Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23317 |
Resumo: | Vivemos num mundo complexo, onde a sustentabilidade se torna um desafio cada vez mais urgente. Tomar decisões de âmbito sustentável requer indivíduos, com conhecimentos científicos e atitudes e valores, que considerem o seu papel e impacto numa sociedade cada vez mais global. Por estes motivos, é importante educar os cidadãos para escolhas que considerem os seus valores sem prejudicar os que os rodeiam, procurando garantir a sustentabilidade no presente e no futuro. Desta forma, este estudo teve como finalidade desenvolver atividades orientadas para a promoção do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB, num quadro EDS e centradas na abordagem da clarificação de valores. Tendo em conta esta finalidade, foram definidas as questões de investigação: Qual o contributo de atividades, de âmbito EDS, centradas na abordagem da clarificação de valores, no desenvolvimento do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB? Qual a opinião dos alunos sobre este tipo de atividades que realizaram? Quais as representações dos alunos acerca das atividades realizadas para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades face ao DS? Importa mencionar que este decorreu numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola privada, composta por 22 alunos, durante as aulas de apoio. Nesta investigação, de natureza qualitativa, seguindo como plano de investigação, o estudo de caso, os alunos participaram em atividades focadas na abordagem de clarificação de valores, centradas na EDS. Os dados foram recolhidos com recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e analisados, predominantemente, por análise de conteúdo. A partir dos dados recolhidos e analisados, conclui-se que as atividades de clarificação de valores não contribuíram para o desenvolvimento moral da maioria dos alunos em questão. Relativamente à opinião dos alunos, concluise que as atividades foram motivadoras e interessantes. Pela opinião dos alunos, as atividades também contribuíram para o aumento dos seus conhecimentos e capacidade face ao DS. |
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Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDSDesenvolvimento sustentávelEnsino básico 2º cicloEnsino de valoresDesenvolvimento cognitivoEducação para os valoresVivemos num mundo complexo, onde a sustentabilidade se torna um desafio cada vez mais urgente. Tomar decisões de âmbito sustentável requer indivíduos, com conhecimentos científicos e atitudes e valores, que considerem o seu papel e impacto numa sociedade cada vez mais global. Por estes motivos, é importante educar os cidadãos para escolhas que considerem os seus valores sem prejudicar os que os rodeiam, procurando garantir a sustentabilidade no presente e no futuro. Desta forma, este estudo teve como finalidade desenvolver atividades orientadas para a promoção do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB, num quadro EDS e centradas na abordagem da clarificação de valores. Tendo em conta esta finalidade, foram definidas as questões de investigação: Qual o contributo de atividades, de âmbito EDS, centradas na abordagem da clarificação de valores, no desenvolvimento do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB? Qual a opinião dos alunos sobre este tipo de atividades que realizaram? Quais as representações dos alunos acerca das atividades realizadas para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades face ao DS? Importa mencionar que este decorreu numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola privada, composta por 22 alunos, durante as aulas de apoio. Nesta investigação, de natureza qualitativa, seguindo como plano de investigação, o estudo de caso, os alunos participaram em atividades focadas na abordagem de clarificação de valores, centradas na EDS. Os dados foram recolhidos com recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e analisados, predominantemente, por análise de conteúdo. A partir dos dados recolhidos e analisados, conclui-se que as atividades de clarificação de valores não contribuíram para o desenvolvimento moral da maioria dos alunos em questão. Relativamente à opinião dos alunos, concluise que as atividades foram motivadoras e interessantes. Pela opinião dos alunos, as atividades também contribuíram para o aumento dos seus conhecimentos e capacidade face ao DS.We live in a complex world where sustainability becomes an increasingly urgent challenge. Making sustainable decisions requires individuals with scientific knowledge and attitudes and values, who consider their role and impact in an increasingly global society. For these reasons, it is important to educate citizens towards choices that consider their values, without harming those around them, while ensuring a sustainable present and future. In this way, this study aims to develop activities oriented to promote the moral reasoning of secondary education students, within an ESD framework and focused on the clarification of values approach. In view of this purpose, were defined the following research questions: What is the contribution of activities, within the scope of ESD, focused on the values clarification approach, in the development of the moral reasoning of secondary education students? What do students think about this type of activities? What are the students' representations about the activities carried out to develop their knowledge and abilities in relation to SD? It is important to mention that this study took place in a class of the 6th grade, in a private school, composed by 22 students, during the classes of support. In this research, of a qualitative nature, following as research plan, the case study, students participated in activities focused on the value clarification approach, centered on ESD. The data was collected using a variety of data collection techniques and instruments, and analysed predominantly by content analysis. From the data collected and analysed, it was concluded that the value clarification activities did not contribute to the moral development of the majority of the students in question. Regarding the students' opinions, it was concluded that the activities were motivating and interesting. In the opinion of the students, the activities also contributed to the increase of their knowledge and abilities towards SD.Universidade de Aveiro2018-05-30T10:31:57Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23317porSilva, João Manuel Pereira Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:26Zoai:ria.ua.pt:10773/23317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:07.604126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Vivemos num mundo complexo, onde a sustentabilidade se torna um desafio cada vez mais urgente. Tomar decisões de âmbito sustentável requer indivíduos, com conhecimentos científicos e atitudes e valores, que considerem o seu papel e impacto numa sociedade cada vez mais global. Por estes motivos, é importante educar os cidadãos para escolhas que considerem os seus valores sem prejudicar os que os rodeiam, procurando garantir a sustentabilidade no presente e no futuro. Desta forma, este estudo teve como finalidade desenvolver atividades orientadas para a promoção do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB, num quadro EDS e centradas na abordagem da clarificação de valores. Tendo em conta esta finalidade, foram definidas as questões de investigação: Qual o contributo de atividades, de âmbito EDS, centradas na abordagem da clarificação de valores, no desenvolvimento do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB? Qual a opinião dos alunos sobre este tipo de atividades que realizaram? Quais as representações dos alunos acerca das atividades realizadas para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades face ao DS? Importa mencionar que este decorreu numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola privada, composta por 22 alunos, durante as aulas de apoio. Nesta investigação, de natureza qualitativa, seguindo como plano de investigação, o estudo de caso, os alunos participaram em atividades focadas na abordagem de clarificação de valores, centradas na EDS. Os dados foram recolhidos com recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e analisados, predominantemente, por análise de conteúdo. A partir dos dados recolhidos e analisados, conclui-se que as atividades de clarificação de valores não contribuíram para o desenvolvimento moral da maioria dos alunos em questão. Relativamente à opinião dos alunos, concluise que as atividades foram motivadoras e interessantes. Pela opinião dos alunos, as atividades também contribuíram para o aumento dos seus conhecimentos e capacidade face ao DS. |
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