Promoção sustentável da leitura no Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/12087 |
Resumo: | O estudo aborda a sustentabilidade como um tema de pesquisa em voga e que atravessa as diversas questões, quer sejam elas ambientais, sociais, culturais, políticas ou econômicas. Nesse sentido, a promoção da leitura é uma ação diretamente permeada pela sustentabilidade, dado que ela é uma prática social. Logo, formar leitores é uma preocupação primeiramente social, mesmo que haja desdobramentos próprios dessa ação nos âmbitos cultural, político, econômico e ambiental. A pesquisa tem como objetivo compreender as possíveis relações entre projetos de leitura no Brasil e a multidimensionalidade da sustentabilidade para contribuir na promoção sustentável da leitura. Compreendeu-se em que consiste a multidimensionalidade da sustentabilidade e a promoção sustentável da leitura. Metodologicamente, o estudo recorreu ao método de pesquisa Análise de Conteúdo. Coletou-se os dados da pesquisa referentes a 34 projetos de leitura brasileiros na base de dados Plataforma Pró-Leitura. Os projetos analisados têm relações com as sustentabilidades cultural, econômica, política e social, mas não possuem vínculo com a sustentabilidade ambiental. Foram estabelecidas hipóteses referentes às relações verificadas. A pesquisa conclui que é fundamental que se verifique a efetiva implementação de ações que possam fazer com que se considere que as sustentabilidades ambiental, cultural, econômica, política e social constem nos distintos projetos de promoção da leitura, a fim de que tal prática possa ser efetivamente entendida como sustentável. |
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Promoção sustentável da leitura no BrasilSustainable promotion of reading in BrazilArtigosO estudo aborda a sustentabilidade como um tema de pesquisa em voga e que atravessa as diversas questões, quer sejam elas ambientais, sociais, culturais, políticas ou econômicas. Nesse sentido, a promoção da leitura é uma ação diretamente permeada pela sustentabilidade, dado que ela é uma prática social. Logo, formar leitores é uma preocupação primeiramente social, mesmo que haja desdobramentos próprios dessa ação nos âmbitos cultural, político, econômico e ambiental. A pesquisa tem como objetivo compreender as possíveis relações entre projetos de leitura no Brasil e a multidimensionalidade da sustentabilidade para contribuir na promoção sustentável da leitura. Compreendeu-se em que consiste a multidimensionalidade da sustentabilidade e a promoção sustentável da leitura. Metodologicamente, o estudo recorreu ao método de pesquisa Análise de Conteúdo. Coletou-se os dados da pesquisa referentes a 34 projetos de leitura brasileiros na base de dados Plataforma Pró-Leitura. Os projetos analisados têm relações com as sustentabilidades cultural, econômica, política e social, mas não possuem vínculo com a sustentabilidade ambiental. Foram estabelecidas hipóteses referentes às relações verificadas. A pesquisa conclui que é fundamental que se verifique a efetiva implementação de ações que possam fazer com que se considere que as sustentabilidades ambiental, cultural, econômica, política e social constem nos distintos projetos de promoção da leitura, a fim de que tal prática possa ser efetivamente entendida como sustentável.The study approaches sustainability as a trendy topic that intersects several issues, whether environmental, social, cultural, political or economic. Given that reading is a social practice, the promotion of reading is directly permeated by sustainability. Therefore, training readers is primarily a social concern, even if there are repercussions in the cultural, political, economic, and environmental spheres. The aim of this research is to understand the possible relationships between reading programs in Brazil and the multidimensionality of sustainability to contribute to the sustainable promotion of reading. It was understood what the multidimensionality of sustainability and the sustainable promotion of reading consist of. Methodologically, the study used the Content Analysis research method. The research focused on 34 Brazilian reading programs retrieved from the database named Plataforma Pró-Leitura. The analysed programs were related to cultural, economic, political, and social sustainability, but not to the environmental one. Hypotheses regarding the relationships were established. The study concludes that it is essential to verify the effective implementation of actions that can make environmental, cultural, economic, political, and social sustainability included in the different reading promotion projects so that this practice can be effectively understood as sustainable.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2022-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/12087por2183-66710873-5670Camillo, Everton da SilvaCastro Filho, Claudio Marcondes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T19:30:17Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/12087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:41.969189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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