Atividades promotoras de educação para os valores no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Rute Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18443
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de articulação entre as Unidades Curriculares de Seminário de Investigação Educacional e de Prática Pedagógica Supervisionada e enquadra-se na temática das Ciências, no domínio da Educação para os valores. A questão de investigação foi: Quais os contributos das sessões propostas de educação para os valores, no desenvolvimento do raciocínio moral e de atitudes / valores de alunos do 3.º ano de escolaridade? Para dar resposta a esta questão, foi criada, planificada, implementada e validada uma proposta didática sobre a Educação para os valores (Raths et. al., 1972; Kohlberg, 1981, 1997; Valente 1989; Andrade 1992; Patrício, 1994, 1998; Cabanas, 1995; Casanova, 2001; Virães, 2013). A implementação decorreu numa turma do 3.º ano de escolaridade com 26 alunos, onde a investigadora realizou a sua prática pedagógica. Este estudo enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, com um plano de Investigação-Ação (Elliot, 1991; Goméz et. al., 1996; Coutinho, 2015). Recorremos a algumas técnicas e instrumentos de investigação, nomeadamente, as notas de campo da Investigadora e os registos escritos dos alunos. Os dados recolhidos permitiram perceber os valores e atitudes defendidos pelos alunos bem como o desenvolvimento do seu raciocínio moral. Estes inicialmente denotavam grande dificuldade em responder e refletir sobre as questões morais e de conflito e identificavam alguns valores; porém não reconheciam o significado de grande parte deles. As sessões propostas para além de conseguirem sensibilizar os alunos para a importância deste domínio – Educação para os valores – levou-os a uma maior consciencialização sobre os valores e atitudes que defendem (Raths et. al., 1972; Kohlberg, 1981, 1997; Valente 1989; Andrade 1992; Patrício, 1994, 1998; Cabanas, 1995; Casanova, 2001; Virães, 2013). Para além disso, através das intervenções a maior parte dos alunos foi progressivamente manifestando outros valores, defendendo-os como seus. Quanto ao desenvolvimento do raciocínio moral podemos verificar que seriam necessárias mais sessões para que houvesse um desenvolvimento percetível. Destes resultados pode concluir-se que as sessões implementadas, de um modo geral, contribuíram para que os alunos tomassem uma melhor consciência dos seus valores e promoveu a importância da reflexão sobre as suas atitudes. Para além disso os alunos manifestaram e compreenderam a real importância transversal deste domínio que é a Educação para os valores.
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A implementação decorreu numa turma do 3.º ano de escolaridade com 26 alunos, onde a investigadora realizou a sua prática pedagógica. Este estudo enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, com um plano de Investigação-Ação (Elliot, 1991; Goméz et. al., 1996; Coutinho, 2015). Recorremos a algumas técnicas e instrumentos de investigação, nomeadamente, as notas de campo da Investigadora e os registos escritos dos alunos. Os dados recolhidos permitiram perceber os valores e atitudes defendidos pelos alunos bem como o desenvolvimento do seu raciocínio moral. Estes inicialmente denotavam grande dificuldade em responder e refletir sobre as questões morais e de conflito e identificavam alguns valores; porém não reconheciam o significado de grande parte deles. As sessões propostas para além de conseguirem sensibilizar os alunos para a importância deste domínio – Educação para os valores – levou-os a uma maior consciencialização sobre os valores e atitudes que defendem (Raths et. al., 1972; Kohlberg, 1981, 1997; Valente 1989; Andrade 1992; Patrício, 1994, 1998; Cabanas, 1995; Casanova, 2001; Virães, 2013). Para além disso, através das intervenções a maior parte dos alunos foi progressivamente manifestando outros valores, defendendo-os como seus. Quanto ao desenvolvimento do raciocínio moral podemos verificar que seriam necessárias mais sessões para que houvesse um desenvolvimento percetível. Destes resultados pode concluir-se que as sessões implementadas, de um modo geral, contribuíram para que os alunos tomassem uma melhor consciência dos seus valores e promoveu a importância da reflexão sobre as suas atitudes. Para além disso os alunos manifestaram e compreenderam a real importância transversal deste domínio que é a Educação para os valores.This report was developed towards a Masters in Primary School and Elementary Teaching, seeking to articulate between the Seminar on Educational Research and Supervised Pedagogical Practice Curricular Units. It fits within the Scientific framework of Education towards values. The research question was: Which were the contributions of the proposed educational activities towards values, in the development of rational thought and attitudes / values of 3rd grade students? In order to answer this question, a didactic proposal on Education towards values was created, planned, implemented and validated (Raths et. al., 1972; Kohlberg, 1981, 1997; Valente 1989; Andrade 1992; Patrício, 1994, 1998; Cabanas, 1995; Casanova, 2001; Virães, 2013). The research was carried out on a third-grade class with 26 students, where the researcher performed her pedagogical activities. This study falls within a qualitative approach, with a Research-Action plan (Elliot, 1991; Goméz et. al., 1996; Coutinho, 2015). Research techniques and instruments used were mainly field research notes from the Researcher and the students’ written records. The data collected has allowed us to understand the values and attitudes defended by the students, as well as the development of their moral reasoning. Initially they presented great difficulty in answering and reflecting on moral and conflict related issues, and although they identified some values, they didn’t understand the meaning of most of them. The proposed activities, besides making the students aware of the importance of this issue – Education towards values – they have also led them to a greater awareness of the values and attitudes that they believe in (Raths et. al., 1972; Kohlberg, 1981, 1997; Valente 1989; Andrade 1992; Patrício, 1994, 1998; Cabanas, 1995; Casanova, 2001; Virães, 2013). Additionally, through these interventions most students progressively presented other values, defending them as their own. Regarding the development of moral reasoning we have noticed that more activities would be necessary in order for there to be a perceptible development. From these results, we can conclude that the activities carried out, overall, have contributed towards an increased awareness in students of their values and they have promoted the importance of reflecting on their attitudes. Additionally, students have shown and understood the true transversal importance of Education towards values.Universidade de Aveiro2017-10-04T08:47:48Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18443TID:201564793porMoreira, Ana Rute Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:59Zoai:ria.ua.pt:10773/18443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:09.511785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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