Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Carina Andreia Conceição
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27875
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_7c1df2a71098e3fac02325fa6e1ee846
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivoEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO estágio pedagógico é um momento onde é dada ao aprendiz a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos e aprendizagens adquiridas anteriormente. Este primeiro ano de contato com uma nova realidade, obriga a uma pesquisa e reflexões constantes que visam o aperfeiçoamento da intervenção pedagógica enquanto profissional do ensino da Educação Física. Além disso, é durante este ano letivo que é realizado um planeamento anual exequível e aplicável num contexto específico, que tem por base as orientações do Programa Nacional de Educação Física. O contato com esta nova profissão colocou-me na presença de diferentes atores, acontecimentos e situações, sendo que foi fundamental a adoção de comportamentos adequados a este novo meio. Este documento apresenta como finalidade uma reflexão crítica aprofundada acerca da prática pedagógica desenvolvida: planeamento, realização e avaliação. Aborda ainda aspetos pertinentes tais como a contextualização da prática desenvolvida, experiências e aprendizagens alcançadas, dificuldades e necessidades de formação e atitude ético-profissional. A parte final do relatório menciona a Mobilização do Estilo de Ensino Inclusivo. Para tal, foi elaborada uma grelha de observação com base na revisão de literatura aprofundada, mais especificamente, nas obras de Muska Mosston. Assim, a aplicação das grelhas nas aulas de Educação Física pretende verificar se o estilo de ensino está a ser utilizado corretamente, quais as dificuldades do docente que leciona e aspetos a melhorar. The pedagogical internship is a moment where the learner is given the opportunity to put into practice the theoretical knowledge acquired earlier. This first year of contact with a specific context, requires a constant research and reflection aimed to improve pedagogical intervention, as professional teacher of Physical Education. Besides, during this school year the annual planning is practicable and applicable in a specific context, which is based on the guidelines of the National Physical Education Programme. The contact with this new job put me in the presence of different actors, events and situations, and it was crucial to adopt appropriate behaviors in this new environment. This paper presents a thorough and objective critical analysis of developed pedagogical practice: planning, implementation and evaluation. It also discusses relevant considerations such as the contextualization of established practice, experiences and learning processes, difficulties and training needs, ethical and professional attitude. The final part of the report mentions the Mobilization of The Teaching Inclusive Style. To this end, we created a grid of observation based on a deep review of the literature, more specifically, in the works of Muska Mosston. This way, the application of grids in physical education classes intends to check if the teaching style is being correctly applied, the difficulties faced by the teacher and aspects to improve.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27875http://hdl.handle.net/10316/27875TID:201341476porSimões, C. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma A do 8.ºano no ano letivo 2013/2014. Mobilização do Estilo de Ensino Inclusivo. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Simões, Carina Andreia Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:12.651743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
Simões, Carina Andreia Conceição
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
author Simões, Carina Andreia Conceição
author_facet Simões, Carina Andreia Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Carina Andreia Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27875
http://hdl.handle.net/10316/27875
TID:201341476
url http://hdl.handle.net/10316/27875
identifier_str_mv TID:201341476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões, C. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma A do 8.ºano no ano letivo 2013/2014. Mobilização do Estilo de Ensino Inclusivo. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663351275520