Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velez, Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serrazina, Maria de Lurdes, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40716
Resumo: Neste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa.
id RCAP_d511d8675a80a57e3c245cf7fecec0dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º anoRepresentaçõesTarefaPráticaAções do professorRepresentationsTaskTeacher actionsPracticeNeste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa.In this paper we analyse two 3 rd grade teacher’s practices, Carla and Ricardo, in order to understand the characteristics of their actions, specifically how they explore a task in the classroom, how they question their students and which are the representations that they privilege. Data were collected through participant observation, supported by audio and video recording and were analysed through content analysis. The results suggest that the action of informing appears more often and is frequently combined with rhetorical focusing questions and/or closed confirmation questions. Likewise, challenging actions, that are less common, appear relate with to inquiry questions. In order to promote the use of representations by their pupils, both teachers adapt their actions and the questioning that they use so they can promote: (i) the use and transformation of a chosen representation; and (ii) pupils’ critical thinking about the main aspects of the task.Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaVelez, IsabelSerrazina, Maria de LurdesPonte, João Pedro da2020-01-06T14:53:21Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40716porVelez, I., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano. Zetetiké, 27, 1-19. Doi: 10.20396/zet.v27i0.86506782176-174410.20396/zet.v27i0.8650678info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:20.507830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
title Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
spellingShingle Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
Velez, Isabel
Representações
Tarefa
Prática
Ações do professor
Representations
Task
Teacher actions
Practice
title_short Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
title_full Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
title_fullStr Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
title_full_unstemmed Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
title_sort Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano
author Velez, Isabel
author_facet Velez, Isabel
Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Velez, Isabel
Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Tarefa
Prática
Ações do professor
Representations
Task
Teacher actions
Practice
topic Representações
Tarefa
Prática
Ações do professor
Representations
Task
Teacher actions
Practice
description Neste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-06T14:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40716
url http://hdl.handle.net/10451/40716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Velez, I., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano. Zetetiké, 27, 1-19. Doi: 10.20396/zet.v27i0.8650678
2176-1744
10.20396/zet.v27i0.8650678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134482621530112