Os meios audiovisuais como potenciadores da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças surdas de EREBAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sílvia Aboim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2394
Resumo: Esta investigação pretendeu compreender qual a importância da organização e utilização dos meios audiovisuais, das escolas de referência de educação bilingue de alunos surdos, na aprendizagem da leitura e da escrita desses alunos, de forma que estes se tornem adultos independentes e capazes na sociedade. Com base nesta preocupação formulamos questões de investigação e realizamos entrevistas, técnica de recolha de dados por nós escolhida, a oito sujeitos provenientes de duas escolas de referência do norte, sendo que seis dos sujeitos trabalham diretamente com alunos surdos do 1.º ano de escolaridade de turmas bilingues e os outros dois coordenam o trabalho com esses alunos nestas escolas. Os resultados obtidos foram analisados e discutidos, com recurso à análise categorial permitindo aferir que os meios audiovisuais são essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos surdos, uma vez que tudo “é visual” para estes, ressalvando a existência da limitação dos equipamentos tecnológicos e materiais, e do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem. Por outro lado, concluímos que o método mais utilizado para a aquisição da leitura e da escrita é o Método Global, sendo utilizadas estratégias diversificadas e que a Língua Gestual é essencial para o desenrolar positivo deste processo. Compreendemos, também, que a partilha de materiais entre as várias EREBAS seria fundamental para as práticas pedagógicas. A realização deste estudo contribuiu para identificar os recursos materiais mais utilizados na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos surdos, assim como dinâmicas promotoras do sucesso da aprendizagem, alertando para as dificuldades sentidas no desenvolvimento do processo e da necessidade de uma participação mais ativa dos pais.
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