Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Marisa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28778
Resumo: Analisamos as aprendizagens sobre tarefas, comunicação e modo de promover os processos de raciocínio matemático dos alunos feitas num estudo de aula por uma professora do 5.º ano. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista individual e outra em grupo focal e da reflexão final da professora. O estudo de aula, conjugando o conhecimento proveniente da investigação com o conhecimento experiencial dos professores, realizado num contexto colaborativo e explorando situações de reflexão sobre a prática relativamente à comunicação em sala de aula e aos raciocínios por vezes inesperados dos alunos, representou um contexto favorável para o desenvolvimento profissional da professora, nomeadamente sobre questões relacionadas com a comunicação, as tarefas e os processos de raciocínio no ensino-aprendizagem da Matemática.
id RCAP_d0a02ce5d686b11e4b1229c1b20aa989
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aulaDesenvolvimento profissionalEstudo de aulaComunicaçãoRaciocínioTarefaTaskProfessional developmentLesson studyCommunicationReasoningAnalisamos as aprendizagens sobre tarefas, comunicação e modo de promover os processos de raciocínio matemático dos alunos feitas num estudo de aula por uma professora do 5.º ano. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista individual e outra em grupo focal e da reflexão final da professora. O estudo de aula, conjugando o conhecimento proveniente da investigação com o conhecimento experiencial dos professores, realizado num contexto colaborativo e explorando situações de reflexão sobre a prática relativamente à comunicação em sala de aula e aos raciocínios por vezes inesperados dos alunos, representou um contexto favorável para o desenvolvimento profissional da professora, nomeadamente sobre questões relacionadas com a comunicação, as tarefas e os processos de raciocínio no ensino-aprendizagem da Matemática.Repositório da Universidade de LisboaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2017-08-28T15:51:13Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28778porQuaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.431173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
title Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
spellingShingle Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
Quaresma, Marisa
Desenvolvimento profissional
Estudo de aula
Comunicação
Raciocínio
Tarefa
Task
Professional development
Lesson study
Communication
Reasoning
title_short Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
title_full Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
title_fullStr Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
title_full_unstemmed Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
title_sort Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
author Quaresma, Marisa
author_facet Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Estudo de aula
Comunicação
Raciocínio
Tarefa
Task
Professional development
Lesson study
Communication
Reasoning
topic Desenvolvimento profissional
Estudo de aula
Comunicação
Raciocínio
Tarefa
Task
Professional development
Lesson study
Communication
Reasoning
description Analisamos as aprendizagens sobre tarefas, comunicação e modo de promover os processos de raciocínio matemático dos alunos feitas num estudo de aula por uma professora do 5.º ano. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista individual e outra em grupo focal e da reflexão final da professora. O estudo de aula, conjugando o conhecimento proveniente da investigação com o conhecimento experiencial dos professores, realizado num contexto colaborativo e explorando situações de reflexão sobre a prática relativamente à comunicação em sala de aula e aos raciocínios por vezes inesperados dos alunos, representou um contexto favorável para o desenvolvimento profissional da professora, nomeadamente sobre questões relacionadas com a comunicação, as tarefas e os processos de raciocínio no ensino-aprendizagem da Matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-08-28T15:51:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28778
url http://hdl.handle.net/10451/28778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369978253312