O impacto do content marketing na decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Márcia de Jesus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21664
Resumo: Esta investigação procura compreender quais as estratégias de marketing digital que, através do marketing de conteúdo, mais impactam no processo de decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva. O content marketing, como base de qualquer estratégia e ferramenta de inbound marketing, cria brand awareness e fomenta a notoriedade de uma marca. No entanto, para ser considerado de qualidade, é vital que o conteúdo seja relevante, único e inteligente o suficiente para ser capaz de atrair potenciais clientes no início do funil de vendas e, numa etapa mais avançada para os fidelizar, deve ser valioso, informativo, emocional e, sobretudo, fiável. No setor da nutrição desportiva, estas características são ainda mais importantes, uma vez que a questão da credibilidade é extremamente importante para a Geração Z. Focando-se no comércio online de produtos da indústria, importa referir o processo de decisão de compra que é composto pelo reconhecimento da necessidade, procura de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e, por fim, o comportamento pós-compra. Cada uma destas etapas foi analisada tendo em conta os indivíduos em estudo. A Geração Z caracteriza-se pelo exímio nível tecnológico, daí serem tão adeptos do mundo online. Através de uma pesquisa de índole qualitativa, sob a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a consumidores enquadrados no perfil em estudo, foi possível concluir que conteúdos como os white papers, infográficos, checklists, case studies e vídeos devem ser a aposta das marcas da indústria, pelo que devem recorrer a técnicas de search engine optimization e/ou proliferá-los via social media marketing, numa fase inicial do funil. Mais adiante, tirar partido do e-mail marketing para direcionar um conteúdo promocional será igualmente uma boa prática.
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