Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Maria Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17381
Resumo: Neste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amabile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho. O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas. A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um.
id RCAP_7bc9f5790a1fbc5014bb2091b998ec12
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17381
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativoDiário gráficoDesenhoCriatividadeProcesso criativoSketchbookDrawingCreativityCreative processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amabile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho. O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas. A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um.The Supervised Teaching Practice Report deals with elements that bear relevance to identifying factors that encourage or inhibit students’ creative processes, by implementing effective strategies, as proposed by authors like Amabile, Alencar, Sternber e Lubart, as a means to stimulate drawing practice. The theoretical framework, based on the work carried out during the internship, takes into consideration the fundamental importance of the practice of drawing as an intrinsic component of all plastic language. Therefore, the use of the sketchbook proves to be an important pedagogical tool which provides students with a record of their unlimited experimentation and is a constant source of inspiration, always open to various interpretations and simultaneously encouraging the practice of sketching, which broadens and crosses its content with other teaching subjects. The practice of expressive drawing in a sketchbook, based on topics depicted in text form, and whose techniques were carried out in the classroom context, revealed the students’ gradual creative process, contributed to the development of their individual perception and graphic expression, building a critical and reflexive conscience which are the essential tools in shaping the uniqueness of their own life experiences.Palhinha, Ana Maria PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Ana Maria Pereira2015-07-07T00:30:07Z2015-01-1520142015-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17381TID:201674416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:41:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:36.867444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
title Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
spellingShingle Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
Alves, Ana Maria Pereira
Diário gráfico
Desenho
Criatividade
Processo criativo
Sketchbook
Drawing
Creativity
Creative process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
title_full Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
title_fullStr Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
title_full_unstemmed Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
title_sort Diário gráfico : coleção de momentos na construção do processo criativo
author Alves, Ana Maria Pereira
author_facet Alves, Ana Maria Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhinha, Ana Maria Pereira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Maria Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Diário gráfico
Desenho
Criatividade
Processo criativo
Sketchbook
Drawing
Creativity
Creative process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diário gráfico
Desenho
Criatividade
Processo criativo
Sketchbook
Drawing
Creativity
Creative process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amabile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho. O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas. A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-07T00:30:07Z
2015-01-15
2015-01-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17381
TID:201674416
url http://hdl.handle.net/10400.14/17381
identifier_str_mv TID:201674416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131824876683264