Comunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sílvia São João
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7362
Resumo: A Educação para Todos emerge pela necessidade de responder a cada criança tendo em conta as suas necessidades e características. Comunicar, exprimir as suas vontades e emoções, é o que se pretende para toda e qualquer criança em constante desenvolvimento. A presente investigação assenta na necessidade eminente de reformular a escola, devido ao aparecimento de uma pandemia que, inesperadamente, tornou o ensino à distância. O principal objetivo desta investigação foi apurar se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) facilita o desenvolvimento da comunicação, bem como a aquisição de novas aprendizagens em crianças com perturbação do espectro de Autismo (PEA). Numa parte inicial adaptaram-se histórias infantis em escrita fácil e com símbolos Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC). Posteriormente, foram construídos outros materiais como jogos ou canções em que as professoras titulares, professoras de educação especial e encarregados de educação (em contexto familiar) aplicaram às suas crianças com PEA. A metodologia utilizada foi uma investigação ação de caracter qualitativo em que através de três Focus Groups se recolheram informações sobre a aquisição e explanação de novos conhecimentos, bem como a melhoria da autoestima, a expressão de necessidades e emoções da criança.
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