Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, António Manuel Cruz de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5204
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
id RCAP_7c2602624823789ec60153c066ea3967
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvelMarketingDecisão de compraFatores (produto, psicológicos, informativos, económicos, envolvimento emocional, e marca)MarketingFactors (product, psychological, informational, economic, emotional engagement, and brand)Purchase decisionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências EmpresariaisEste trabalho de pesquisa tem por tema “Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel” e tem por objetivo geral a aferir a importância de um conjunto de fatores (produto, psicológicos, informativos, económicos, envolvimento emocional, e marca) na decisão de compra de um automóvel de um conjunto de marcas de automóveis de gama alta (Audi, BMW e Mercedes-Benz). Deste modo, avaliou-se o grau de notoriedade das marcas automóveis acima enunciadas, analisou-se o grau de envolvimento dos consumidores com os automóveis, ficou-se a conhecer o nível de confiança com as marcas de automóveis, determinou-se o grau de satisfação com a marca atual de automóvel, aferiu-se o grau de lealdade às marcas de automóveis, determinou-se a intenção de recomendar a marca de automóveis e avaliou-se as relações entre o envolvimento, satisfação, confiança, lealdade e recomendação. Numa perspetiva académica este trabalho contribuiu para um melhor entendimento dos fatores determinantes na decisão de compra de um automóvel de um conjunto de marcas de automóveis de gama alta. Numa perspetiva profissional, este trabalho auxilia os decisores a aplicarem decisões de marketing mais legitimadas na perspetiva de criar valor nas empresas do setor automóvel."Determining factors in the purchase decision process in the automotive sector" is the theme of this master thesis, and has the objective to assess the importance of a set of factors (product, psychological, informational, economic, emotional engagement, and marks) in decision to buy a car from a set of car high-end brands (Audi, BMW and Mercedes-Benz). Thus, we evaluated the degree of notoriety of the above motor companies analyze the degree of involvement of consumers with cars, get to know the level of confidence with the car brands, determine the degree of satisfaction with the current brand of car, measure the degree of loyalty to car brands, determined the intention to recommend the car brand and evaluate the relationship between involvement, satisfaction, trust, loyalty and recommendation. In an academic perspective this work has contributed to a better understanding of the determining factors in the decision to purchase a car from car high-end brands. In a professional perspective, this work helps decision-makers to apply more legitimate marketing decisions from the perspective of creating value in the companies in the automotive sector.Cardoso, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMiranda, António Manuel Cruz de2016-02-09T16:18:26Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5204202442500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:04.540662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
title Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
spellingShingle Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
Miranda, António Manuel Cruz de
Marketing
Decisão de compra
Fatores (produto, psicológicos, informativos, económicos, envolvimento emocional, e marca)
Marketing
Factors (product, psychological, informational, economic, emotional engagement, and brand)
Purchase decision
title_short Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
title_full Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
title_fullStr Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
title_full_unstemmed Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
title_sort Fatores determinantes no processo de decisão de compra no setor automóvel
author Miranda, António Manuel Cruz de
author_facet Miranda, António Manuel Cruz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, António
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, António Manuel Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Decisão de compra
Fatores (produto, psicológicos, informativos, económicos, envolvimento emocional, e marca)
Marketing
Factors (product, psychological, informational, economic, emotional engagement, and brand)
Purchase decision
topic Marketing
Decisão de compra
Fatores (produto, psicológicos, informativos, económicos, envolvimento emocional, e marca)
Marketing
Factors (product, psychological, informational, economic, emotional engagement, and brand)
Purchase decision
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-09T16:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5204
202442500
url http://hdl.handle.net/10284/5204
identifier_str_mv 202442500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130287251128320