Uma caracterização de iniciativas de transformação digital nas organizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24924 |
Resumo: | Nos últimos anos, tendo em conta a era digital e a sociedade cada vez mais tecnológica, deparamo-nos com um aumento nas exigências e perspetivas das organizações, no mercado cada vez mais competitivo em que se inserem. Assistimos cada vez mais à adoção de iniciativas de Transformação Digital, pelas organizações de quase todos os setores, que envolvem transformações nos produtos e processos, mudanças nas estruturas organizacionais e na forma como as organizações gerem os seus negócios. Desta forma, reconhecendo a importância e o papel da Transformação Digital nas organizações, o principal objetivo desta investigação é conhecer as tendências atuais e as melhores práticas de Transformação Digital nas organizações. Para o estudo formulou-se a seguinte questão “Como se caracterizam as iniciativas de Transformação Digital nas organizações?”. Assim, a estratégia de investigação adotada para o estudo foi o Survey, com o uso do questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise dos dados, tornou-se possível caracterizar a realidade das organizações portuguesas em relação às iniciativas de Transformação Digital que estão a ser implementadas. A análise dos dados permitiu identificar sete áreas/departamentos e sete stakeholders envolvidos nas iniciativas de Transformação Digital. Também foram identificados dez tipos de iniciativas, oito motivações, cinco estratégias e nove tecnologias adotadas pelas organizações. Além disso, foram reconhecidas treze práticas habilitadas pelas tecnologias, oito desafios e seis barreiras na implementação das iniciativas. Também foram identificados seis fatores críticos de sucesso e dez resultados alcançados com as iniciativas de Transformação Digital. Por fim, espera-se que esta investigação contríbua para uma caraterização das iniciativas de Transformação Digital das organizações e para a literatura no domínio da Transformação Digital. |
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Uma caracterização de iniciativas de transformação digital nas organizaçõesTransformação digitalIniciativas de transformação digitalOrganizações portuguesasSurveyDigital transformationPortuguese organizationsDigital transformation initiativesGestãoNos últimos anos, tendo em conta a era digital e a sociedade cada vez mais tecnológica, deparamo-nos com um aumento nas exigências e perspetivas das organizações, no mercado cada vez mais competitivo em que se inserem. Assistimos cada vez mais à adoção de iniciativas de Transformação Digital, pelas organizações de quase todos os setores, que envolvem transformações nos produtos e processos, mudanças nas estruturas organizacionais e na forma como as organizações gerem os seus negócios. Desta forma, reconhecendo a importância e o papel da Transformação Digital nas organizações, o principal objetivo desta investigação é conhecer as tendências atuais e as melhores práticas de Transformação Digital nas organizações. Para o estudo formulou-se a seguinte questão “Como se caracterizam as iniciativas de Transformação Digital nas organizações?”. Assim, a estratégia de investigação adotada para o estudo foi o Survey, com o uso do questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise dos dados, tornou-se possível caracterizar a realidade das organizações portuguesas em relação às iniciativas de Transformação Digital que estão a ser implementadas. A análise dos dados permitiu identificar sete áreas/departamentos e sete stakeholders envolvidos nas iniciativas de Transformação Digital. Também foram identificados dez tipos de iniciativas, oito motivações, cinco estratégias e nove tecnologias adotadas pelas organizações. Além disso, foram reconhecidas treze práticas habilitadas pelas tecnologias, oito desafios e seis barreiras na implementação das iniciativas. Também foram identificados seis fatores críticos de sucesso e dez resultados alcançados com as iniciativas de Transformação Digital. Por fim, espera-se que esta investigação contríbua para uma caraterização das iniciativas de Transformação Digital das organizações e para a literatura no domínio da Transformação Digital.In recent years, considering the digital era and an increasingly technological society, we have encountered a rise in demands and expectations of businesses within the ever more competitive market they operate in. Digital Transformation initiatives are being increasingly adopted across companies in almost every sector, involving transformations in products and processes, changes in organizational structures, and alterations in how organizations manage their business affairs. In this way, recognizing the importance and role of Digital Transformation in organizations, the primary objective of this research is to understand current trends and best practices in Digital Transformation within organizations. The following question was formulated for the study: "How are Digital Transformation initiatives characterized in organizations?". Therefore, the research strategy adopted for the study was a Survey, with the use of a questionnaire as a data collection tool. After the analysis of its data, it became possible to characterize the reality of portuguese organizations regarding the Digital Transformation initiatives that are being implemented. Data analysis identified seven areas/departments and seven stakeholders involved in Digital Transformation initiatives. Ten types of initiatives, eight motivations, five strategies and nine technologies adopted by the organizations were also identified. In addition, thirteen technology-enabled practices, eight challenges and six barriers to implementing the initiatives were recognized. Also, six critical success factors and ten results achieved with Digital Transformation initiatives were identified. Finally, it is hoped that this research will contribute to a characterization of organizations' Digital Transformation initiatives and to the literature in the field of Digital Transformation.Rodrigues, Luís António da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ana Sofia Oliveira2024-02-01T10:23:29Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24924TID:203493923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:49:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:35.769445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nos últimos anos, tendo em conta a era digital e a sociedade cada vez mais tecnológica, deparamo-nos com um aumento nas exigências e perspetivas das organizações, no mercado cada vez mais competitivo em que se inserem. Assistimos cada vez mais à adoção de iniciativas de Transformação Digital, pelas organizações de quase todos os setores, que envolvem transformações nos produtos e processos, mudanças nas estruturas organizacionais e na forma como as organizações gerem os seus negócios. Desta forma, reconhecendo a importância e o papel da Transformação Digital nas organizações, o principal objetivo desta investigação é conhecer as tendências atuais e as melhores práticas de Transformação Digital nas organizações. Para o estudo formulou-se a seguinte questão “Como se caracterizam as iniciativas de Transformação Digital nas organizações?”. Assim, a estratégia de investigação adotada para o estudo foi o Survey, com o uso do questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise dos dados, tornou-se possível caracterizar a realidade das organizações portuguesas em relação às iniciativas de Transformação Digital que estão a ser implementadas. A análise dos dados permitiu identificar sete áreas/departamentos e sete stakeholders envolvidos nas iniciativas de Transformação Digital. Também foram identificados dez tipos de iniciativas, oito motivações, cinco estratégias e nove tecnologias adotadas pelas organizações. Além disso, foram reconhecidas treze práticas habilitadas pelas tecnologias, oito desafios e seis barreiras na implementação das iniciativas. Também foram identificados seis fatores críticos de sucesso e dez resultados alcançados com as iniciativas de Transformação Digital. Por fim, espera-se que esta investigação contríbua para uma caraterização das iniciativas de Transformação Digital das organizações e para a literatura no domínio da Transformação Digital. |
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