Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Manuel Pereira Tavares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23317
Resumo: Vivemos num mundo complexo, onde a sustentabilidade se torna um desafio cada vez mais urgente. Tomar decisões de âmbito sustentável requer indivíduos, com conhecimentos científicos e atitudes e valores, que considerem o seu papel e impacto numa sociedade cada vez mais global. Por estes motivos, é importante educar os cidadãos para escolhas que considerem os seus valores sem prejudicar os que os rodeiam, procurando garantir a sustentabilidade no presente e no futuro. Desta forma, este estudo teve como finalidade desenvolver atividades orientadas para a promoção do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB, num quadro EDS e centradas na abordagem da clarificação de valores. Tendo em conta esta finalidade, foram definidas as questões de investigação: Qual o contributo de atividades, de âmbito EDS, centradas na abordagem da clarificação de valores, no desenvolvimento do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB? Qual a opinião dos alunos sobre este tipo de atividades que realizaram? Quais as representações dos alunos acerca das atividades realizadas para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades face ao DS? Importa mencionar que este decorreu numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola privada, composta por 22 alunos, durante as aulas de apoio. Nesta investigação, de natureza qualitativa, seguindo como plano de investigação, o estudo de caso, os alunos participaram em atividades focadas na abordagem de clarificação de valores, centradas na EDS. Os dados foram recolhidos com recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e analisados, predominantemente, por análise de conteúdo. A partir dos dados recolhidos e analisados, conclui-se que as atividades de clarificação de valores não contribuíram para o desenvolvimento moral da maioria dos alunos em questão. Relativamente à opinião dos alunos, concluise que as atividades foram motivadoras e interessantes. Pela opinião dos alunos, as atividades também contribuíram para o aumento dos seus conhecimentos e capacidade face ao DS.
id RCAP_e7012b75109912983e93357a9f931e57
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23317
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDSDesenvolvimento sustentávelEnsino básico 2º cicloEnsino de valoresDesenvolvimento cognitivoEducação para os valoresVivemos num mundo complexo, onde a sustentabilidade se torna um desafio cada vez mais urgente. Tomar decisões de âmbito sustentável requer indivíduos, com conhecimentos científicos e atitudes e valores, que considerem o seu papel e impacto numa sociedade cada vez mais global. Por estes motivos, é importante educar os cidadãos para escolhas que considerem os seus valores sem prejudicar os que os rodeiam, procurando garantir a sustentabilidade no presente e no futuro. Desta forma, este estudo teve como finalidade desenvolver atividades orientadas para a promoção do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB, num quadro EDS e centradas na abordagem da clarificação de valores. Tendo em conta esta finalidade, foram definidas as questões de investigação: Qual o contributo de atividades, de âmbito EDS, centradas na abordagem da clarificação de valores, no desenvolvimento do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB? Qual a opinião dos alunos sobre este tipo de atividades que realizaram? Quais as representações dos alunos acerca das atividades realizadas para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades face ao DS? Importa mencionar que este decorreu numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola privada, composta por 22 alunos, durante as aulas de apoio. Nesta investigação, de natureza qualitativa, seguindo como plano de investigação, o estudo de caso, os alunos participaram em atividades focadas na abordagem de clarificação de valores, centradas na EDS. Os dados foram recolhidos com recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e analisados, predominantemente, por análise de conteúdo. A partir dos dados recolhidos e analisados, conclui-se que as atividades de clarificação de valores não contribuíram para o desenvolvimento moral da maioria dos alunos em questão. Relativamente à opinião dos alunos, concluise que as atividades foram motivadoras e interessantes. Pela opinião dos alunos, as atividades também contribuíram para o aumento dos seus conhecimentos e capacidade face ao DS.We live in a complex world where sustainability becomes an increasingly urgent challenge. Making sustainable decisions requires individuals with scientific knowledge and attitudes and values, who consider their role and impact in an increasingly global society. For these reasons, it is important to educate citizens towards choices that consider their values, without harming those around them, while ensuring a sustainable present and future. In this way, this study aims to develop activities oriented to promote the moral reasoning of secondary education students, within an ESD framework and focused on the clarification of values approach. In view of this purpose, were defined the following research questions: What is the contribution of activities, within the scope of ESD, focused on the values clarification approach, in the development of the moral reasoning of secondary education students? What do students think about this type of activities? What are the students' representations about the activities carried out to develop their knowledge and abilities in relation to SD? It is important to mention that this study took place in a class of the 6th grade, in a private school, composed by 22 students, during the classes of support. In this research, of a qualitative nature, following as research plan, the case study, students participated in activities focused on the value clarification approach, centered on ESD. The data was collected using a variety of data collection techniques and instruments, and analysed predominantly by content analysis. From the data collected and analysed, it was concluded that the value clarification activities did not contribute to the moral development of the majority of the students in question. Regarding the students' opinions, it was concluded that the activities were motivating and interesting. In the opinion of the students, the activities also contributed to the increase of their knowledge and abilities towards SD.Universidade de Aveiro2018-05-30T10:31:57Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23317porSilva, João Manuel Pereira Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:26Zoai:ria.ua.pt:10773/23317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:07.604126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
title Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
spellingShingle Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
Silva, João Manuel Pereira Tavares
Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 2º ciclo
Ensino de valores
Desenvolvimento cognitivo
Educação para os valores
title_short Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
title_full Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
title_fullStr Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
title_full_unstemmed Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
title_sort Desenvolvimento do raciocínio moral através de atividades de clarificação de valores em contexto EDS
author Silva, João Manuel Pereira Tavares
author_facet Silva, João Manuel Pereira Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Manuel Pereira Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 2º ciclo
Ensino de valores
Desenvolvimento cognitivo
Educação para os valores
topic Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 2º ciclo
Ensino de valores
Desenvolvimento cognitivo
Educação para os valores
description Vivemos num mundo complexo, onde a sustentabilidade se torna um desafio cada vez mais urgente. Tomar decisões de âmbito sustentável requer indivíduos, com conhecimentos científicos e atitudes e valores, que considerem o seu papel e impacto numa sociedade cada vez mais global. Por estes motivos, é importante educar os cidadãos para escolhas que considerem os seus valores sem prejudicar os que os rodeiam, procurando garantir a sustentabilidade no presente e no futuro. Desta forma, este estudo teve como finalidade desenvolver atividades orientadas para a promoção do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB, num quadro EDS e centradas na abordagem da clarificação de valores. Tendo em conta esta finalidade, foram definidas as questões de investigação: Qual o contributo de atividades, de âmbito EDS, centradas na abordagem da clarificação de valores, no desenvolvimento do raciocínio moral de alunos do 2.º CEB? Qual a opinião dos alunos sobre este tipo de atividades que realizaram? Quais as representações dos alunos acerca das atividades realizadas para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades face ao DS? Importa mencionar que este decorreu numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola privada, composta por 22 alunos, durante as aulas de apoio. Nesta investigação, de natureza qualitativa, seguindo como plano de investigação, o estudo de caso, os alunos participaram em atividades focadas na abordagem de clarificação de valores, centradas na EDS. Os dados foram recolhidos com recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e analisados, predominantemente, por análise de conteúdo. A partir dos dados recolhidos e analisados, conclui-se que as atividades de clarificação de valores não contribuíram para o desenvolvimento moral da maioria dos alunos em questão. Relativamente à opinião dos alunos, concluise que as atividades foram motivadoras e interessantes. Pela opinião dos alunos, as atividades também contribuíram para o aumento dos seus conhecimentos e capacidade face ao DS.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-30T10:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23317
url http://hdl.handle.net/10773/23317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137625394642944