A motricidade fina no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32312 |
Resumo: | O presente relatório final, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi concretizado com base nas práticas pedagógicas efetuadas nos estágios em Jardim de Infância, no grupo de 3 anos, e no 1.º CEB, no 3.º ano de escolaridade. Intitula-se “A Motricidade Fina no Pré-Escolar e no Primeiro Ciclo do Ensino Básico”, em que o principal objetivo, numa fase inicial, foi perceber a importância atribuída pela educadora e pela professora à motricidade fina, numa segunda instância avaliar o nível de desenvolvimento da motricidade fina das crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, das instituições onde estagiei e, numa terceira fase planificar algumas atividades. Para perceber o impacto das atividades que planifiquei voltei a verificar, nas mesmas situações, se as crianças haviam melhorado o seu desempenho. As várias expressões têm um papel muito importante na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º CEB, pois é a partir destas áreas que as crianças e os alunos desenvolvem a sua motricidade, mas também a autonomia, a comunicação, a imaginação e a criatividade. A coordenação motora fina é a capacidade de utilizar os vários movimentos, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar, usando o cérebro, os músculos e as articulações. A Motricidade Fina é fundamental para a interação da criança com o meio envolvente e acontece sempre que a criança usa e se relaciona com diferentes objetos. O seu desenvolvimento acontece desde o nascimento. Acima de tudo, é importante deixar a criança explorar, descobrir e experimentar novas formas de utilizar diferentes objetos adequados à sua idade. Neste estudo de caráter exploratório, que implicou uma vertente de intervenção, ao comparar os desempenhos das crianças, dos dois grupos, nas três situações de avaliação, pude constatar que houve uma melhoria significativa. Deste modo, independentemente do fator maturação que, sem dúvida, teve alguma influência, posso inferir que as atividades desenvolvidas potenciaram o desenvolvimento da motricidade no grupo do Pré-Escolar e no grupo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo reforça que é essencial proporcionar às crianças em idade pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico atividades de Motricidade Fina. |
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