Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40716 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa. |
id |
RCAP_d511d8675a80a57e3c245cf7fecec0dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40716 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º anoRepresentaçõesTarefaPráticaAções do professorRepresentationsTaskTeacher actionsPracticeNeste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa.In this paper we analyse two 3 rd grade teacher’s practices, Carla and Ricardo, in order to understand the characteristics of their actions, specifically how they explore a task in the classroom, how they question their students and which are the representations that they privilege. Data were collected through participant observation, supported by audio and video recording and were analysed through content analysis. The results suggest that the action of informing appears more often and is frequently combined with rhetorical focusing questions and/or closed confirmation questions. Likewise, challenging actions, that are less common, appear relate with to inquiry questions. In order to promote the use of representations by their pupils, both teachers adapt their actions and the questioning that they use so they can promote: (i) the use and transformation of a chosen representation; and (ii) pupils’ critical thinking about the main aspects of the task.Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaVelez, IsabelSerrazina, Maria de LurdesPonte, João Pedro da2020-01-06T14:53:21Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40716porVelez, I., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano. Zetetiké, 27, 1-19. Doi: 10.20396/zet.v27i0.86506782176-174410.20396/zet.v27i0.8650678info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:20.507830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
title |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
spellingShingle |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano Velez, Isabel Representações Tarefa Prática Ações do professor Representations Task Teacher actions Practice |
title_short |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
title_full |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
title_fullStr |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
title_full_unstemmed |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
title_sort |
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano |
author |
Velez, Isabel |
author_facet |
Velez, Isabel Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velez, Isabel Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Tarefa Prática Ações do professor Representations Task Teacher actions Practice |
topic |
Representações Tarefa Prática Ações do professor Representations Task Teacher actions Practice |
description |
Neste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-06T14:53:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40716 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Velez, I., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano. Zetetiké, 27, 1-19. Doi: 10.20396/zet.v27i0.8650678 2176-1744 10.20396/zet.v27i0.8650678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134482621530112 |