Promoção sustentável da leitura no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo, Everton da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castro Filho, Claudio Marcondes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/12087
Resumo: O estudo aborda a sustentabilidade como um tema de pesquisa em voga e que atravessa as diversas questões, quer sejam elas ambientais, sociais, culturais, políticas ou econômicas. Nesse sentido, a promoção da leitura é uma ação diretamente permeada pela sustentabilidade, dado que ela é uma prática social. Logo, formar leitores é uma preocupação primeiramente social, mesmo que haja desdobramentos próprios dessa ação nos âmbitos cultural, político, econômico e ambiental. A pesquisa tem como objetivo compreender as possíveis relações entre projetos de leitura no Brasil e a multidimensionalidade da sustentabilidade para contribuir na promoção sustentável da leitura. Compreendeu-se em que consiste a multidimensionalidade da sustentabilidade e a promoção sustentável da leitura. Metodologicamente, o estudo recorreu ao método de pesquisa Análise de Conteúdo. Coletou-se os dados da pesquisa referentes a 34 projetos de leitura brasileiros na base de dados Plataforma Pró-Leitura. Os projetos analisados têm relações com as sustentabilidades cultural, econômica, política e social, mas não possuem vínculo com a sustentabilidade ambiental. Foram estabelecidas hipóteses referentes às relações verificadas. A pesquisa conclui que é fundamental que se verifique a efetiva implementação de ações que possam fazer com que se considere que as sustentabilidades ambiental, cultural, econômica, política e social constem nos distintos projetos de promoção da leitura, a fim de que tal prática possa ser efetivamente entendida como sustentável.
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