A Relevância e as Competências das Estruturas de Gestão Intermédia: os coordenadores de departamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, António Luis Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9856
Resumo: Dada a concentração e profusão das responsabilidades do director escolar, verificámos a tendência de relevar a importância das estruturas de gestão intermédia das escolas na acção a ter no prosseguimento dos ideais educativos. Dos órgãos de gestão intermédia da estrutura hierárquica da escola o que mereceu a nossa atenção foi o departamento curricular representado pelo respectivo coordenador, pelo facto do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, o considerar a principal estrutura de coordenação e supervisão pedagógica. Por esta razão, o coordenador de departamento é considerado o impulsionador do trabalho que é realizado pelos outros dentro do mesmo grupo de acção, influindo na determinação de procedimentos com vista ao alcance dos objectivos organizacionais. Consequentemente e segundo o que está previsto na lei e na análise documental orientámos este estudo a partir das seguintes questões: será que os coordenadores de departamento conhecem, cumprem e obedecem com as competências e funções que lhe são atribuídas? Será que eles induzem competências de liderança e de mediação? Para podermos analisar e concluir relações no âmbito da investigação que nos propusemos efectuar, nomeadamente o papel e as funções do coordenador de departamento e a relação da sua função com os parâmetros afectos à liderança e mediação – que são os objectivos mais gerais deste estudo – efectuámos um trabalho de pesquisa descritiva conduzido por um inquérito, realizado por uma entrevista. Esta foi feita aos coordenadores de departamento de uma escola secundária, optando, portanto, por um estudo de caso. Para evidenciar empiricamente os elementos significativos recolhidos pela análise que fizemos ao conteúdo das entrevistas optamos pela sua sistematização racional agrupada em categorias. Deste estudo pudemos concluir que, neste caso concreto, os coordenadores de departamento não mostram capacidade de resiliência ao determinado nos diplomas legais e no que os teóricos aludem, descentrando-a para os responsáveis das áreas de recrutamento disciplinar. ### ABSTRACT Given the concentration and abundance of the school principal’s responsibilities, we have noticed a tendency to value the importance of the middle management school structures in the development and pursuit of the educational ideals. From all the middle management bodies of the hierarchical structure of schools, what dove our attention was the academic department represented by its head, once the Decreto-Lei nº 75/2008, 22nd April, considers it the leading structure in pedagogical coordination and supervision. This being so, the head of department is seen as the driving force of the work that is done by all the other members of the same group of action, influencing in the decision making concerning the proceedings that are to agree with the organizational objectives. As a consequence, and according to what is stated in the law and in the document analysis, we have led this study starting with the questions: do the heads of department know, fulfill and obey the competencies and functions they have been attributed? Do they show leading and mediation skills? In order to analyze and draw conclusions about established relations in the field of the investigation we have set ourselves upon, namely the role and the functions of the head of department and the relation of their function with the standards concerning leadership and mediation - which are the most general objectives of this study – we have made a work of descriptive research through an inquiry by means of an interview, which was made to the heads of department of a secondary school. We have thus opted for a case study. To empirically emphasize the most significant elements that we have gotten through the analysis we have made of the contents of the interviews, we have opted for a rational systematization grouped into categories. From this study we can conclude that, in this particular case, the heads of department don’t seem to be resilient to the contents of the legislative enactments and the existing theories, delivering it to the ones who are responsible for the school recruitment areas. Keywords: Education; leadership; school mediation; middle management structures; heads of department.
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Consequentemente e segundo o que está previsto na lei e na análise documental orientámos este estudo a partir das seguintes questões: será que os coordenadores de departamento conhecem, cumprem e obedecem com as competências e funções que lhe são atribuídas? Será que eles induzem competências de liderança e de mediação? Para podermos analisar e concluir relações no âmbito da investigação que nos propusemos efectuar, nomeadamente o papel e as funções do coordenador de departamento e a relação da sua função com os parâmetros afectos à liderança e mediação – que são os objectivos mais gerais deste estudo – efectuámos um trabalho de pesquisa descritiva conduzido por um inquérito, realizado por uma entrevista. Esta foi feita aos coordenadores de departamento de uma escola secundária, optando, portanto, por um estudo de caso. Para evidenciar empiricamente os elementos significativos recolhidos pela análise que fizemos ao conteúdo das entrevistas optamos pela sua sistematização racional agrupada em categorias. Deste estudo pudemos concluir que, neste caso concreto, os coordenadores de departamento não mostram capacidade de resiliência ao determinado nos diplomas legais e no que os teóricos aludem, descentrando-a para os responsáveis das áreas de recrutamento disciplinar. ### ABSTRACT Given the concentration and abundance of the school principal’s responsibilities, we have noticed a tendency to value the importance of the middle management school structures in the development and pursuit of the educational ideals. From all the middle management bodies of the hierarchical structure of schools, what dove our attention was the academic department represented by its head, once the Decreto-Lei nº 75/2008, 22nd April, considers it the leading structure in pedagogical coordination and supervision. 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From this study we can conclude that, in this particular case, the heads of department don’t seem to be resilient to the contents of the legislative enactments and the existing theories, delivering it to the ones who are responsible for the school recruitment areas. Keywords: Education; leadership; school mediation; middle management structures; heads of department.Universidade de Évora2014-01-21T16:00:34Z2014-01-212011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9856http://hdl.handle.net/10174/9856pornd674Sequeira, António Luis Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:50.427912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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