Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17381 |
Resumo: | Neste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amabile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho. O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas. A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um. |
id |
RCAP_7bc9f5790a1fbc5014bb2091b998ec12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17381 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativoDiário gráficoDesenhoCriatividadeProcesso criativoSketchbookDrawingCreativityCreative processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amabile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho. O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas. A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um.The Supervised Teaching Practice Report deals with elements that bear relevance to identifying factors that encourage or inhibit students’ creative processes, by implementing effective strategies, as proposed by authors like Amabile, Alencar, Sternber e Lubart, as a means to stimulate drawing practice. The theoretical framework, based on the work carried out during the internship, takes into consideration the fundamental importance of the practice of drawing as an intrinsic component of all plastic language. Therefore, the use of the sketchbook proves to be an important pedagogical tool which provides students with a record of their unlimited experimentation and is a constant source of inspiration, always open to various interpretations and simultaneously encouraging the practice of sketching, which broadens and crosses its content with other teaching subjects. The practice of expressive drawing in a sketchbook, based on topics depicted in text form, and whose techniques were carried out in the classroom context, revealed the students’ gradual creative process, contributed to the development of their individual perception and graphic expression, building a critical and reflexive conscience which are the essential tools in shaping the uniqueness of their own life experiences.Palhinha, Ana Maria PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Ana Maria Pereira2015-07-07T00:30:07Z2015-01-1520142015-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17381TID:201674416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:41:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:36.867444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
title |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
spellingShingle |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo Alves, Ana Maria Pereira Diário gráfico Desenho Criatividade Processo criativo Sketchbook Drawing Creativity Creative process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
title_full |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
title_fullStr |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
title_full_unstemmed |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
title_sort |
Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo |
author |
Alves, Ana Maria Pereira |
author_facet |
Alves, Ana Maria Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palhinha, Ana Maria Pereira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Maria Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diário gráfico Desenho Criatividade Processo criativo Sketchbook Drawing Creativity Creative process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Diário gráfico Desenho Criatividade Processo criativo Sketchbook Drawing Creativity Creative process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amabile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho. O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas. A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-07-07T00:30:07Z 2015-01-15 2015-01-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17381 TID:201674416 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17381 |
identifier_str_mv |
TID:201674416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131824876683264 |