Contributos para o estudo da inclusão:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28436 |
Resumo: | O presente trabalho, desenvolvido entre março e outubro de 2013, num estabelecimento de ensino com Pré-escolar e 1.º Ciclo, sito no concelho de Palmela, teve por objetivo principal responder à seguinte questão: Em que medida, um plano de intervenção adequado, que tenha em conta os facilitadores e barreiras a nível das características da criança e do contexto, numa fase de transição do Pré-escolar para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, poderá contribuir para uma melhor adaptação da criança proporcionando-lhe um ambiente mais inclusivo? Para tal utilizámos uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso de uma criança (L.), com Atraso Global de Desenvolvimento, num primeiro instante numa sala do Pré-escolar e num segundo momento integrada numa sala do 1.ºciclo, pretendendo-se descrever, analisar e compreender o processo de transição no contexto existente. Para a recolha de informação, desenvolvemos a pesquisa documental, a entrevista, a checklist do Programa Portage, a Escala para a avaliação do Envolvimento nas rotinas, para educadores (EAERE), a Escala de Avaliação das Estratégias Sociais e o Index de Competências. O Plano de intervenção implementado pretendeu respeitar o objetivo geral deste trabalho de projeto, assim como, implementar estratégias de diferenciação pedagógica, promover dinâmicas de cooperação, elaborar estratégias de socialização, eliminar barreiras promovendo práticas inclusivas e promover o desenvolvimento global da criança. A análise de dados permitiu-nos concluir que uma adequada intervenção aliada a um ambiente mais inclusivo, tendo em conta todas as características inerentes, é essencial para facilitar um processo de transição, de forma a que este se desenvolva eficazmente e naturalmente, sem interferir no desenvolvimento da criança em estudo. |
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O presente trabalho, desenvolvido entre março e outubro de 2013, num estabelecimento de ensino com Pré-escolar e 1.º Ciclo, sito no concelho de Palmela, teve por objetivo principal responder à seguinte questão: Em que medida, um plano de intervenção adequado, que tenha em conta os facilitadores e barreiras a nível das características da criança e do contexto, numa fase de transição do Pré-escolar para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, poderá contribuir para uma melhor adaptação da criança proporcionando-lhe um ambiente mais inclusivo? Para tal utilizámos uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso de uma criança (L.), com Atraso Global de Desenvolvimento, num primeiro instante numa sala do Pré-escolar e num segundo momento integrada numa sala do 1.ºciclo, pretendendo-se descrever, analisar e compreender o processo de transição no contexto existente. Para a recolha de informação, desenvolvemos a pesquisa documental, a entrevista, a checklist do Programa Portage, a Escala para a avaliação do Envolvimento nas rotinas, para educadores (EAERE), a Escala de Avaliação das Estratégias Sociais e o Index de Competências. O Plano de intervenção implementado pretendeu respeitar o objetivo geral deste trabalho de projeto, assim como, implementar estratégias de diferenciação pedagógica, promover dinâmicas de cooperação, elaborar estratégias de socialização, eliminar barreiras promovendo práticas inclusivas e promover o desenvolvimento global da criança. A análise de dados permitiu-nos concluir que uma adequada intervenção aliada a um ambiente mais inclusivo, tendo em conta todas as características inerentes, é essencial para facilitar um processo de transição, de forma a que este se desenvolva eficazmente e naturalmente, sem interferir no desenvolvimento da criança em estudo. |
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