Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32557 |
Resumo: | O projeto pretende analisar e refletir sobre as ideias dos pedagogos Shinichi Suzuki, Edwin Gordon e Émile Jaques-Dalcroze. O mesmo processo será repetido com uma seleção de métodos de pedagogia instrumental inspirados nas suas teorias. Nesse sentido, procurará entender de que formas são utilizados em sala de aula e como interpretam as ideias dos pedagogos originais. Para o efeito também serão analisadas em detalhe certas atividades de cada método/livro de forma a entender quais os seus objetivos específicos para o desenvolvimento do aluno. O próximo passo passará por criar um portefólio com as atividades referidas anteriormente, dedicado ao ensino da guitarra clássica. No mesmo portefólio também estarão introduzidas atividades criadas para o projeto, que se focam em algumas das ideias dos pedagogos referidos. Numa fase final será apresentado um diário de bordo que consistirá em testar uma seleção do portefólio em aula com dois alunos de iniciação à guitarra. Esta dissertação é ainda composta por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música D. Dinis. |
id |
RCAP_7c434c906802b2400a3fd1499f8a82b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarraEmile Jaques-DalcrozeEdwin GordonShinichi SuzukiGuitarraIniciação musicalAprendizagem musicalO projeto pretende analisar e refletir sobre as ideias dos pedagogos Shinichi Suzuki, Edwin Gordon e Émile Jaques-Dalcroze. O mesmo processo será repetido com uma seleção de métodos de pedagogia instrumental inspirados nas suas teorias. Nesse sentido, procurará entender de que formas são utilizados em sala de aula e como interpretam as ideias dos pedagogos originais. Para o efeito também serão analisadas em detalhe certas atividades de cada método/livro de forma a entender quais os seus objetivos específicos para o desenvolvimento do aluno. O próximo passo passará por criar um portefólio com as atividades referidas anteriormente, dedicado ao ensino da guitarra clássica. No mesmo portefólio também estarão introduzidas atividades criadas para o projeto, que se focam em algumas das ideias dos pedagogos referidos. Numa fase final será apresentado um diário de bordo que consistirá em testar uma seleção do portefólio em aula com dois alunos de iniciação à guitarra. Esta dissertação é ainda composta por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música D. Dinis.The project aims to analyze and reflect on the ideas of pedagogues Shinichi Suzuki, Edwin Gordon and Émile Jaques-Dalcroze. The same process will be repeated with a selection of instrumental pedagogy methods inspired by their theories. Following this, it will try to understand in what ways they are used in the classroom and how they interpret the ideas of the original pedagogues. For this purpose, certain activities of each method / book will also be analyzed in detail in order to understand their specific objectives for the student's development. The next step will be to create a portfolio with the activities mentioned above, dedicated to teaching classical guitar. In the same portfolio will also be introduced activities created for the project, which focus on some of the ideas of the aforementioned educators. In a final phase, a logbook will be presented, which will consist of testing a portfolio selection in class with two guitar initiation students. This dissertation is also composed of a second part, where the Internship Report is presented, carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline, during the academic year 2019/2020, at the Conservatório de Música D. Dinis.2021-11-05T10:58:39Z2021-07-23T00:00:00Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32557porFerreira, João Vasco Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:40Zoai:ria.ua.pt:10773/32557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:09.791164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
title |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
spellingShingle |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra Ferreira, João Vasco Lima Emile Jaques-Dalcroze Edwin Gordon Shinichi Suzuki Guitarra Iniciação musical Aprendizagem musical |
title_short |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
title_full |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
title_fullStr |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
title_full_unstemmed |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
title_sort |
Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra |
author |
Ferreira, João Vasco Lima |
author_facet |
Ferreira, João Vasco Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, João Vasco Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emile Jaques-Dalcroze Edwin Gordon Shinichi Suzuki Guitarra Iniciação musical Aprendizagem musical |
topic |
Emile Jaques-Dalcroze Edwin Gordon Shinichi Suzuki Guitarra Iniciação musical Aprendizagem musical |
description |
O projeto pretende analisar e refletir sobre as ideias dos pedagogos Shinichi Suzuki, Edwin Gordon e Émile Jaques-Dalcroze. O mesmo processo será repetido com uma seleção de métodos de pedagogia instrumental inspirados nas suas teorias. Nesse sentido, procurará entender de que formas são utilizados em sala de aula e como interpretam as ideias dos pedagogos originais. Para o efeito também serão analisadas em detalhe certas atividades de cada método/livro de forma a entender quais os seus objetivos específicos para o desenvolvimento do aluno. O próximo passo passará por criar um portefólio com as atividades referidas anteriormente, dedicado ao ensino da guitarra clássica. No mesmo portefólio também estarão introduzidas atividades criadas para o projeto, que se focam em algumas das ideias dos pedagogos referidos. Numa fase final será apresentado um diário de bordo que consistirá em testar uma seleção do portefólio em aula com dois alunos de iniciação à guitarra. Esta dissertação é ainda composta por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música D. Dinis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-05T10:58:39Z 2021-07-23T00:00:00Z 2021-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32557 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137697276624896 |