O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diogo Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9032
Resumo: Neste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo.
id RCAP_91c58d3ad04eaff65cb684eda45d3bab
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º cicloEducação visualDesenhoDiário gráficoVisual educationDrawingSketchbookDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo.In this final report, part of the Master of Visual Education Teaching and Technology, reflections are made, on scientific and educational issues that I wish to share. These reflections arise from Educational Practices Supervised, PES I, II and III, that here is a brief summary as we were told, as well as research conducted in PES III, which dealt with an application experience of the Sketchbook, as a possible mean to try to alleviate the known discouragement for drawing, which usually occurs in early adolescence. In this report we describe how to apply the Sketchbook, trying to take advantage of its qualities and potential, one of which seems to be important. The fact that the Sketchbook is a “place” for experiments, support that is worked by the student fundamentally alone. It emphasizes intimacy that can provide an incentive to attempt / error, with minimal embarrassment and possibly greater disinhibition and sense of freedom. The research was carried out in high school Almeida Garrett, with the Class 8 ° C. Having the opportunity to work with a group of 8th grade, it was important for the particular case of discouragement for the design, since early adolescence is marked by physical and psychological changes that influence this despondency.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, António Fernando Monteiro Pereira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Diogo Pinto2016-12-28T15:31:01Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9032TID:201499282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:41.117213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
title O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
spellingShingle O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
Pereira, Diogo Pinto
Educação visual
Desenho
Diário gráfico
Visual education
Drawing
Sketchbook
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
title_full O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
title_fullStr O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
title_full_unstemmed O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
title_sort O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
author Pereira, Diogo Pinto
author_facet Pereira, Diogo Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Fernando Monteiro Pereira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diogo Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação visual
Desenho
Diário gráfico
Visual education
Drawing
Sketchbook
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação visual
Desenho
Diário gráfico
Visual education
Drawing
Sketchbook
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-28T15:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9032
TID:201499282
url http://hdl.handle.net/10400.22/9032
identifier_str_mv TID:201499282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131392742785024