A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Caldas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17783
Resumo: A Transformação Digital (TD) faz atualmente parte da realidade de inúmeras organizações, nos seus mais diversos setores de atividade e está a transformar, não só a forma como se relacionam com os seus clientes, mas também as suas estruturas e o seu próprio Modelo de Negócio. À semelhança de outras organizações, também as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a passar por um processo de mudança, o que está a provocar alterações na forma como comunicam e interagem com toda a sua comunidade envolvente. A implementação de iniciativas de TD, está a originar transformações no Modelo de negócio das organizações e das IES. Nas primeiras pesquisas realizadas sobre a TD foram encontrados vários estudos efetuados em contexto organizacional, no entanto, em comparação com as IES observou-se a falta de estudos semelhantes. Nesse sentido é importante refletir, sobre que tipo de iniciativas de TD estarão as IES a adotar para se adaptarem a esta nova realidade. Com este propósito foi formulada a seguinte questão de investigação: “Que Modelo de TD pode ser utilizado numa IES, em particular no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)? Para dar resposta a esta pergunta foram definidos três objetivos que serviram de princípio orientador para o desenvolvimento deste trabalho: em primeiro, sistematizar os conceitos relacionados com a TD e o Modelo de Negócio, em segundo apresentar o “estado da arte” sobre a TD e o Modelo de Negócio nas IES e em terceiro identificar os principais componentes do Modelo de TD do ISCAP. Para atingir o primeiro foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas em estudo, que permitiu consolidar e sistematizar os conceitos associados à TD, de igual forma para o segundo objetivo, foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou a consolidação e sistematização dos conceitos associados ao Modelo de Negócio e a sua análise na perspetiva organizacional e na perspetiva das IES. Para alcançar o terceiro objetivo foi realizado um estudo de caso.
id RCAP_7c176d560b843b42b619143671964e35
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de casoTransformação digitalInstituições de Ensino SuperiorDigital transformation canvasIniciativas de transformação digitalDigital transformationDigital transformation initiativesHigher Education InstitutionsGestãoA Transformação Digital (TD) faz atualmente parte da realidade de inúmeras organizações, nos seus mais diversos setores de atividade e está a transformar, não só a forma como se relacionam com os seus clientes, mas também as suas estruturas e o seu próprio Modelo de Negócio. À semelhança de outras organizações, também as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a passar por um processo de mudança, o que está a provocar alterações na forma como comunicam e interagem com toda a sua comunidade envolvente. A implementação de iniciativas de TD, está a originar transformações no Modelo de negócio das organizações e das IES. Nas primeiras pesquisas realizadas sobre a TD foram encontrados vários estudos efetuados em contexto organizacional, no entanto, em comparação com as IES observou-se a falta de estudos semelhantes. Nesse sentido é importante refletir, sobre que tipo de iniciativas de TD estarão as IES a adotar para se adaptarem a esta nova realidade. Com este propósito foi formulada a seguinte questão de investigação: “Que Modelo de TD pode ser utilizado numa IES, em particular no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)? Para dar resposta a esta pergunta foram definidos três objetivos que serviram de princípio orientador para o desenvolvimento deste trabalho: em primeiro, sistematizar os conceitos relacionados com a TD e o Modelo de Negócio, em segundo apresentar o “estado da arte” sobre a TD e o Modelo de Negócio nas IES e em terceiro identificar os principais componentes do Modelo de TD do ISCAP. Para atingir o primeiro foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas em estudo, que permitiu consolidar e sistematizar os conceitos associados à TD, de igual forma para o segundo objetivo, foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou a consolidação e sistematização dos conceitos associados ao Modelo de Negócio e a sua análise na perspetiva organizacional e na perspetiva das IES. Para alcançar o terceiro objetivo foi realizado um estudo de caso.Digital Transformation (DT) is currently part of the reality of countless organizations in its most diverse sectors of activity and is transforming not only the way they relate to their clients, but also their structures and their own Business Model. Like other organizations, Higher Education Institutions (HEIs) are also going through a process of change, which is causing changes in the way they communicate and interact with their entire surrounding community. The implementation of DT initiatives is leading to transformations in the business model of organizations and HEIs. In the first researches carried out on DT were found several studies carried out in an organizational context, however, in comparison with the HEI there was a lack of similar studies. In this sense, it is important to reflect on which type of DT initiatives the HEIs will be adopting to adapt to this new reality. For this purpose, the following research question was formulated: "What model of DT can be used in an HEI, in particular at the a Higher Institute of Accounting and Administration of Porto (ISCAP)? To answer this question, three objectives were defined as guiding principles for the development of this work: first, to systematize the concepts related to DT and the Business Model, second, to present the "state of the art" on DT and the Business Model in HEIs, and third, to identify the main components of the DT Model of ISCAP. To achieve the first, a literature review was carried out on the themes under study, which allowed consolidating and systematizing the concepts associated to the DT, also for the second objective, a literature review was carried out that allowed consolidating and systematizing the concepts associated with the Business Model and their analysis from the organizational perspective and the perspective of HEIs. To achieve the third objective, a case study was carried out.Rodrigues, Luís António da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Sara Caldas2021-04-05T12:43:42Z2021-01-262021-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17783TID:202671011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:24.326881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
title A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
spellingShingle A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
Rodrigues, Sara Caldas
Transformação digital
Instituições de Ensino Superior
Digital transformation canvas
Iniciativas de transformação digital
Digital transformation
Digital transformation initiatives
Higher Education Institutions
Gestão
title_short A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
title_full A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
title_fullStr A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
title_full_unstemmed A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
title_sort A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de caso
author Rodrigues, Sara Caldas
author_facet Rodrigues, Sara Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Luís António da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sara Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Instituições de Ensino Superior
Digital transformation canvas
Iniciativas de transformação digital
Digital transformation
Digital transformation initiatives
Higher Education Institutions
Gestão
topic Transformação digital
Instituições de Ensino Superior
Digital transformation canvas
Iniciativas de transformação digital
Digital transformation
Digital transformation initiatives
Higher Education Institutions
Gestão
description A Transformação Digital (TD) faz atualmente parte da realidade de inúmeras organizações, nos seus mais diversos setores de atividade e está a transformar, não só a forma como se relacionam com os seus clientes, mas também as suas estruturas e o seu próprio Modelo de Negócio. À semelhança de outras organizações, também as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a passar por um processo de mudança, o que está a provocar alterações na forma como comunicam e interagem com toda a sua comunidade envolvente. A implementação de iniciativas de TD, está a originar transformações no Modelo de negócio das organizações e das IES. Nas primeiras pesquisas realizadas sobre a TD foram encontrados vários estudos efetuados em contexto organizacional, no entanto, em comparação com as IES observou-se a falta de estudos semelhantes. Nesse sentido é importante refletir, sobre que tipo de iniciativas de TD estarão as IES a adotar para se adaptarem a esta nova realidade. Com este propósito foi formulada a seguinte questão de investigação: “Que Modelo de TD pode ser utilizado numa IES, em particular no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)? Para dar resposta a esta pergunta foram definidos três objetivos que serviram de princípio orientador para o desenvolvimento deste trabalho: em primeiro, sistematizar os conceitos relacionados com a TD e o Modelo de Negócio, em segundo apresentar o “estado da arte” sobre a TD e o Modelo de Negócio nas IES e em terceiro identificar os principais componentes do Modelo de TD do ISCAP. Para atingir o primeiro foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas em estudo, que permitiu consolidar e sistematizar os conceitos associados à TD, de igual forma para o segundo objetivo, foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou a consolidação e sistematização dos conceitos associados ao Modelo de Negócio e a sua análise na perspetiva organizacional e na perspetiva das IES. Para alcançar o terceiro objetivo foi realizado um estudo de caso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05T12:43:42Z
2021-01-26
2021-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17783
TID:202671011
url http://hdl.handle.net/10400.22/17783
identifier_str_mv TID:202671011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131464494743552