Práticas profissionais dos professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2983 |
Resumo: | Este artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii) comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São passados em revista o relatório Matemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas de qualidade diferente?, o relatório nacional do TIMSS sobre contextos de aprendizagem, bem como outros estudos quantitativos e qualitativos na sua maior parte realizados no âmbito de trabalhos académicos. Os estudos considerados mostram que as práticas actuais dos professores são ainda predominantemente marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que pouco recorre a materiais para além do quadro, giz e manual, prevalecendo uma comunicação unidireccional, uma preocupação sumativa na avaliação, o estilo de trabalho individualista e a formação desligada das práticas lectivas. No entanto, evidenciam-se sinais de novas práticas, envolvendo uma diversificação de tarefas, uma comunicação mais partilhada, uma maior atenção aos aspectos formativos da avaliação e um reconhecimento do interesse da colaboração profissional, aspectos que são, de resto, bem visíveis em alguns dos estudos naturalísticos realizados. O artigo conclui pela necessidade de se realizarem novos estudos, que permitam traçar um quadro mais nítido da situação e compreender quais os factores que para ela contribuem e que podem ou não facilitar a respectiva mudança. |
id |
RCAP_7be115e05f769e9f8f669496d5342628 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas profissionais dos professores de MatemáticaProfessional practicePrática profissionalTaskTarefaEducational materialMaterial didácticoClassroom communicationComunicação na sala de aulaCurriculum managementGestão curricularAssessmentAvaliaçãoCollaborationColaboraçãoTeacher educationFormação de professoresEste artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii) comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São passados em revista o relatório Matemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas de qualidade diferente?, o relatório nacional do TIMSS sobre contextos de aprendizagem, bem como outros estudos quantitativos e qualitativos na sua maior parte realizados no âmbito de trabalhos académicos. Os estudos considerados mostram que as práticas actuais dos professores são ainda predominantemente marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que pouco recorre a materiais para além do quadro, giz e manual, prevalecendo uma comunicação unidireccional, uma preocupação sumativa na avaliação, o estilo de trabalho individualista e a formação desligada das práticas lectivas. No entanto, evidenciam-se sinais de novas práticas, envolvendo uma diversificação de tarefas, uma comunicação mais partilhada, uma maior atenção aos aspectos formativos da avaliação e um reconhecimento do interesse da colaboração profissional, aspectos que são, de resto, bem visíveis em alguns dos estudos naturalísticos realizados. O artigo conclui pela necessidade de se realizarem novos estudos, que permitam traçar um quadro mais nítido da situação e compreender quais os factores que para ela contribuem e que podem ou não facilitar a respectiva mudança.This article analyses results of studies carried out in Portugal about professional practices of mathematics teachers in different fields: (i) tasks proposed, (ii) materials used, (iii) classroom communication, (iv) curriculum management, (v) evaluation, (vi) collaboration, and (vii) teacher education. This article reviews the report Matemática 2001, the study Resultados diferentes, escolas de qualidade diferente?, the national report of TIMSS about learning contexts, as well as other quantitative and qualitative studies most of which carried out for academic degrees. The studies analyzed show that current teachers’ practices are yet marked mainly by an expositive teaching style, based on solving exercises and using almost no materials besides blackboard, chalk and textbook, prevailing an unidirectional communication, a summative concern in evaluation, an individualist way of work and teacher education disconnected from classroom practices. However, there is evidence of new practices, involving a diversification of tasks, more shared communication, more attention to formative aspects of evaluation and recognition of the interest of professional collaboration. These aspects are well noted in some naturalistic studies carried out. The article ends with the recommendation that new studies should be carried out, providing a clearer picture of the situation and an understanding of the factors that contribute to it and that may or may not facilitate the corresponding change.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daSerrazina, Maria de Lurdes2011-04-04T08:36:31Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2983porPonte, J. P., & Serrazina, L. (2004). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Quadrante,13(2), 51-74.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:08.507431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
title |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
spellingShingle |
Práticas profissionais dos professores de Matemática Ponte, João Pedro da Professional practice Prática profissional Task Tarefa Educational material Material didáctico Classroom communication Comunicação na sala de aula Curriculum management Gestão curricular Assessment Avaliação Collaboration Colaboração Teacher education Formação de professores |
title_short |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
title_full |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
title_fullStr |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
title_sort |
Práticas profissionais dos professores de Matemática |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Serrazina, Maria de Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria de Lurdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Serrazina, Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional practice Prática profissional Task Tarefa Educational material Material didáctico Classroom communication Comunicação na sala de aula Curriculum management Gestão curricular Assessment Avaliação Collaboration Colaboração Teacher education Formação de professores |
topic |
Professional practice Prática profissional Task Tarefa Educational material Material didáctico Classroom communication Comunicação na sala de aula Curriculum management Gestão curricular Assessment Avaliação Collaboration Colaboração Teacher education Formação de professores |
description |
Este artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii) comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São passados em revista o relatório Matemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas de qualidade diferente?, o relatório nacional do TIMSS sobre contextos de aprendizagem, bem como outros estudos quantitativos e qualitativos na sua maior parte realizados no âmbito de trabalhos académicos. Os estudos considerados mostram que as práticas actuais dos professores são ainda predominantemente marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que pouco recorre a materiais para além do quadro, giz e manual, prevalecendo uma comunicação unidireccional, uma preocupação sumativa na avaliação, o estilo de trabalho individualista e a formação desligada das práticas lectivas. No entanto, evidenciam-se sinais de novas práticas, envolvendo uma diversificação de tarefas, uma comunicação mais partilhada, uma maior atenção aos aspectos formativos da avaliação e um reconhecimento do interesse da colaboração profissional, aspectos que são, de resto, bem visíveis em alguns dos estudos naturalísticos realizados. O artigo conclui pela necessidade de se realizarem novos estudos, que permitam traçar um quadro mais nítido da situação e compreender quais os factores que para ela contribuem e que podem ou não facilitar a respectiva mudança. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2011-04-04T08:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2983 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2004). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Quadrante,13(2), 51-74. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134175660343296 |