A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Paula Maria Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4123
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
id RCAP_7f6900c3f1a5a79fcbc1b06ab74f7a52
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagemAprendizagem cooperativaAprender com os paresEstratégias de ensino-aprendizagemCooperative learningLearning in pairsStrategy in the teaching-learningProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialEste projeto foi desenvolvido numa turma de 2º ano do ensino básico, em que se identificou como problema as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita num número elevado de alunos da turma (cerca de um terço), a que se associavam já alguns comportamentos de desmotivação e desinvestimento nas tarefas. Ora, a aprendizagem da leitura e da escrita, iniciada nos primeiros anos de escolaridade, é a base de todas as outras aprendizagens ao longo do percurso escolar, sendo por isso essencial para o sucesso educativo dos alunos. No entanto, nem todos os alunos têm a mesma facilidade em adquirir essas aprendizagens, razão pela qual os docentes tentam diversificar estratégias para promover o sucesso educativo. Neste sentido, a aprendizagem cooperativa surge como uma estratégia complementar no processo de ensino-aprendizagem, e tem como base as relações interpessoais e as competências sociais, que são consideradas essenciais e promotoras da aprendizagem. E, uma vez que a aprendizagem cooperativa é considerada por alguns autores como estratégia adequada para desenvolver competências, constituiu a nossa hipótese de ação, como resposta ao problema identificado. Trabalhando a pares ou em pequenos grupos em atividades de leitura e escrita observou-se que os alunos mostravam uma atitude de maior compreensão/aceitação das dificuldades do outro, uma menor preocupação com a sua dificuldade em executar a tarefa, o que contribuiu para o aumento da motivação e consequentemente facilitou o processo de aprendizagem. Foi possível observar, através deste projeto, que os alunos desenvolveram competências de leitura e de escrita, mostrando-se mais motivados para as atividades, verificando-se, deste modo, que o trabalho cooperativo facilita a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem, o que vai ao encontro dos estudos realizados por diversos autores.ABSTRACT This project was developed in a 2nd grade of elementary school, in which they identified the problem as learning difficulties in reading and writing of a large number of students in the class (about a third), to which some have associated behaviors lack of motivation and no effort in the activities. the learning of reading and writing, begun in the early years of schooling, is the foundation of all other learning throughout their schooling, so it is essential to the educational success of students. However, not all students have the same ease in acquiring their learning, which is why teachers try to diversify strategies to promote educational success. In this sense, cooperative learning emerges as a complementary strategy in the teaching-learning process, and is based on interpersonal relationships and social skills that are considered essential and promoting learning. Since cooperative learning is considered by some authors as an adequate strategy to develop skills, constituted our hypothesis action in response to the identified problem. Working in pairs or small groups in reading and writing activities was observed that the students showed an attitude of greater understanding / acceptance of the difficulties of other, less concern with their difficulty in performing the activity, which contributed to the increase motivation and consequently facilitated the learning process. It was noted, through this project, students developed skills in reading and writing, being more motivated for the activities, verifying therefore the cooperative work facilitates the learning of students with learning difficulties, the according to studies by several authors.Madureira, IsabelRCIPLBastos, Paula Maria Sousa2015-01-07T15:03:16Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4123TID:201350335porBastos, P. M. S. (2014). A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:36.794540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
title A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
Bastos, Paula Maria Sousa
Aprendizagem cooperativa
Aprender com os pares
Estratégias de ensino-aprendizagem
Cooperative learning
Learning in pairs
Strategy in the teaching-learning
title_short A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
title_sort A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem
author Bastos, Paula Maria Sousa
author_facet Bastos, Paula Maria Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Paula Maria Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Aprender com os pares
Estratégias de ensino-aprendizagem
Cooperative learning
Learning in pairs
Strategy in the teaching-learning
topic Aprendizagem cooperativa
Aprender com os pares
Estratégias de ensino-aprendizagem
Cooperative learning
Learning in pairs
Strategy in the teaching-learning
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-07T15:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4123
TID:201350335
url http://hdl.handle.net/10400.21/4123
identifier_str_mv TID:201350335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bastos, P. M. S. (2014). A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393119608832