Estudo e acompanhamento de reabilitações de arruamentos localizados no município de Vila Nova de Gaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Miguel da Silva Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12632
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de DIPRE (Dissertação/ Projeto ou Estágio), lecionada no segundo semestre do segundo ano do Mestrado em Engenharia Civil – ramo de Infraestruturas, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Este documento refere-se ao estágio desenvolvido em ambiente empresarial, com uma duração de 6 meses, na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, na Divisão de Conceção e Construção de Equipamentos e Espaços Públicos (DCCEEP). Durante esse período foi concedida a oportunidade de desempenhar diversas tarefas no âmbito da Engenharia Civil, mais concretamente na área das infraestruturas rodoviárias, em pavimentos. Neste documento procurou-se, numa fase inicial, descrever e caracterizar os diferentes tipos de pavimentos rodoviários, analisando os seus comportamentos, materiais utilizados e modelos de dimensionamento e também identificar e descrever as patologias existentes em cada tipo. Depois, numa segunda fase, procurou-se também analisar e desenvolver alguns casos de estudo para validar o trabalho realizado e aplicar os conhecimentos adquiridos. Para este estágio foram necessárias diversas ferramentas de trabalho, tanto fornecidas pela DCCEEP como procuradas e exploradas pelo próprio estagiário. Com estas ferramentas foi possível desenvolver-se os documentos de apoio aos casos de estudo, como plantas e desenhos. Os casos de estudo apresentados neste documento representam o trabalho realizado pelo estagiário e foram escolhidos de acordo com o seu grau de importância e abrangência. Dos quatro casos de estudo escolhidos, três consistem num processo inverso de dimensionamento de pavimentos (verificação), ou seja, começa por se ter uma estrutura e, aplicando o processo inverso do dimensionamento, define-se o tráfego que essa estrutura consegue suportar. O quarto caso, a requalificação da Rua Delfim de Lima, foi o último caso de estudo e também o mais relevante em que o estagiário esteve envolvido. Este caso consistiu em dimensionar um novo pavimento flexível a aplicar nesse arruamento, fazendo, para isso, um estudo de tráfego, uma análise das temperaturas e, por fim, uma definição das camadas e as respetivas espessuras, aplicando todos os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico.
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Neste documento procurou-se, numa fase inicial, descrever e caracterizar os diferentes tipos de pavimentos rodoviários, analisando os seus comportamentos, materiais utilizados e modelos de dimensionamento e também identificar e descrever as patologias existentes em cada tipo. Depois, numa segunda fase, procurou-se também analisar e desenvolver alguns casos de estudo para validar o trabalho realizado e aplicar os conhecimentos adquiridos. Para este estágio foram necessárias diversas ferramentas de trabalho, tanto fornecidas pela DCCEEP como procuradas e exploradas pelo próprio estagiário. Com estas ferramentas foi possível desenvolver-se os documentos de apoio aos casos de estudo, como plantas e desenhos. Os casos de estudo apresentados neste documento representam o trabalho realizado pelo estagiário e foram escolhidos de acordo com o seu grau de importância e abrangência. Dos quatro casos de estudo escolhidos, três consistem num processo inverso de dimensionamento de pavimentos (verificação), ou seja, começa por se ter uma estrutura e, aplicando o processo inverso do dimensionamento, define-se o tráfego que essa estrutura consegue suportar. O quarto caso, a requalificação da Rua Delfim de Lima, foi o último caso de estudo e também o mais relevante em que o estagiário esteve envolvido. Este caso consistiu em dimensionar um novo pavimento flexível a aplicar nesse arruamento, fazendo, para isso, um estudo de tráfego, uma análise das temperaturas e, por fim, uma definição das camadas e as respetivas espessuras, aplicando todos os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico.This report was drawn in the subject of DIPRE (Dissertation / Project or Internship) taught in the second semester of the second year of the Master’s Degree in Civil Engineering – Infrastructures Branch, in Instituto Superior de Engenharia do Porto. This document refers to the internship developed in a business environment, with a duration of 6 months, in the Division of Design and Construction of Equipment and Public Spaces (DCCEEP). During this period of time, it was granted to the trainee the opportunity to perform various tasks in the Civil Engineering domain, more specifically in infrastructures, road pavements. In this report, we sought to describe and characterize the different types of road pavements, analysing their behaviour, materials and design methods, as well as identifying and describing potential pathologies that occur in each type. Then, in a second phase, we also tried to analyse and develop some case studies to validate the work done during the internship and to apply the knowledge acquired. For this internship, several work tools were required, both provided by the DCCEEP and procured and explored by the trainee himself. With these tools it was possible to develop documents to support the case studies, such as blueprints and drawings. The case studies presented in this document represent the extensive work done by the trainee and were chosen, among others, due to their degree of importance and coverage. Of the four case studies chosen, three consist of a reverse process of pavement design (verification), i.e., it starts by having the structure of the pavement and from there, try to define the traffic that this structure can withstand. The fourth case, the upgrade of Rua Delfim de Lima, was the last, and most relevant, case study in which the trainee was involved and consisted in calculate the new flexible pavement that was to be applied in this street, making a traffic study, a temperature analysis and, finally, by choosing the layers and their respective thicknesses, thus applying all the knowledge acquired during the academic course.Jacob, Angelo Manuel GoncalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, João Miguel da Silva Carvalho2019-01-10T15:59:58Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12632TID:202026310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:55.170546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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