Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8727 |
Resumo: | Os conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais. Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. |
id |
RCAP_a724ecf6d2ec7f143ad2b66322ce4adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevoXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresOs conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais. Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8727por1646-2335Salmazo, Ricardo SilvaRodrigues, Maria Inês Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.330720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
title |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
spellingShingle |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo Salmazo, Ricardo Silva XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
title_full |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
title_fullStr |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
title_sort |
Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo |
author |
Salmazo, Ricardo Silva |
author_facet |
Salmazo, Ricardo Silva Rodrigues, Maria Inês Ribas |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria Inês Ribas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salmazo, Ricardo Silva Rodrigues, Maria Inês Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
Os conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais. Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8727 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949512855552 |