the data processing methods, the first instrument was used SPSS 22, in the second content analysis. After detection of the needs, it proceeded to draw up a proposal for social and organizational intervention in order to solve these same existing needs. This document is divided into four axes: Axis 1 - Theoretical component -; Axis 2 - methodological component -; Axis 3 - Component of results -; Axis 4 - socio-organizational intervention component.
id RCAP_7b6f283f8308b5a8bced1f41573894db
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉSatisfaçãoQualidadeNecessidadesUtenteIntervenção sócio-organizacionalSatisfactionQualityNeedsUserSocio-organizational interventionO Relatório de estágio tem por desígnio, compreender e analisar, o statu quo das dimensões da satisfação (Contemplando o seu bem-estar pessoal e social) dos utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por conseguinte, analisando e compreendendo a qualidade de vida desses mesmos utentes, debruçando-se, pois, sobre as potenciais e/ou evidentes necessidades institucionais por suprimir, e problemas sociais por erradicar. O levantamento da actual informação obteve-se através de dois instrumentos metodológicos de recolha de dados: inquérito por questionário de aplicação directa auto-administrada (utentes), e por intermédio de entrevistas semi-estruturadas (diretores técnicos das valências). Relativamente, aos métodos de tratamento de dados, no primeiro instrumento utilizou-se IBM SPSS 22, já no segundo análise de conteúdo. Após a detecção das necessidades existentes, procedeu-se a elaboração de uma proposta de intervenção sócio-organizacional, por forma a solucionar essas mesmas necessidades existentes. O presente documento estrutura-se em 4 eixos: o Eixo 1 – Componente teórica - ; o Eixo 2 – Componente metodológica - ; Eixo 3 – Componente dos resultados - ; Eixo 4 – Componente de intervenção sócio- organizacional; Abstract: Intervention of the Holy House of Mercy of Evora - The quality of the Social Responses and satisfaction perceived Internal SCME of users -. This work is to design, understand and analyze the status quo of the dimensions of satisfaction (Contemplating their personal and social welfare) of users of the valences of the Holy House of Mercy of Evora, therefore, analyzing and understanding the quality life of these same users, addressing therefore, on potential and / or obvious institutional needs to suppress and eradicate social problems. The survey of current information was obtained through two methodological tools for data collection: survey by self-administered direct application questionnaire (users), and through semi-structured interviews (technical directors of valences). With regard to the data processing methods, the first instrument was used SPSS 22, in the second content analysis. After detection of the needs, it proceeded to draw up a proposal for social and organizational intervention in order to solve these same existing needs. This document is divided into four axes: Axis 1 - Theoretical component -; Axis 2 - methodological component -; Axis 3 - Component of results -; Axis 4 - socio-organizational intervention component.Universidade de Évora2017-01-17T18:54:08Z2017-01-172016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19794http://hdl.handle.net/10174/19794TID:201600153porDepartamento de Sociologiabarrulas_rei@hotmail.com687Barrulas, João Pedro Cambeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:28.672912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
title Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
spellingShingle Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
Barrulas, João Pedro Cambeiro
Satisfação
Qualidade
Necessidades
Utente
Intervenção sócio-organizacional
Satisfaction
Quality
Needs
User
Socio-organizational intervention
title_short Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
title_full Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
title_fullStr Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
title_full_unstemmed Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
title_sort Da intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Évora: a qualidade das respostas sociais e satisfação percebida dos utentes internos da SCMÉ
author Barrulas, João Pedro Cambeiro
author_facet Barrulas, João Pedro Cambeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrulas, João Pedro Cambeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Qualidade
Necessidades
Utente
Intervenção sócio-organizacional
Satisfaction
Quality
Needs
User
Socio-organizational intervention
topic Satisfação
Qualidade
Necessidades
Utente
Intervenção sócio-organizacional
Satisfaction
Quality
Needs
User
Socio-organizational intervention
description O Relatório de estágio tem por desígnio, compreender e analisar, o statu quo das dimensões da satisfação (Contemplando o seu bem-estar pessoal e social) dos utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por conseguinte, analisando e compreendendo a qualidade de vida desses mesmos utentes, debruçando-se, pois, sobre as potenciais e/ou evidentes necessidades institucionais por suprimir, e problemas sociais por erradicar. O levantamento da actual informação obteve-se através de dois instrumentos metodológicos de recolha de dados: inquérito por questionário de aplicação directa auto-administrada (utentes), e por intermédio de entrevistas semi-estruturadas (diretores técnicos das valências). Relativamente, aos métodos de tratamento de dados, no primeiro instrumento utilizou-se IBM SPSS 22, já no segundo análise de conteúdo. Após a detecção das necessidades existentes, procedeu-se a elaboração de uma proposta de intervenção sócio-organizacional, por forma a solucionar essas mesmas necessidades existentes. O presente documento estrutura-se em 4 eixos: o Eixo 1 – Componente teórica - ; o Eixo 2 – Componente metodológica - ; Eixo 3 – Componente dos resultados - ; Eixo 4 – Componente de intervenção sócio- organizacional; Abstract: Intervention of the Holy House of Mercy of Evora - The quality of the Social Responses and satisfaction perceived Internal SCME of users -. This work is to design, understand and analyze the status quo of the dimensions of satisfaction (Contemplating their personal and social welfare) of users of the valences of the Holy House of Mercy of Evora, therefore, analyzing and understanding the quality life of these same users, addressing therefore, on potential and / or obvious institutional needs to suppress and eradicate social problems. The survey of current information was obtained through two methodological tools for data collection: survey by self-administered direct application questionnaire (users), and through semi-structured interviews (technical directors of valences). With regard to the data processing methods, the first instrument was used SPSS 22, in the second content analysis. After detection of the needs, it proceeded to draw up a proposal for social and organizational intervention in order to solve these same existing needs. This document is divided into four axes: Axis 1 - Theoretical component -; Axis 2 - methodological component -; Axis 3 - Component of results -; Axis 4 - socio-organizational intervention component.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14T00:00:00Z
2017-01-17T18:54:08Z
2017-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19794
http://hdl.handle.net/10174/19794
TID:201600153
url http://hdl.handle.net/10174/19794
identifier_str_mv TID:201600153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
barrulas_rei@hotmail.com
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136596969127936