Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leite,Gabrielle Araújo, Franco,Natália de Melo, Santos,Debora dos, Pereira,Jakciane Eduarda Araújo, Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA.
id ABAU-1_ff05148992023f6c5dbfeeb60e297c4c
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312021000100603
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismoTranstorno do Espectro AutistaSistemas de comunicação alternativos e aumentativosTecnologia assistivaFonoaudiologiaLinguagem infantilRESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA.Academia Brasileira de Audiologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603Audiology - Communication Research v.26 2021reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2020-2442info:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro,Ana Cristina de AlbuquerqueLeite,Gabrielle AraújoFranco,Natália de MeloSantos,Debora dosPereira,Jakciane Eduarda AraújoXavier,Ivana Arrais de Lavor Navarropor2021-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312021000100603Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2021-07-23T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
title Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
spellingShingle Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque
Transtorno do Espectro Autista
Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos
Tecnologia assistiva
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
title_short Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
title_full Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
title_fullStr Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
title_full_unstemmed Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
title_sort Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
author Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque
author_facet Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque
Leite,Gabrielle Araújo
Franco,Natália de Melo
Santos,Debora dos
Pereira,Jakciane Eduarda Araújo
Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro
author_role author
author2 Leite,Gabrielle Araújo
Franco,Natália de Melo
Santos,Debora dos
Pereira,Jakciane Eduarda Araújo
Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque
Leite,Gabrielle Araújo
Franco,Natália de Melo
Santos,Debora dos
Pereira,Jakciane Eduarda Araújo
Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos
Tecnologia assistiva
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
topic Transtorno do Espectro Autista
Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos
Tecnologia assistiva
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
description RESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2020-2442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.26 2021
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982832259072