A comunicação na perturbação do espectro do autismo (PEA): descrição e análise de uma formação à distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40703 |
Resumo: | Este relatório surgiu durante o período da doença por Coronavírus (Covid-19), impossibilitando assim um estudo de caso no interior de uma escola. Foi neste contexto que surgiu a ideia de fazer uma formação online para educadores e professores interessados nesta temática. Em última instância, pode dizer-se que com este projeto de intervenção esperamos auxiliar a comunidade escolar e a sociedade em geral que recebe e/ou inclui crianças/jovens com Pertubação do Espectro Autista (PEA) nos seus contextos. Utilizando os recursos da Educação a Distância (EaD), planificou-se uma formação que pretendeu estabelecer uma relação direta entre os conteúdos oferecidos pelo curso e o contexto de atuação dos profissionais (cursistas), pois os recursos tecnológicos que foram utilizados, favoreceram a transmissão dos conteúdos entre a formador(a) e a interação entre esta e os demais cursistas. Assim, os problemas encontrados no dia-a-dia da sala de aula puderam ser compartilhados e explorados pela formadora em conjunto com os participantes, que buscaram uma adequada e melhor solução. Por meio desta formação, apresentamos as possibilidades que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no trabalho diário com crianças e jovens com PEA oferecem, além disso, consideramos ter desenvolvido em cada cursista o prazer de buscar novos conhecimentos que possibilitarão a criação de redes de aprendizagem colaborativas, em um ambiente contextualizado e significativo para o uso do seu dia-a- dia. No início da formação foi elaborado um questionário (I) para conhecer os cursistas e o ambiente de trabalho em que atuavam, bem como o seu conhecimento em relação ao tema da Formação. No final da formação, foi elaborado o segundo questionário (2) para avaliar os conteúdos que foram oferecidos, sua possível utilização no ambiente escolar e os conhecimentos proporcionados. Concluiu-se que existiu uma melhoria da intencionalidade do docente no processo da comunicação da criança com Pertubação do Espectro Autista (PEA) no seu contexto escolar tendo as orientações e ferramentas necessárias para o efeito. |
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