Atitudes e valores em contexto escolar: propostas de implementação no 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18469 |
Resumo: | O presente relatório final parte de uma busca pessoal pela melhoria da realidade educativa. Nesse sentido, foi encontrada a problemática a ser estudada: Educação para os valores. Esta escolha advém de uma necessidade intrínseca de saber mais sobre o tema e do desejo de poder partilhar esse conhecimento com os demais. Desta forma, a finalidade do presente estudo foi averiguar se as atividades de educação para os valores, adaptadas para a presente investigação, contribuem para a melhoria das atitudes e valores e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 6.º ano de escolaridade. Partindo desta finalidade, chegou-se à seguinte questão de investigação: Quais os contributos das atividades de educação para os valores, adaptadas para o presente estudo, para a melhoria das atitudes e valores e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 6.º ano de escolaridade? Com o intuito de responder à presente questão foram realizadas atividades de educação para os valores tendo por base a abordagem de Clarificação de Valores, a abordagem Cognitivista de Kohlberg e ainda a abordagem da educação moral integral de Quintana Cabanas. A presente investigação foi desenvolvida tendo por base o paradigma sócio-crítico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de Investigação-Ação. O estudo foi realizado numa turma de 21 alunos do 6.º ano de escolaridade numa escola do Centro Litoral de Portugal, no âmbito da área curricular Educação para a Cidadania. Como instrumentos de recolha de dados, foram usadas as produções escritas dos alunos, a transcrição das gravações áudio das sessões e o diário do investigador. Por fim, na análise dos dados, foi privilegiada a análise de conteúdo. Com base nos dados recolhidos e analisados, verificou-se que as melhorias das atitudes/valores dos alunos foram pouco substanciais. Para além desse aspeto, verificou-se que o número de alunos a raciocinar em níveis de raciocínio moral mais baixos diminuiu. Em relação às implicações do estudo este pretende representar uma proposta concreta de sessões, tendo por base várias abordagens de educação para os valores, com o intuito de trabalhar atitudes e valores em contexto sala de aula. |
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Atitudes e valores em contexto escolar: propostas de implementação no 2º CEBEnsino de valoresEnsino básico 2º cicloAtitudes educativasDesenvolvimento cognitivoCompetências de raciocínioEstratégias da aprendizagemO presente relatório final parte de uma busca pessoal pela melhoria da realidade educativa. Nesse sentido, foi encontrada a problemática a ser estudada: Educação para os valores. Esta escolha advém de uma necessidade intrínseca de saber mais sobre o tema e do desejo de poder partilhar esse conhecimento com os demais. Desta forma, a finalidade do presente estudo foi averiguar se as atividades de educação para os valores, adaptadas para a presente investigação, contribuem para a melhoria das atitudes e valores e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 6.º ano de escolaridade. Partindo desta finalidade, chegou-se à seguinte questão de investigação: Quais os contributos das atividades de educação para os valores, adaptadas para o presente estudo, para a melhoria das atitudes e valores e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 6.º ano de escolaridade? Com o intuito de responder à presente questão foram realizadas atividades de educação para os valores tendo por base a abordagem de Clarificação de Valores, a abordagem Cognitivista de Kohlberg e ainda a abordagem da educação moral integral de Quintana Cabanas. A presente investigação foi desenvolvida tendo por base o paradigma sócio-crítico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de Investigação-Ação. O estudo foi realizado numa turma de 21 alunos do 6.º ano de escolaridade numa escola do Centro Litoral de Portugal, no âmbito da área curricular Educação para a Cidadania. Como instrumentos de recolha de dados, foram usadas as produções escritas dos alunos, a transcrição das gravações áudio das sessões e o diário do investigador. Por fim, na análise dos dados, foi privilegiada a análise de conteúdo. Com base nos dados recolhidos e analisados, verificou-se que as melhorias das atitudes/valores dos alunos foram pouco substanciais. Para além desse aspeto, verificou-se que o número de alunos a raciocinar em níveis de raciocínio moral mais baixos diminuiu. Em relação às implicações do estudo este pretende representar uma proposta concreta de sessões, tendo por base várias abordagens de educação para os valores, com o intuito de trabalhar atitudes e valores em contexto sala de aula.This research originates in a personal inquiry aiming to improve the educational reality. In this sense, the problem to be studied has found: Education for values. This choice regards the intrinsic need to know more about the subject and the desire to share this knowledge with others. So, the purpose of this study was to determine whether the educational activities for values, adapted to this research, contribute to the improvement of attitudes and values and the development of moral reasoning in students of the 6th grade. For this purpose, the following research question was reached: What are the contributions of educational activities for values, adapted to the present study, to improve the attitudes and values and the development of moral reasoning in students of the 6th grade? In order to answer this question, education activities to promote values were carried out based on the Values Clarification approach, on the Kohlberg’s Cognitivist approach and also the on the approach to the whole moral education of Quintana Cabanas. This research was developed based on the socio-critical paradigm, according to a qualitative methodological perspective oriented by a research-action plan. The study was carried out in a 21 students 6th grade class of a school in the Central Coast of Portugal, within the curriculum area of Citizenship Education. The data collection instruments, were the productions writings of the students, the transcription of the audio recordings from the sessions and an investigator diary. Finally, in the data analysis, to content analysis was privileged. Based on the data collected and analysed, the results show that the improvement of attitudes / values of the students were minor. In addition, it was found that the number of students reasoning in lower moral levels decreased. Regarding the implications of the study, this is intended to represent a concrete proposal of sessions based on several educational approaches in values, aiming to work attitudes and values in a classroom context.Universidade de Aveiro2017-10-10T10:11:06Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18469TID:201569523porMoreira, Catarina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:02Zoai:ria.ua.pt:10773/18469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:10.660599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório final parte de uma busca pessoal pela melhoria da realidade educativa. Nesse sentido, foi encontrada a problemática a ser estudada: Educação para os valores. Esta escolha advém de uma necessidade intrínseca de saber mais sobre o tema e do desejo de poder partilhar esse conhecimento com os demais. Desta forma, a finalidade do presente estudo foi averiguar se as atividades de educação para os valores, adaptadas para a presente investigação, contribuem para a melhoria das atitudes e valores e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 6.º ano de escolaridade. Partindo desta finalidade, chegou-se à seguinte questão de investigação: Quais os contributos das atividades de educação para os valores, adaptadas para o presente estudo, para a melhoria das atitudes e valores e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 6.º ano de escolaridade? Com o intuito de responder à presente questão foram realizadas atividades de educação para os valores tendo por base a abordagem de Clarificação de Valores, a abordagem Cognitivista de Kohlberg e ainda a abordagem da educação moral integral de Quintana Cabanas. A presente investigação foi desenvolvida tendo por base o paradigma sócio-crítico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de Investigação-Ação. O estudo foi realizado numa turma de 21 alunos do 6.º ano de escolaridade numa escola do Centro Litoral de Portugal, no âmbito da área curricular Educação para a Cidadania. Como instrumentos de recolha de dados, foram usadas as produções escritas dos alunos, a transcrição das gravações áudio das sessões e o diário do investigador. Por fim, na análise dos dados, foi privilegiada a análise de conteúdo. Com base nos dados recolhidos e analisados, verificou-se que as melhorias das atitudes/valores dos alunos foram pouco substanciais. Para além desse aspeto, verificou-se que o número de alunos a raciocinar em níveis de raciocínio moral mais baixos diminuiu. Em relação às implicações do estudo este pretende representar uma proposta concreta de sessões, tendo por base várias abordagens de educação para os valores, com o intuito de trabalhar atitudes e valores em contexto sala de aula. |
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