Impacto do marketing eleitoral na decisão do voto em Moçambique : estudo do comportamento dos eleitores do Município da Beira em 2008
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18814 |
Resumo: | Esta dissertação visa a obtenção do grau de Mestrado em Ciência Política, Governação e Relações Internacionais e é produto de uma pesquisa acerca do impacto do marketing eleitoral na decisão do voto no município da Beira em Moçambique, nas eleições autárquicas de 2008. Partindo das teorias da construção do voto e da participação política, foram constituídas duas hipóteses. A primeira admitia que o marketing eleitoral foi determinante na decisão do eleitor em 2008. Por sua vez, a segunda, refutando a primeira, argumentava que o marketing eleitoral não teve impacto na decisão do voto dos eleitores, evidenciando-se deste modo, outros factores. Para a verificação das hipóteses foi elaborado um quadro metodológico composto por métodos e técnicas de trabalho (nomeadamente a pesquisa documental, levantamento de amostra e inquérito) e método de análise hipotético-dedutivo. A pesquisa concluiu que nas eleições autárquicas de 2008 no Município da cidade da Beira, o marketing eleitoral não determinou de forma exclusiva a construção do voto dos eleitores. Outrossim, o contexto sócio-político teve as suas implicações na tomada de decisão dos eleitores. |
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Impacto do marketing eleitoral na decisão do voto em Moçambique : estudo do comportamento dos eleitores do Município da Beira em 2008Marketing eleitoralDecisão de votoBeiraMoçambiqueEsta dissertação visa a obtenção do grau de Mestrado em Ciência Política, Governação e Relações Internacionais e é produto de uma pesquisa acerca do impacto do marketing eleitoral na decisão do voto no município da Beira em Moçambique, nas eleições autárquicas de 2008. Partindo das teorias da construção do voto e da participação política, foram constituídas duas hipóteses. A primeira admitia que o marketing eleitoral foi determinante na decisão do eleitor em 2008. Por sua vez, a segunda, refutando a primeira, argumentava que o marketing eleitoral não teve impacto na decisão do voto dos eleitores, evidenciando-se deste modo, outros factores. Para a verificação das hipóteses foi elaborado um quadro metodológico composto por métodos e técnicas de trabalho (nomeadamente a pesquisa documental, levantamento de amostra e inquérito) e método de análise hipotético-dedutivo. A pesquisa concluiu que nas eleições autárquicas de 2008 no Município da cidade da Beira, o marketing eleitoral não determinou de forma exclusiva a construção do voto dos eleitores. Outrossim, o contexto sócio-político teve as suas implicações na tomada de decisão dos eleitores.Dias, MónicaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMeno, Luís Manuel2016-01-04T10:07:55Z2015-06-2420152015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18814TID:203023480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T01:32:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:43.566665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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