O impacto do content marketing na decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21664 |
Resumo: | Esta investigação procura compreender quais as estratégias de marketing digital que, através do marketing de conteúdo, mais impactam no processo de decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva. O content marketing, como base de qualquer estratégia e ferramenta de inbound marketing, cria brand awareness e fomenta a notoriedade de uma marca. No entanto, para ser considerado de qualidade, é vital que o conteúdo seja relevante, único e inteligente o suficiente para ser capaz de atrair potenciais clientes no início do funil de vendas e, numa etapa mais avançada para os fidelizar, deve ser valioso, informativo, emocional e, sobretudo, fiável. No setor da nutrição desportiva, estas características são ainda mais importantes, uma vez que a questão da credibilidade é extremamente importante para a Geração Z. Focando-se no comércio online de produtos da indústria, importa referir o processo de decisão de compra que é composto pelo reconhecimento da necessidade, procura de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e, por fim, o comportamento pós-compra. Cada uma destas etapas foi analisada tendo em conta os indivíduos em estudo. A Geração Z caracteriza-se pelo exímio nível tecnológico, daí serem tão adeptos do mundo online. Através de uma pesquisa de índole qualitativa, sob a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a consumidores enquadrados no perfil em estudo, foi possível concluir que conteúdos como os white papers, infográficos, checklists, case studies e vídeos devem ser a aposta das marcas da indústria, pelo que devem recorrer a técnicas de search engine optimization e/ou proliferá-los via social media marketing, numa fase inicial do funil. Mais adiante, tirar partido do e-mail marketing para direcionar um conteúdo promocional será igualmente uma boa prática. |
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O impacto do content marketing na decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportivaInbound marketingContent marketingGeração ZDecisão de compraPurchase decisionGestãoEsta investigação procura compreender quais as estratégias de marketing digital que, através do marketing de conteúdo, mais impactam no processo de decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva. O content marketing, como base de qualquer estratégia e ferramenta de inbound marketing, cria brand awareness e fomenta a notoriedade de uma marca. No entanto, para ser considerado de qualidade, é vital que o conteúdo seja relevante, único e inteligente o suficiente para ser capaz de atrair potenciais clientes no início do funil de vendas e, numa etapa mais avançada para os fidelizar, deve ser valioso, informativo, emocional e, sobretudo, fiável. No setor da nutrição desportiva, estas características são ainda mais importantes, uma vez que a questão da credibilidade é extremamente importante para a Geração Z. Focando-se no comércio online de produtos da indústria, importa referir o processo de decisão de compra que é composto pelo reconhecimento da necessidade, procura de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e, por fim, o comportamento pós-compra. Cada uma destas etapas foi analisada tendo em conta os indivíduos em estudo. A Geração Z caracteriza-se pelo exímio nível tecnológico, daí serem tão adeptos do mundo online. Através de uma pesquisa de índole qualitativa, sob a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a consumidores enquadrados no perfil em estudo, foi possível concluir que conteúdos como os white papers, infográficos, checklists, case studies e vídeos devem ser a aposta das marcas da indústria, pelo que devem recorrer a técnicas de search engine optimization e/ou proliferá-los via social media marketing, numa fase inicial do funil. Mais adiante, tirar partido do e-mail marketing para direcionar um conteúdo promocional será igualmente uma boa prática.The investigation seek to understand whch are digital marketing strategies, through content marketing, have the most impact on the purchase decision process of Generation Z in sports nutrition industry. Content marketing, as the basis of any inbound marketing strategy and tool, creates brand awareness and foment the brand notoriety. However, to be considered of quality, it is vital that the content is relevant, unique and intelligent enough to attract potential customers at the beginning of the sales funnel and, at a more advanced stage to retain them, it must be valuable, informative, emocional and, especially, reliable. In sports nutrition sector, these characteristics are even more important, since the issue of credibility is extremely notable for Generation Z. Focusing on e-commerce of products of this industry, it is important to mention the purchase decision process, which is composed by the recognition of the need, information search, evaluation of the options, purchase decision and, finally, the behaviour post-purchase. Each of these steps were analized being considered the indivivuals of the study. Generation Z is characterized by the superb technological level, for this reason they are so adept of the online world. Through a qualitative research, under which semi-structured interviews were realized with consumers who fit the profile under study, it was possible to conclude that content such as white papers, infographs, checklists, case studies and videos should be the bet of the brands of this industry, therefore they should resort to search engine optimization techniques and/or proliferate them via social media marketing, at an early phase of the funnel. Further, taking advantage of e-mail marketing to target promotional content is also a good practice.Lima, Ana Patrícia Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRebelo, Márcia de Jesus2023-01-19T09:35:09Z2022-11-232022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21664TID:203180747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:42.896432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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