Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Patrícia Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27911
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_b64b8ba90f4f1d810757241c2ff394b1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefaEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO estágio pedagógico é o momento fulcral de formação profissional. Exige, incontornavelmente, uma panóplia infindável de conhecimentos práticos e teóricos, que encaramos como instrumentos de trabalho, que me possibilitaram desenvolver com mestria atividades pedagógicas, de promoção do ensino. Sumario o ano de estágio enquanto processo de desenvolvimento pessoal, de promoção de facilitadores de aprendizagem, sendo intercessora de uma individualização pedagógica, direcionada para as reais necessidades do aluno. Em todo o processo de ensino e aprendizagem (EA), considerei fundamental a aplicação e gestão de diversas extensões pedagógicas: instrução direcionada para a objetividade; informações de retorno pertinentes; organização cuidada das aulas e tarefas (promovendo essencialmente a segurança e ambiente favorável à aprendizagem) e promoção da avaliação enquanto reguladora no processo, tendo por base os critérios e exigências delineadas no PNEF (Programa Nacional de Educação Física). Os Estilos de Ensino propostos por Mosston (1994 e 2008) são, incontestavelmente, formas de comportamento a adotar, pressupondo uma sequência de tomada de decisões. Logo e, como imensas dúvidas foram surgindo ao longo do ano, procuro no presente relatório descrever pormenorizadamente a minha atuação pedagógica aquando da utilização do Estilo de Ensino por Tarefa. Estilo de Ensino que apliquei maioritariamente por forma a promover o sucesso do ensino. Por conforto? Por saber aplicá-lo corretamente? Por achar que o sei aplicar? Porque os alunos aprendem mais? A proposta de criação de uma ficha de treino permite averiguar fundamentalmente e, dentro dos atributos que considerei fulcrais, as dificuldades inerentes à sua aplicação e, comparar a perceção da ação desenvolvida com a dos meus colegas no Núcleo de Estágio da Escola Secundária Infanta D. Maria. The most important moment of pedagogical internship is the professional training. It requires, unavoidably, an endless range of practical and theoretical knowledge, which we regard as tools, which enabled me to develop mastery teaching activities that promoted education. I summarize this year as a personal development, of promotion of learning enablers, playing the role of a pedagogical individualization intercessor focused on the real needs of the student process. Throughout the TL (Teaching-Learning) process, I’ve considered essential to implement and manage several pedagogical extensions: instruction directed to objectivity; relevant information return; careful organization of lessons and tasks (essentially promoting safety and a pleasant environment which led to learning) and the promotion of evaluation as the regulator of the process, based on the criteria and requirements outlined in NPPE (National Program of Physical Education). The Teaching Styles proposed by Mosston (1994 e 2008) are undoubtedly forms of behavior to adopt, when assuming a sequence of decisions. Therefore and as huge doubts began to arise over the year, I try to describe, in detail, in this report my pedagogical activity during the use of the Teaching Style by Task. Teaching Style I applied mainly in order to promote successful teaching. Because it was comfortable? To properly know how to apply it? To think that I know how to apply it? Because students learn more? The proposed establishment of a training sheet fundamentally allows the checking, within the central attributes, of the difficulties involved in their enforcement and compares the perception of action developed with my colleagues at the Center Stage of the Secondary School Infanta D. Maria.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27911http://hdl.handle.net/10316/27911TID:201341360porMorgado, P. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo 2013/2014. Mobilização do Estilo de Ensino por Tarefa. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Morgado, Patrícia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.191947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
Morgado, Patrícia Dias
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa
author Morgado, Patrícia Dias
author_facet Morgado, Patrícia Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Patrícia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27911
http://hdl.handle.net/10316/27911
TID:201341360
url http://hdl.handle.net/10316/27911
identifier_str_mv TID:201341360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morgado, P. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo 2013/2014. Mobilização do Estilo de Ensino por Tarefa. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663379587072