O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cândida Filipa Paradela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2809
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que realizámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do Mestrado; na segunda parte, damos a conhecer um estudo empírico que visa compreender em que medida o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da integração curricular no 1.º CEB. Em termos empíricos, efetuámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O mesmo foi elaborado para o efeito e aplicado aos professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo, incluindo o trabalho a pares, como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular no 1.º CEB.
id RCAP_7bc2b4c24ba11a7092ddd276c3d41e88
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico1.º Ciclo do Ensino BásicoprofessoresPrática de Ensino Supervisionadatrabalho de grupointegração curricularSupervised Teaching Practicegroup workcurricular integration1.st Cycle of Basic EducationteachersO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que realizámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do Mestrado; na segunda parte, damos a conhecer um estudo empírico que visa compreender em que medida o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da integração curricular no 1.º CEB. Em termos empíricos, efetuámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O mesmo foi elaborado para o efeito e aplicado aos professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo, incluindo o trabalho a pares, como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular no 1.º CEB.Abstract This Final Internship Report is divided in two parts: first, we present a critical reflection about the Supervised Teaching Practice done during the second and the third semester of the Master´s Degree; in the second part we present an empirical study which aimed to understand the relevance of group work as strategy to promote the curricular integration in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). To this end we use the material that we prepared during the stage. We also we refer authors and legislation in order to reflect our practices and also on the group methodology and on the relevance of the curriculum integration in the 1st CEB. Empirically we carried out a descriptive research using a questionnaire survey. This was elaborated for this purpose and applied to teachers of the 1st CEB selected from a school grouping in the municipality of Viseu (Portugal). The results obtained allow to conclude that teachers give great importance to group work methodology, but they use it with a variable frequency in their teaching practice in the classroom. Also they indicate that group work, including work in pairs, as a strategy is widely used to make the curriculum integration in the 1st CEB.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Cândida Filipa Paradela2017-05-19T00:30:10Z2015-032015-052015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2809porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:05Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:56.308177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
title O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
Pereira, Cândida Filipa Paradela
1.º Ciclo do Ensino Básico
professores
Prática de Ensino Supervisionada
trabalho de grupo
integração curricular
Supervised Teaching Practice
group work
curricular integration
1.st Cycle of Basic Education
teachers
title_short O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
title_full O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
author Pereira, Cândida Filipa Paradela
author_facet Pereira, Cândida Filipa Paradela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cândida Filipa Paradela
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
professores
Prática de Ensino Supervisionada
trabalho de grupo
integração curricular
Supervised Teaching Practice
group work
curricular integration
1.st Cycle of Basic Education
teachers
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
professores
Prática de Ensino Supervisionada
trabalho de grupo
integração curricular
Supervised Teaching Practice
group work
curricular integration
1.st Cycle of Basic Education
teachers
description O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que realizámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do Mestrado; na segunda parte, damos a conhecer um estudo empírico que visa compreender em que medida o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da integração curricular no 1.º CEB. Em termos empíricos, efetuámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O mesmo foi elaborado para o efeito e aplicado aos professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo, incluindo o trabalho a pares, como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular no 1.º CEB.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03
2015-05
2015-03-01T00:00:00Z
2017-05-19T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2809
url http://hdl.handle.net/10400.19/2809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130885954469888