Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salmazo, Ricardo Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Maria Inês Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8727
Resumo: Os conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais. Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. 
id RCAP_a724ecf6d2ec7f143ad2b66322ce4adb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevoXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresOs conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais. Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8727por1646-2335Salmazo, Ricardo SilvaRodrigues, Maria Inês Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.330720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
title Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
spellingShingle Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
Salmazo, Ricardo Silva
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
title_short Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
title_full Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
title_fullStr Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
title_full_unstemmed Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
title_sort Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo
author Salmazo, Ricardo Silva
author_facet Salmazo, Ricardo Silva
Rodrigues, Maria Inês Ribas
author_role author
author2 Rodrigues, Maria Inês Ribas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salmazo, Ricardo Silva
Rodrigues, Maria Inês Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
topic XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
description Os conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais. Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8727
url https://doi.org/10.25755/int.8727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949512855552