Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4115 |
Resumo: | A educação inclusiva tem vindo a afirmar-se como um movimento educativo que permite criar igualdade de oportunidades para todas as crianças. Para que tal aconteça é fulcral que os professores que actuam em salas de aula do ensino regular tenham acesso a métodos, estratégias e técnicas que lhes permitam uma acção educativa inclusiva e, simultaneamente, promotora do potencial académico, emocional e social. Torna-se assim importante determinar as necessidades de formação dos professores, na medida em que estes lidam com uma vasta variedade de crianças a cujas necessidades distintas têm de dar respostas que se pretendem eficazes. O trabalho que se apresenta corresponde a uma parte da pesquisa realizada no âmbito do Projecto Comenius DISTINC (Developing an In Service Training for Inclusive Pratices) e centra-se nos resultados obtidos relativamente a um questionário passado em 2011 a 50 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região do Alentejo. O questionário permitiu identificar necessidades de formação no âmbito das dificuldades de aprendizagem (em diversos domínios) e dos comportamentos desafiantes na medida em que estes se relacionam com a aprendizagem e o sucesso escolar da criança. Abstract Education policies should be primarily designed to ensure students conditions to acquire knowledge and develop skills to better exercise citizenship and participate in social, political and economic activities. The Enrichment Extracurricular Activities is a priority goal of the Portuguese Government to improve teaching and learning conditions in the first cycle of basic education (primary school) and to implement the concept of "full time school." The Enrichment Extracurricular Activities (EEA) respond to this educational policy and seek to promote social justice as long as generalize a set of activities previously available only to children attending the Leisure Activities Program (LAP). In this sense, EEA pretend to fulfill the dual purpose of ensuring that all students in the first years of school have access to a set of free enriching learning activities and at the same time it deals with the priority set out by the Government to promote social responses in the field of family support. Although there is a consensus that the EEA under the program "School Full Time" is socially relevant for many families the program has failed to meet consensus regarding its pedagogical relevance and adequacy and did not respond to some of the expectations created about activities quality in respect to specific teachers training. The aim of this paper is therefore showing parents and teachers opinions about the importance, organization and development of EEA. Data were collected through a survey questionnaire with open and closed questions and analyzed through qualitative and statistical procedures. This communication present the opinion of parents about the EEA. Keywords: Enrichment Extracurricular Activities, opinions, importance, organization, development. |
id |
RCAP_7bce9e42b27bf56a17a7a47f69fda0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores.InlusãoNecessidades formaçãoProfessores 1º CicloA educação inclusiva tem vindo a afirmar-se como um movimento educativo que permite criar igualdade de oportunidades para todas as crianças. Para que tal aconteça é fulcral que os professores que actuam em salas de aula do ensino regular tenham acesso a métodos, estratégias e técnicas que lhes permitam uma acção educativa inclusiva e, simultaneamente, promotora do potencial académico, emocional e social. Torna-se assim importante determinar as necessidades de formação dos professores, na medida em que estes lidam com uma vasta variedade de crianças a cujas necessidades distintas têm de dar respostas que se pretendem eficazes. O trabalho que se apresenta corresponde a uma parte da pesquisa realizada no âmbito do Projecto Comenius DISTINC (Developing an In Service Training for Inclusive Pratices) e centra-se nos resultados obtidos relativamente a um questionário passado em 2011 a 50 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região do Alentejo. O questionário permitiu identificar necessidades de formação no âmbito das dificuldades de aprendizagem (em diversos domínios) e dos comportamentos desafiantes na medida em que estes se relacionam com a aprendizagem e o sucesso escolar da criança. Abstract Education policies should be primarily designed to ensure students conditions to acquire knowledge and develop skills to better exercise citizenship and participate in social, political and economic activities. The Enrichment Extracurricular Activities is a priority goal of the Portuguese Government to improve teaching and learning conditions in the first cycle of basic education (primary school) and to implement the concept of "full time school." The Enrichment Extracurricular Activities (EEA) respond to this educational policy and seek to promote social justice as long as generalize a set of activities previously available only to children attending the Leisure Activities Program (LAP). In this sense, EEA pretend to fulfill the dual purpose of ensuring that all students in the first years of school have access to a set of free enriching learning activities and at the same time it deals with the priority set out by the Government to promote social responses in the field of family support. Although there is a consensus that the EEA under the program "School Full Time" is socially relevant for many families the program has failed to meet consensus regarding its pedagogical relevance and adequacy and did not respond to some of the expectations created about activities quality in respect to specific teachers training. The aim of this paper is therefore showing parents and teachers opinions about the importance, organization and development of EEA. Data were collected through a survey questionnaire with open and closed questions and analyzed through qualitative and statistical procedures. This communication present the opinion of parents about the EEA. Keywords: Enrichment Extracurricular Activities, opinions, importance, organization, development.CIEP/DP - UE2012-01-24T17:36:21Z2012-01-242011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4115http://hdl.handle.net/10174/4115porMoreira, L. Fialho, I. Cid, M., Grácio, L. & Chaleta, E. (2011) Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM). ISBN: 978-989-8339-11-9978-989-8339-11-9PEDmlrm@uevora.ptmcid@uevora.ptijfialho@gmail.commlg@uevora.ptmec@uevora.pt681Moreira, LurdesCid, MariliaFialho, IsabelGrácio, LuísaChaleta, Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:18.137330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
title |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
spellingShingle |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. Moreira, Lurdes Inlusão Necessidades formação Professores 1º Ciclo |
title_short |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
title_full |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
title_fullStr |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
title_full_unstemmed |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
title_sort |
Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. |
author |
Moreira, Lurdes |
author_facet |
Moreira, Lurdes Cid, Marilia Fialho, Isabel Grácio, Luísa Chaleta, Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Cid, Marilia Fialho, Isabel Grácio, Luísa Chaleta, Elisa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Lurdes Cid, Marilia Fialho, Isabel Grácio, Luísa Chaleta, Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inlusão Necessidades formação Professores 1º Ciclo |
topic |
Inlusão Necessidades formação Professores 1º Ciclo |
description |
A educação inclusiva tem vindo a afirmar-se como um movimento educativo que permite criar igualdade de oportunidades para todas as crianças. Para que tal aconteça é fulcral que os professores que actuam em salas de aula do ensino regular tenham acesso a métodos, estratégias e técnicas que lhes permitam uma acção educativa inclusiva e, simultaneamente, promotora do potencial académico, emocional e social. Torna-se assim importante determinar as necessidades de formação dos professores, na medida em que estes lidam com uma vasta variedade de crianças a cujas necessidades distintas têm de dar respostas que se pretendem eficazes. O trabalho que se apresenta corresponde a uma parte da pesquisa realizada no âmbito do Projecto Comenius DISTINC (Developing an In Service Training for Inclusive Pratices) e centra-se nos resultados obtidos relativamente a um questionário passado em 2011 a 50 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região do Alentejo. O questionário permitiu identificar necessidades de formação no âmbito das dificuldades de aprendizagem (em diversos domínios) e dos comportamentos desafiantes na medida em que estes se relacionam com a aprendizagem e o sucesso escolar da criança. Abstract Education policies should be primarily designed to ensure students conditions to acquire knowledge and develop skills to better exercise citizenship and participate in social, political and economic activities. The Enrichment Extracurricular Activities is a priority goal of the Portuguese Government to improve teaching and learning conditions in the first cycle of basic education (primary school) and to implement the concept of "full time school." The Enrichment Extracurricular Activities (EEA) respond to this educational policy and seek to promote social justice as long as generalize a set of activities previously available only to children attending the Leisure Activities Program (LAP). In this sense, EEA pretend to fulfill the dual purpose of ensuring that all students in the first years of school have access to a set of free enriching learning activities and at the same time it deals with the priority set out by the Government to promote social responses in the field of family support. Although there is a consensus that the EEA under the program "School Full Time" is socially relevant for many families the program has failed to meet consensus regarding its pedagogical relevance and adequacy and did not respond to some of the expectations created about activities quality in respect to specific teachers training. The aim of this paper is therefore showing parents and teachers opinions about the importance, organization and development of EEA. Data were collected through a survey questionnaire with open and closed questions and analyzed through qualitative and statistical procedures. This communication present the opinion of parents about the EEA. Keywords: Enrichment Extracurricular Activities, opinions, importance, organization, development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-01T00:00:00Z 2012-01-24T17:36:21Z 2012-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4115 http://hdl.handle.net/10174/4115 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, L. Fialho, I. Cid, M., Grácio, L. & Chaleta, E. (2011) Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM). ISBN: 978-989-8339-11-9 978-989-8339-11-9 PED mlrm@uevora.pt mcid@uevora.pt ijfialho@gmail.com mlg@uevora.pt mec@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEP/DP - UE |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEP/DP - UE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136475371012096 |