Clima e cultura organizacional: a perceção docente na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, António Jorge Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11821
Resumo: O presente projeto de investigação pretendeu avaliar o clima e a cultura organizacional de uma escola do ensino de português no estrangeiro (EEPE), identificando a perceção dos professores relativamente às diversas dimensões do clima e cultura organizacional dessa escola, mas também as relações entre os professores, a imagem da Direção e as relações entre os vários agentes da comunidade escolar, percecionando e identificando os pontos fortes e fracos, tendo também em conta a melhoria do clima e cultura de escola e a sua reflexão nas aprendizagens. Tal identificação foi possível a partir da recolha de dados através da aplicação de um inquérito por questionário aos professores. Adotou-se uma amostra adequada ao universo em estudo, composta por um número significativo de docentes e representativo de todo o universo. Como espaço do estudo investigativo, escolheu-se a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em Maputo, aplicando o questionário como instrumento que visou obter informações que possibilitem percecionar o seu clima e cultura organizacional. Conseguiu-se perceber, da recolha e análise dos Dados obtidos que, a consistência positiva do Clima e Cultura Organizacional desta escola tem tido nos seus agentes educativos o seu maior pilar, principalmente nos que aqui permanecem há mais tempo. Estas práticas de índole organizacional, que caracterizam a cultura predominante desenvolvida, também, pela gestão desta escola, onde são evidenciadas características referentes à participação ativa dessa gestão, disseminando e perpetuando a prática de valores e crenças referentes à cidadania e desenvolvimento junto dos alunos e agentes educativos, e as mais diversas práticas desenvolvidas na execução do trabalho que amplificam a importância da atividade de ensino, constata-se que esta escola apresenta uma estrutura organizacional bem sólida em termos de cultura e, tais aspetos são refletidos no excelente clima que se respira no ambiente de trabalho. Pensamos que através dos resultados obtidos neste estudo, também deixamos a possibilidade aberta a que, em estudos futuros, escolas similares de ensino de português no estrangeiro e outras, possam vir a traçar ações estratégicas que permitam a esta e outras escolas manter e melhorar um clima harmonioso, indutor de maior produtividade, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Também dessa forma, a manutenção e perpetuação da cultura organizacional escolar será cada vez mais interiorizada, resultando em climas e culturas organizacionais propícias à potencialização do desempenho dos profissionais de ensino.
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Tal identificação foi possível a partir da recolha de dados através da aplicação de um inquérito por questionário aos professores. Adotou-se uma amostra adequada ao universo em estudo, composta por um número significativo de docentes e representativo de todo o universo. Como espaço do estudo investigativo, escolheu-se a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em Maputo, aplicando o questionário como instrumento que visou obter informações que possibilitem percecionar o seu clima e cultura organizacional. Conseguiu-se perceber, da recolha e análise dos Dados obtidos que, a consistência positiva do Clima e Cultura Organizacional desta escola tem tido nos seus agentes educativos o seu maior pilar, principalmente nos que aqui permanecem há mais tempo. Estas práticas de índole organizacional, que caracterizam a cultura predominante desenvolvida, também, pela gestão desta escola, onde são evidenciadas características referentes à participação ativa dessa gestão, disseminando e perpetuando a prática de valores e crenças referentes à cidadania e desenvolvimento junto dos alunos e agentes educativos, e as mais diversas práticas desenvolvidas na execução do trabalho que amplificam a importância da atividade de ensino, constata-se que esta escola apresenta uma estrutura organizacional bem sólida em termos de cultura e, tais aspetos são refletidos no excelente clima que se respira no ambiente de trabalho. Pensamos que através dos resultados obtidos neste estudo, também deixamos a possibilidade aberta a que, em estudos futuros, escolas similares de ensino de português no estrangeiro e outras, possam vir a traçar ações estratégicas que permitam a esta e outras escolas manter e melhorar um clima harmonioso, indutor de maior produtividade, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Também dessa forma, a manutenção e perpetuação da cultura organizacional escolar será cada vez mais interiorizada, resultando em climas e culturas organizacionais propícias à potencialização do desempenho dos profissionais de ensino.This research project aimed to assess the organizational climate and culture of a Portuguese teaching school abroad (EEPE), identifying the perception of teachers regarding the different dimensions of the organizational climate and culture of that school, but also the relationships between teachers , the image of the Direction and the relationships between the various agents of the school community, perceiving and identifying the strengths and weaknesses, also taking into account the improvement of the school climate and culture and its reflection on learning. Such identification was possible from the collection of data through the application of questionnaires to teachers. A sample suitable for the universe under study was adopted, comprising a significant number of teachers and representative of the entire universe. As a space for the investigative study, the Portuguese School of Mozambique – Center for Teaching and Portuguese Language (EPM-CELP), in Maputo, was chosen, using the questionnaire as an instrument that aimed to obtain information that would make it possible to perceive its organizational climate and culture. It was possible to perceive, from the collection and analysis of the data obtained, that the positive consistency of the Organizational Climate and Culture of this school has had its educational agents as its greatest pillar, especially in those who have been here for longer. These practices of an organizational nature, which characterize the predominant culture also developed by the management of this school, where characteristics relating to the active participation of this management are evidenced, disseminating and perpetuating the practice of values and beliefs regarding citizenship and development among students and agents educational activities, and the most diverse practices developed in the execution of the work that amplify the importance of the teaching activity, it appears that this school has a very solid organizational structure in terms of culture, and such aspects are reflected in the excellent atmosphere in the workplace. We believe that through the results obtained in this study, we also open the possibility that, in future studies, similar schools teaching Portuguese abroad and others, may come to delineate strategic actions that allow this and other schools to maintain and improve a climate harmonious, inducing greater productivity, improving teaching and learning processes. Also in this way, the maintenance and perpetuation of the school organizational culture will be increasingly internalized, resulting in organizational climates and cultures conducive to enhancing the performance of teaching professionals.Neves, CláudiaHenriques, SusanaRepositório AbertoMarques, António Jorge Nunes2022-03-09T12:37:17Z2022-03-022022-03-092022-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11821TID:202969029porMarques, António Jorge Nunes - Clima e cultura organizacional: a perceção docente na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa. Maputo: [s.n.], 2022. 133 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:09.431974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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