A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isilda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maria Cristina, Marques, Cristina M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8732
Resumo: Nos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos. Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua. Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos.
id RCAP_7c6a0acc7a3e57ea75aa1cac06dd0559
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEBXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresNos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos. Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua. Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8732por1646-2335Rodrigues, IsildaOliveira, Maria CristinaMarques, Cristina M. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.561824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
title A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
spellingShingle A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
Rodrigues, Isilda
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
title_short A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
title_full A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
title_fullStr A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
title_full_unstemmed A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
title_sort A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
author Rodrigues, Isilda
author_facet Rodrigues, Isilda
Oliveira, Maria Cristina
Marques, Cristina M. C.
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cristina
Marques, Cristina M. C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Isilda
Oliveira, Maria Cristina
Marques, Cristina M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
topic XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
description Nos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos. Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua. Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8732
url https://doi.org/10.25755/int.8732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949521244160